Anticoncepcional: qual a melhor opção para quem está amamentando

anticoncepcional-26276

Qual o melhor anticoncepcional para quem está amamentando? Essa é uma dúvida comum das pacientes nos consultórios médicos na fase de amamentação. Nesta fase alguns métodos disponíveis não podem ser utilizados.

Temos à nossa disposição vários métodos hormonais e não hormonais, e vias de administração, como por exemplo: comprimidos, injeções, adesivo, anel vaginal(fig.1.), dispositivos intra útero (DIU), implante subcutâneo.

tudo_sobre_anel_vaginal

Os métodos hormonais podem conter estrógeno+progesterona ou apenas progesterona. Durante a amamentação evitamos os métodos combinados (estrógeno+progesterona) porque eles podem alterar a qualidade do leite materno.


Optamos então, pelos métodos não hormonais ou os que contenham apenas progesterona. Os métodos que utilizam progesterona na sua grande maioria podem bloquear a menstruação (parada de sangramento) ou menstruar muito pouco em via de regra. Não se preocupem em relação a não menstruar, já que é seguro para saúde.

1- Hormonais com Progesterona
  • ORAIS(comprimidos): a paciente vai tomar todos os dias no mesmo horário sem pausas.
  • DISPOSITIVO INTRAUTERINO(Mirena-Fig.3.): o médico coloca o dispositivo dentro do útero ( este procedimento normalmente é realizado no próprio consultório médico), ele libera hormônio, principalmente dentro do útero. A duração é de 5 anos.
  • IMPLANTE SUBCUTÂNEO(Implanon-Fig.2.): assim como o Mirena o procedimento também pode ser realizado em consultório médico. Ele é colocado no antebraço e tem duração de 3 anos.
  • INJETÁVEL TRIMESTRAL: São injeções aplicadas no ” bumbum” (intramuscular). A cada 90 dias.

5469e31d0b72a

2- Não Hormonais
Assim como o Mirena- os não hormonais também são DIU. São colocados em consultório. Diferente do Mirena que libera hormônio , neste caso , os não hormonais liberam cobre.

Os dois modelos mais comuns são (Fig.3.) :

  • Cu375: dura 5 anos –tem dois tamanhos
  • DIU cobre (10 anos)/ DIU cobre (5anos)/DIU progesterona-Mirena (5 anos);

metodos-contraceptivos-diu-1

Sempre lembrando que nenhum metódo contraceptivo protege contra as DST (doenças sexualmente transmissiveis). Então, camisinha sempre!!!!!

Procure o seu ginecologista. Tire todas as suas dúvidas e juntos escolham qual melhor metodo para você!!!!

maria-clara-6-3-1-5-1-1-1

Leave a Reply