Grãos da moda para crianças pode ou não pode?

Grãos da moda

Grãos da moda. Hoje, na coluna de Nutrição, as queridas da empresa Chefe de Papinha vão nos contar um pouquinho como deve ser a relação entre alguns grãos que estão na moda, se devem e podem ser adiministrados nas refeições das crianças. Depois conta pra gente se você já conhecia os ‘grãos da moda”.

Como todos os alimentos e ingredientes novos, principalmente para crianças, devemos tomar um pouco de cuidado, lembrando que esses alimentos são considerados fibras alimentares, ricos em antioxidantes, vitaminas do complexo B, ômega 3, cálcio, magnésio, enfim.. vários benefícios.
Na literatura científica não existem estudos que falam a dose diária que devemos ingerir desses ingredientes em especial, mas lembrando que são fibras para fazer o cálculo para criança de fibras é o seguinte, somamos a idade + 5 gramas.
Por exemplo: se seu filho tem 1 ano, some a idade + 5 gramas, isso deve ser de fibras em geral.

Não indicamos o consumo dessas fibras (grãos da moda) para crianças menores de 1 ano. Ao menos que a criança tenho algum problemas muito sério de constipação intestinal e necessite de inserção de fibras de outras formas da alimentação. Lembramos que quando adicionamos fibras na dieta, ou seja os grãos da moda, devemos aumentar a ingestão de água senão podemos causar um probleminha maior…. a constipação.
Outro problema que pode ocorrer é que esses grãos aumentam a saciedade e em alguns casos pode diminuir a ingestão alimentar do seu filho e em alguns casos afetar o ganho de peso. Portanto sempre que for adicionar algum tipo de alimento na alimentação do seu filho procure sempre um médico ou Nutricionista.

 

Quais são esses grãos ? Se for indicado como utilizar?

graos da moda
Chia: semente com uma quantidade alta de fibras, cerca de 4,5 gramas em uma colher de sopa, rica em proteína, ômega 3, responsável por combater radicais livres pela presença de antioxidantes e ação anti- inflamatória. Ajuda a diminuir a gordura corporal e colesterol ruim. Tem –se usado no controle da obesidade, pois essa semente é responsável também pelo controle de saciedade.

Como consumir: crua, inteira ou triturada. No iogurte, na fruta, na salada, na sopa. Batida no suco ou acrescentada na receita de pães, bolos e biscoitos. Tem sabor adocicado.
Dose diária: de 1 a 2 colheres de sopa (80 calorias cada uma).

Linhaça: ótima fonte de ômega 3, reforça defesas do organismo e previne o colesterol “ruim”. Bom para pacientes diabéticos, pois reduz resistência a insulina. Rica em fibras e lignanas, fitoquímico que modulam hormônios femininos, tanto a semente marrom quanto a dourada oferecem o mesmo benefício.
Como consumir: crua e triturada na hora de ser consumida. Se quiser, você pode colocar a semente já triturada em um vidro escuro e armazenar na geladeira por, no máximo, cinco dias. Outra opção é comprar a linhaça triturada estabilizada.
Dose diária: de 1 a 2 colheres de sopa (50 calorias cada uma).

Quinua: Excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, leva mais tempo para se transformar em açúcar no sangue evitando a produção em excesso de insulina. Para utilizar no dia-a-dia como é fonte de carboidrato deve ser consumida com moderação ou até mesmo por substituição do famoso arroz.

Como consumir: o sabor suave do grão permite que ele seja usado em pratos salgados (salada, tabule) e doces (bolo, biscoito). Cozido sozinho, faz as vezes do arroz. Já a versão em flocos vai bem no iogurte e na fruta, e na forma de farinha pode entrar em receitas de pão e bolo.

Dose diária: de 2 a 3 colheres por dia (75 calorias cada uma).

https://www.cma-cgm.com/ebusiness/bl/detail/CUR0113934

 

Chefe de Papinha

 

18 Comments on Grãos da moda para crianças pode ou não pode?

  1. Fernanda
    11/19/2014 at 13:50 (9 years ago)

    nunca dei esses grãos as minhas meninas apenas
    aveia mais foi depois de um ano
    mais usei muito quando estava fazendo dieta
    e academia.

  2. Janis Souza
    11/19/2014 at 14:11 (9 years ago)

    Em casa, quando a Lara era menor, tinha uns dois anos, ela gostava bastante desses grãos que você citou, mas agora que cresceu, está numa fase de paladar mais limitado e excluiu os grãos, espero que seja somente uma fase, pois os benefícios deles são realmente importantes!
    Beijos

  3. Ariane
    11/19/2014 at 14:21 (9 years ago)

    Adorei o post
    Uso Chia, linhaça e aveia em casa. Faço pães integrais, bolos sem gluten. Adoro utilizar esses grãos. Dão realmente uma sensação de saciedade e o intestino melhora demais!
    http://www.20minutospratudo.com.br

  4. Tatty Nunes
    11/19/2014 at 14:30 (9 years ago)

    nunca dei graos ao heitor, mas bom saber de seu beneficos para as crianças. ótimo post, bem informativo!

  5. Daniela Monreal
    11/19/2014 at 17:09 (9 years ago)

    Aqui em casa esses grãos fazem o maior sucesso!!!
    No suco, nas frutas as meninas adoram
    BJKS

  6. Gisele Cirolini
    11/19/2014 at 17:22 (9 years ago)

    Ótimas dicas, minha baby já experimentou alguns desses, como chia e linhaça.

    Bjs

  7. Famiglia Agnaldo Elaine Rizzo
    11/19/2014 at 20:07 (9 years ago)

    Muito bom essa eu não sabia.bjs

  8. toninha ferreira
    11/19/2014 at 19:21 (9 years ago)

    adorei as indicação principalmente quando colocou a idade pra começar a ingerir os produtos.

  9. Amanda Coimbra
    11/19/2014 at 20:05 (9 years ago)

    Adorei o poster, ótimas dicas bjos

  10. Cibele Lima
    11/19/2014 at 22:08 (9 years ago)

    Claro que pode né muito saudável meu filho come linhaça na papinha desde pequeno! bjo

  11. Letícia Castilho
    11/20/2014 at 09:44 (9 years ago)

    Adorei o post, nunca dei grãos para o meu pequeno, agora com essas informações, com certeza vou dar! Bjs

  12. Jamilly Lima
    11/20/2014 at 09:48 (9 years ago)

    ótimas informações, meu menino tinha problemas para fazer o número dois e usamos alguns grãos para ajudar, mas isso quando ele já tava pertinho de 1 ano mesmo. Logo ele ficou muito bem.

    beijos

  13. Ariane
    11/20/2014 at 15:36 (9 years ago)

    De todos esses o que tem se falado muito ultimamente é a chia. mas confesso que nem experimentei ainda!

  14. ludmyla
    11/21/2014 at 01:39 (9 years ago)

    Confesso que nem eu como esses grãos.RS A única coisa que sempre comemos é aveia junto com frutas. Mais depois de conhecer tantos benefícios vou acrescentar no nosso dia a dia.
    Beijos

Leave a Reply