Hoje vamos falar de corantes e conservantes. Muitos rótulos de alimentos trazem alguns nomes estranhos ou desconhecidos, são os chamados aditivos químicos que estão presentes em todos os alimentos industrializados e processados pelas indústrias de alimentos, esses aditivos tem a função de dar cor aos alimentos ao aumentar o seu tempo de vida na prateleira.
Segundo CNNPA – Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos, considera-se corante a substância ou a mistura de substâncias que possuem a propriedade de conferir ou intensificar a coloração de alimentos (e bebidas). Excluem-se da definição acima, os sucos e/ou os extratos de vegetais e outros ingredientes utilizados na elaboração de alimentos (e bebidas) que possuem coloração própria, salvo se adicionados com a finalidade de conferir ou intensificar a coloração própria do produto.
Podem ser classificados como:
– Corante orgânico natural – aquele obtido a partir de vegetal, ou eventualmente, de animal, cujo princípio corante tenha sido isolado com o emprego de processo tecnológico adequado.
– Corante orgânico sintético – aquele obtido por síntese orgânica mediante o emprego de processo tecnológico adequado.
– Corante artificial – é o corante orgânico sintético não encontrado em produtos naturais.
– Corante orgânico sintético idêntico ao natural – é o corante orgânico sintético cuja estrutura química é semelhante à do princípio ativo isolado de corante orgânico natural.
A segurança no uso de corantes em alimentos é bem rigorosa no mundo, sendo testada por diversos órgãos tendo em vista a segurança alimentar. Podemos citar o caso do Reino Unido em que proibiu o uso de 6 corantes artificiais em alimentos, devido algumas evidências que apontam sua associação com Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH).
Na União Européia, os 6 aditivos químicos em alimentos destinados à crianças, como a tartazina (E102), amarelo quinolina (E104), amarelo pôr-do-sol (E110), carmoisina (E122), Ponceau 4R (E124) e vermelho allura AC (E129) foram proibidos. Outro aditivo que também foi associado a malefícios como a hiperatividade foi o benzoato de sódio (E211), um conservante que ainda não sofreu restrições de uso e está presente em muitos alimentos comercializados por aí.
Visto que os corantes artificiais podem causar algum tipo de problema principalmente em crianças, as indústrias tem direcionado seu uso para os corantes naturais, de origem vegetal, podemos citar: o corante caramelo, colorau, cúrcuma, colorau, licopeno entre outros.
Sobre os conservantes, o próprio nome diz são usados para aumentar a vida útil do alimento e evitar alterações decorrentes de microorganismos. Existem conservantes naturais, usados ao longo da história da humanidade, um exemplo simples e muito utilizado é o sal.
Atualmente a maioria dos conservantes usados em produtos alimentícios é obtida através de processos químicos podemos citar o ácido benzoico, dióxido de enxofre e nitratos e nitritos.
O ácido benzóico e seus sais foram os primeiros conservantes permitidos pelo FDA, dos EUA, e são muito usados em função do baixo custo. Estudos apontam que em alguns casos foram observadas reações de intolerância, como urticária e asma.
Segundo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), estudos realizados recentemente comprovam que tanto corantes como conservantes estão diretamente relacionados à casos de hiperatividade, reações alérgicas e distúrbios de concentração em crianças. O instituto também alerta sobre o corante Caramelo IV (INS 150d), usado em bebidas, evidências mostram que subprodutos da fabricação do corante são considerados cancerígenos.
Com base no que foi descrito, devemos buscar a alimentação mais natural e saudável possível, a chamada dieta da terra, com fontes de alimentos vegetais e baseado na pirâmide alimentar brasileira, mantendo o equilíbrio.
Devemos ficar o mais distante possível dos alimentos industrializados.
Fontes: http://www.idec.org.br
Adriana
10/16/2014 at 12:13 (10 years ago)Informações importante, por isso que sempre procuro oferecer a Larah papinhas in natura.
