Eu quero ser apenas MÃE

Sou eu que ando vendo coisa onde não existe ou está rolando uma onda de “mães extremamente politicamente corretas”? Uma certa ânsia por querer ser a melhor das melhores, ser a primeira das primeiras, a expert das experts. Posso estar confundida, me corrijam se eu estiver errada, posso estar lendo demais sobre o tema e ter sido “contaminada”. Mas, estou achando que se você não segue alguma metodologia dessas… vamos chamar de seitas, acaba sendo marginalizada, ou criticada (olhares também sabem criticar).
.
Existem diversos grupos assim, da amamentação, da alimentação, da educação, ah, sim! do parto, das compras, da limpeza, e de todo tipo de neurose patológica.
.
Não vejo problema em ser metódico eu mesma me considero um pouco metódica em muitas coisas. Mas, o problema é o combo: metódica + crítica. Você pode seguir uma doutrina e mil teorias ao pé da letra e executar atividades seguindo passo por passo minuciosamente detalhistas e cuidadosos e querer convencer o mundo disso, no entanto o mundo é livre, não é legal taxar ou discriminar quem não age da mesma maneira.
.
Confesso que estou meio cansadinha dessa visão politicamente correta de ser mãe imposta pela “Sociedade de Mães”. Conhece? Ah não? Então você não é politicamente correta (rs….). Só faz parte quem é partidário de alguma teoria tipo:
– Parto natural e só natural
– Amamentar até 3 anos do bebê é uma obrigação
– Complementar a amamentação é errado
– Não dar chupeta
– Não deixar bebês verem TV
– Galinha Pintadinha jamais
– Não dar remédio
– Não à papinhas industrializadas
– etc…
.
Sou super à favor e contra muitas coisas. É importante ter limites. Comer de forma saudável, equilibrada e natural para mim é o principal, mas cada mãe faz o que quer com a educação de seu filho. Já é tão difícil ser mãe, mulher, esposa, dona de casa, porque fazer as coisas ficarem mais difíceis ou porque fazer um campeonato de quem é mais natural, ou mais aplicada nessa tarefa?
.
Não é preciso querer ser melhor mãe que Fulana ou Siclana. Quando nos tornamos mães ganhamos automaticamente o diploma de Melhor Mãe, a melhor mãe do SEU filho. Cada mãe é a melhor mãe para seu filho. Se sua vizinha dá papinha Nestle para seu bebê, é porque ela decidiu que o melhor para ela é assim. Pois ótimo! Cada qual com sua maneira buscando a própria felicidade.
.
Pode ser? Ou tá difícil?


Leave a Reply