Cuidados odontológicos durante a gestação

A falta de informação entre gestantes, médicos e dentistas afastam cada vez mais a futura mamãe dos consultórios odontológicos. Sabendo-se da importância do atendimento odontológico durante o período pré natal, o acompanhamento odontológico deveria sempre ser realizado, seja para prevenção ou tratamento.
​ Existem algumas queixas odontológicas comuns durante a gestação como:
  • alterações de apetite : é preciso ter uma orientação de uma dieta balanceada.
  • gengivite : acompanhada por periodontite, pode ser um fator de risco para o trabalho de parto prematuro e pré eclampsia. A saúde bucal na gestante afeta diretamente e positivamente o recém nascido.
  • Refluxo gastroesofágico: importante a gestante se alimentar em intervalos menores e em pouca quantidade. Sentar-se ou deitar-se logo após as refeições pode agravar o quadro.
  • Náuseas e vômitos: é importante se alimentar bem a noite e ter uma alimentação equilibrada para evitar os famosos enjoos.
A maioria dos procedimentos odontológicos podem ser realizados na gestante desde que haja motivos. As doenças precisam ser tratadas e a prevenção sempre deve ser realizada. Gengiva saudável e uma boa higiene favorecem positivamente o desenvolvimento do bebê.
A doença periodontal é uma das doenças mais prevalentes durante a gestação e ela é caracterizada por inflamação e sangramento gengival.
A Periodontite está altamente relacionada com o parto prematuro, recém nascido de baixo peso e a pré eclampsia.
Por isso mamães, todas as gestantes devem dar uma atenção especial para a saúde bucal, com cuidados de higiene, pesquisando sangramento gengival, dor e mobilidade dentária.
A avaliação odontológica periódica promove uma saúde bucal não só para a mamãe , mas para o bebê também.
Autora: Dra. Luciana Westin
Mãe de 2 filhos pequenos, Rafael e André, A Dra. Luciana compreende o universo materno como nós. Mãe mil e uma utilidades conscilia o trabalho em tempo integral, a casa e a família , e ainda arranja tempo para fazer ginástica.
Morou 3 anos nos Estados Unidos, fala inglês fluentemente e oferece tratamento com tradução.

Formada em Odontologia pela Universiade Paulista- UNIP, Especialista em Odontopediatria pela USP, Especialista em Ortodontia pela APCD

Consultório: Rua João Álvares Soares 1578, Campo Belo Fone/fax: 11- 5096-3182

Bibliografia: Echeverria, S; Politano G.T. Tratamento Odontológico para Gestantes. 2ª edição. Corrêa, MSN. Odontopediatria na Primeira infância. 2ªedição.

Leave a Reply