A Papinha e Eu, uma adaptação nada fácil

Hoje o dia está bem complicado. O Théo está todo esquisito. Chorão, manhoso, e “griteiro”, estados emocionais que ele não manifesta normalmente. Mas, tudo isso é um reflexo da adaptação que estamos passando juntos (pausa ele chora, já volto) com essa história de papinha. Eu, tentando acertar os horários e ele tentando acertar a barriguinha.
.
Poxa! Pensemos bem, deve ser uma suuuuper mudança para ele. Sua mamãe querida está “enfiando”    um mundo de sabores diferentes em sua vida. Estamos fazendo nosso bebê sair de sua zona de conforto, o tão delicioso peito cheio de leite quentinho da mamãe. Ele adora tudo isso, claro, afinal está descobrindo o mundo, e como um bom bebê, ele estranha tudo o que é diferente.

.
Ruim mesmo é conseguir adaptar todos os horários da rotina do dia- dia à esse menu de papinhas. Já li e segui vários conselhos e dicas de como fazer a ordem correta, e errei. Para começar não existe dica perfeita, a melhor dica é aquela que você vai criar, porque a rotina e o bebê são seus. Mas é preciso levar em conta 2 regras básicas.
 .
1- O horário da papinha salgada deve ser entre 11:30/ 12:00, horário de almoço de bebê, e não às 14:00 como você almoça. Por isso comece a arrumar os seus horários em função dele e faça virar rotina.
 .
2- As mamadas seguem iguais, por horário ou livre demanda. Não substitua as mamadas pelas papinhas (lembre-se, é um período de adaptação). As papinhas não são suficientes, você começará com 4 colheradas e gradualmente irá aumenando. Complete com a amamentação, o cérebro do seu bebê ainda não vê as papinhas como uma forma de alimentação, por isso ele não vai se sentir satisfeito. Imagine que seu cérebro condicionou o ato de saciar a fome com o ato de mamar. Essa persepção virá com o tempo.
 .
Tentei não mudar nossa rotina de passeio e banho, mas foi impossível, meus passeios terminam tarde demais para o horário certo da papinha. Acredito piamente que devemos estabelecer desde já um horário normal aos bebês, então vamos adiantar os passeios para dar tempo de tomar banho antes de comer. Caso contrário o banho fica tarde demais. É uma bola de neve.
 .
Mas a pergunta é? Como eu faço ??? Bom, vamos lá:
 .
– mama às 7:00 e ele contunua a dormir
– ao acordar dou a papinha de fruta
– passeio até no mx 11:00
– dou banho
– dou a papinha salgada mx 12:00
– complemento com amamentação
(ainda não dou papinha salgada à noite, dou fruta às 15:00)
 .
Em suma, organize sua rotina em função desses novos horários. Eu estou ficando doidinha para acertar, além do que o cocô dele mudou e hoje ele resolveu sair apenas 1 vez. Imagine que a papinha de fruta será o lanchino da manhã, antes do almoço (papinha) e que mais tarde ela virá novamente, como lanchinho da tarde antes do jantar (papinha). As mamadas são livres. Isso é o que nos faz confundir, acabamos colocando a mamada na escala e perdemos o rumo.
.
Meu placar hoje terminou assim: 2 banhos, 3 passeios, meu almoço às 16:00, apenas 1 dormida do Théo durante a tarde, 1 cocô, muitos choros. Meia noite e ele acaba de acordar chorando.
 .
Como diz minha mãe, bebês são assim, dias bons, dias menos bons. Um dia eles estão serelepes, outro chorões, outro mais risonhos, e assim vai. Então tá né?!

Leave a Reply