Dentes : O açúcar e os dentes

Os hábitos saudáveis são importantes para a obtenção da saúde sistêmica e bucal, por isso é de extrema importância falarmos sobre os açúcares e os dentes. Na primeira infância tem início o estabelecimento de hábitos benéficos ou deletérios, os quais podem persistir ao longo da vida do indivíduo. A conformação de uma dieta envolve aspectos culturais, socioeconômicos, emocionais e sensoriais. A cárie é uma doença de multifatoriedade e a dieta é um dos fatores que pode influenciar seu desenvolvimento. Sabendo que esse fator pode ser modificado, o aconselhamento dietético é uma estratégia que pode ser eficaz na obtenção e na manutenção da saúde bucal.

acucar

 

A dieta tem influência pré natal e pós natal nas estruturas dentais. A formação dental inicia-se na sexta semana de vida intra uterina, e dessa forma deficiências protéicas e vitamínicas neste período podem provocar defeitos na formação dos dentes. Além disso, o bebê já começa a desenvolver o seu paladar após o 4° mês intra uterino, é quando ele ingere líquido amniótico. A mãe que tem uma dieta rica em açúcar, passará o paladar mais adocicado para seu filho também.

Na fase pós natal tem-se o aleitamento natural, considerado o melhor alimento do ponto de vista nutricional e imunológico para o bebê e o aleitamento artificial que é recomendável quando há total impossibilidade de se ministrar o aleitamento natural. É importante que a mãe saiba que deve-se evitar a adição de açúcar, achocolatados e mel nessa fase, pois a criança não precisa e nem sabe o que é o açúcar, dessa maneira evita-se os prejuízos causados pela cárie precoce da primeira infância. Lembrando sempre a importância da higiene bucal após as mamadas.

 

e

O aumento das lesões de cárie está relacionado com a disponibilidade de alimentos cariogênicos. Os carboidratos são a principal fonte da dieta e servem de substrato para a microbiota bucal. As bactérias cariogênicas são responsáveis pela metabolização dos carboidratos, resultando na formação de ácidos responsáveis pelo processo de desmineralização das estruturas dentárias causando a lesão cariosa.

 

ee

 

Atualmente, açúcares podem ser encontrados não somente em balas, chocolates, frutas secas, doces e refrigerantes, como também em alimentos derivados do leite, temperos, ketchup, mostarda, sorvetes e sucos industrializados.

ww

As pessoas se alimentam em base no que sabem e sentem e nem sempre esses hábitos nutricionais são corretos. A criança nasce sem saber o sabor do açúcar, então não tem motivos para introduzi-lo na dieta tão cedo. Quanto mais tarde o açúcar fizer parte do dia a dia da criança , melhor será para sua saúde bucal. Normalmente, o odontopediatra tem um papel fundamental em orientar não somente a parte de higiene bucal, como a parte nutricional que envolve o risco direto com a possibilidade de desenvolver a doença cárie. Além disso, existem alguns alimentos que podem causar erosão dentária (desgaste no esmalte do dente). Mas este é um assunto para um outro post. Até a próxima!!!

 

 

luciana westin

 




Leave a Reply