Obrigada
Beijos
Adri
Tatty Nunes
10/16/2014 at 14:46 (10 years ago)O post foi super informativo, ideal para nos maes, que estamos nos preocupando cada vez mais com esses produtos em nossa alimentação! Bjos
Tatty Nunes – Mãe de Primeira Viagem
Daiane
10/16/2014 at 15:21 (10 years ago)Que post rico em informações, eu sempre tive mania de ler os rotulos de tudo que compro, mas é bom pois assim fico sabendo de tudo sobre o produto. Bjss
Vitoria Aparecida
10/16/2014 at 15:37 (10 years ago)Verdade viu !! Vi isso muito quando entrei na dieta pro Nathan contra o colesterol, a quantidade de corante, sodio é muito pra eles, claro que sempre passa, não temos como evitar a todo momento, sempre da uma escapada, mais a alimentação saudavel foi e sempre será a melhor
Bjinhos
mamaenathan.blogspot.com
Gisele Cirolini
10/16/2014 at 19:09 (10 years ago)Sabe que a minha baby teve uma reação alérgica bem forte e tudo indica que foi a uma tinta com corante que usamos para brincar (nem foi comida) era para criança, mas nela deu reação, teve falta de ar, tivemos que ir correndo pro hospital, foi um terror. Depois disso sempre cuidamos os produtos que ela vai ter contato.
Bjs,
http://www.soumae.org
Anonymous
10/16/2014 at 18:12 (10 years ago)Eu não deixo o Rafa comer ou beber algo que tenha muito corante
bjcas
http://estou-crescendo.blogspot.com.br/
Roberta Aquino
10/16/2014 at 20:33 (10 years ago)Aqui em casa radicalizamos .. não entra balas, doces ou biscoitos recheados e comidas prontas … tudo o mais natural possivel .. já que quando estamos na rua as vezes somos obrigadas pela praticidade escolher este caminho .. ao menos em casa estamos nos limpando …
✿*´¨)*
¸.•*¸.• ✿´¨).• ✿¨)
(¸.•´*(¸.•´ Roberta Aquino
<a href="http://www.talmaetalfilha.blog.br//" Tal Mãe, Tal Filha Blog
Leteia Bispo
10/17/2014 at 04:08 (10 years ago)Menina é muita coisa que não sabemos
vou prestar mais atenção nesses alimentos
Bjus
Segredosdaluma.blogspot.com.br
Nanda
10/17/2014 at 20:58 (10 years ago)tenho sempre tive receio dessas coisas com
conservantes as coisas da meninas eu faço
sejam papinhas, comidinha tudinho
por medo mesmo
o post ficou otimo
Linda Noite
beijokas da Nanda
Mamãe de Duas
Google+Nanda
Cris
10/17/2014 at 21:47 (10 years ago)Amiga, confesso que faço uso de alimentos industrializados… talvez pela praticidade, enfim.
Mais a cada dia ficamos sabendo de informações que precisamos sim rever nossas opções e procurar o mais natural, vamos lá, mudança já!
bjs
Jamilly Lima
10/18/2014 at 17:18 (10 years ago)Eu faço uso muitas vezes de alimentos industrializados, mas sempre tenho a preocupação de olhar rotulos das embalagens. Gostei das informações.
beijos
http://www.maeparasempre.com
Cléo Moretti
10/19/2014 at 15:11 (10 years ago)Assisti uma palestra muito boa sobre o assunto e isso me esclareceu muitas coisas.
Atualmente observo tudo com mais propriedade.
Andreia sales
10/19/2014 at 16:04 (10 years ago)Muito legal as informações, Assim ficamos atentas nas escolhas dos produtos mais saudáveis e sem corantes para nossos filhos.
Bjks
http://www.maevaidosa.com
Iasmin Rodrigues Marques
10/21/2014 at 19:21 (10 years ago)Mari, muito bom esse post!
Devemos sempre ficar de olho nos alimentos que oferecemos á nossas crianças.
Um beijo
http://www.amaedadri.com/
Leila Nassif
10/21/2014 at 21:22 (10 years ago)Mari adorei o texto
É sempre bom ter esses tipos de informações
Nunca tive a preocupação de olhar rótulos mais acho que uso de forma moderada.
Mais agora ficarei atenta.
Bjs
Igor Cabral
04/30/2016 at 20:19 (9 years ago)No Empório Ecco é possível encontrar produtos sem corantes e conservantes: http://www.emporioecco.com.br