Iniciação Musical para bebês pela Professora Marcia Visconti

A Iniciação Musical propõe ao Bebê a prática do ritmo favorecendo a mobilidade e a coordenação motora, o desenvolvimento da audição proporcionando uma concentração maior no som, à sociabilização tornando a criança mais comunicativa e segura e o senso de disciplina, habituando o pensar organizado.
.
A Musicalização é sequencial levando a criança ao conhecimento do código da linguagem musical escrita e cantada ou tocada sem, contudo, tornar a prática de um instrumento musical obrigatória.
O processo da Educação Musical contribui para que a criança desenvolva habilidades que serão úteis por toda a vida e em todas as profissões sem necessariamente vir a se tornar um profissional da música. Dotamos a criança de um diferencial que colabora para a formação de um ser humano mais completo, vibrante, otimista, satisfeito consigo mesmo.
 .
O SOM E O SILÊNCIO
A percepção do Som e do Silêncio é proposta desde o início do curso, por meio de harmonizações tocadas ao piano ou teclado utilizadas somente como referências rítmicas e apausa, ausência do som.
 .
O CANTO COMO APOIO PARA A LINGUAGEM
O canto rompe obstáculos incalculáveis. Logo ao nascer, o bebê identifica a voz da mãe e de familiares que se dispuserem a comunicar-se com ele, ainda na vida intrauterina, por meio da música. Esse vínculo, pré-estabelecido a partir do sexto mês de gestação traz o bebê ao mundo como que acariciado pelos sons.
No primeiro ano de vida o sentido da audição é muito explorado pelo bebê por meio dos balbucios e o som cantado lhe é muito agradável. Sua primeira linguagem é a gestual tudo o que quer mostra, aponta. O canto associado ao gesto leva o bebê a interessar-se pela fala, desenvolve o sentido da audição e estimula o seu falar facilitando o processo da alfabetização.  A criança que fala bem lê bem e escreve bem
 .
A MOVIMENTAÇÃO
Tudo o que aprendemos é por imitação e repetição. Logo que o bebê se percebe sentando movimenta-se ao ouvir uma música por ser seu sentido auditivo muito aguçado. Seu primeiro meio de locomoção é o engatinhar, o que nos remete ao principio do mundo? Aos poucos descobre que sua sustentação pode se modificar e procura manter-se em pé. Observa ao seu redor que as pessoas mudam de lugar, mas não sabe identificar o meio. Durante as aulas de iniciação Musical a marcha, as cantigas de roda e o dançar livremente aproximam o bebê da percepção do movimento do andar.
.

QUEM É A PROFESSORA MÁRCIA VISCONTI
Pós graduação em Capacitação Docente em Música Brasileira com o trabalho, “A Música brasileira para o bebê no ventre.” 2007- Anhembi Morumbi – Especialização em Iniciação Musical FASM-SP. Especialização em Música Folclórica INSP-SP. Graduação em Música com bacharelado em Piano FASM-SP Graduação em Humanidades e Comunicação Social FAAP-SP.
É coautora dos livros “A Criança é a Música”1996 – “Guia para Educação e Prática Musical em Escolas” 2002- “Bandinha Rítmica” – 2002 – Produção e criação do CD “A Magia de Gestar” 2004
.
Trabalhou em fábricas de instrumentos musicais unindo as áreas de formação. Coordenou várias escolas em SP. Atua como professora de iniciação musical e musicalização. Foi “coordenadora de Educação Musical do Programa “São Paulo é uma Escola” e professora do projeto “ Musicalizando Campinas” capacitando professores da rede Municipal do município de Campinas – SP na área de Educação Musical. Suas aulas são sempre direcionadas para a vivência da prática musical e a importância da música para formação do bebê, da criança dos jovens com foco no ser humano integral, físico, mental, espiritual e emocional.

2 Comments on Iniciação Musical para bebês pela Professora Marcia Visconti

Leave a Reply