Idade gestacional: como calcular

Você sabia que o cálculo da idade gestacional é feito a partir da data da última menstruação (DUM)? Nem eu, até quebrar a cabeça tentando descobrir como poderia estar grávida de X semanas se não havia tido relação sexual na data que indicava o cálculo gestacional do meu USG. E explicar isso pro marido então? No nosso caso foi até engraçado porque fazendo as contas pela DUM eu estava na Grécia e ele na Itália. Ele pensava que o cálculo era feito pela data da concepção. Vejam maiores explicações na matéria da Dra. Maria Clara e compreendam também a questão meses x semanas. 

idade gestacional

Olá, leitoras do Clube da Fraldinha. Sou Dra. Maria Clara Ginecologista e Obstetra. Como tínhamos marcado no nosso último encontro hoje vamos falar sobre como saber a Idade Gestacional. Uma dúvida muito comum das gestantes é : ” Dra. quantos meses eu estou?” ” Dra. não fale em semanas fale em meses , por favor!”. Então, lá vamos nós… preparadas? São 10 meses!!!! Gritos histéricos, rs!!! Sim, gestações tem 10 meses e não 9 meses, todas ficam em choque com essa informação.

Nós obstetras contamos a gestação em semanas, o que confunde muitas pessoas. Isso porque nem todo mês tem 4 semanas alguns podem ter 5 semanas. Desse modo, a gestação termo (que é quando o bebê pode nascer e não é mais prematuro), acontece entre 37 e 41 semanas (lembrando sempre que estamos conversando sobre gestações de baixo risco).

Após 40 semanas a paciente começa a fazer um exame que se chama cardiotocografia a cada 3 dias para acompanhar o bebê. Depois de 41 semanas normalmente se interna paciente para indução do parto. Temos a gestação prolongada que seria após 41 semanas. Mais as grande maioria dos serviços em São Paulo consideram o limite as 41 semanas. O risco é maior ainda quando a gestação ultrapassa 41 semanas. Trabalhos demonstram que a indução do trabalho de parto nessa idade gestacional diminui os riscos perinatais e não aumenta a taxa de cesárea (Hannah et al., 1995).

Como já falamos no post anterior são (clique)  três Ultra-sons. Relembrando:
1º USG PRECOCE é esse que usamos para avaliar o cálculo da Idade Gestacional ;
2º USG Morfológico por volta das 12 semanas;
3º USG Morfológico por volta das 22 semanas;

Então, vamos lá. Calculamos a idade pelo ultrassom precoce e pela data da última menstruação. Vamos citar um exemplo: pela data da última menstruação daria 15 semanas e 2 dias e pelo ultra-som precoce de 7 semanas daria 14 semanas e 6 dias. Esses ultra-sons precoces tem uma margem de mais ou menos 5 dias para mais ou para menos. Como 15 sem. e 2 dias fica dentro dessa margem o que vale é a data da última menstruação (14 semanas 1 dia até 15 semanas e 4 dias essa é a margem). Toda gestante tem apenas uma idade gestacional.

Quantos aos outros USG que são realizados durante a gestação não utilizamos mais para avaliar a idade gestacional. Nos outros USG avaliamos posição do feto, quantidade de líquido, placenta, peso. Por tanto, não adianta fazer um USG com 35 semanas e se desesperar porque no laudo veio escrito 37 semanas. Quanto mais tardio o USG maior a margem de erro para mais ou para menos da Idade Gestacional.

Determinação da idade gestacional e a variação é de:
– 7dias até 20 semanas
-14dias entre 20 e 30 semanas
-21dias entre 30 e 40semanas (Jetti; Poovali; Stanley, 2007)

No próximo post vamos conversar sobre a diferença entre indução de parto e trabalho de parto.

Referências:
*HANNAH, M. E. et al. Induction of la- bor as compared with serial antenatal monitoring in post-terra pregnancy. N. Engl. J. Med., v. 326, n. 24, p. 1587-1592, 1995.
*JETTI, A.; POOVALI, S.; STANLEY, K. P. Prolonged pregnancy. Obstet. Gynaecol. Reprod. Med., v. 18, n. 1, p. 7-11, 200
*Rotinas em obstetrícia [recurso eletrônico] / Fernando Freitas … [et al.] – 6. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2011.

Calculadora da gravidez (clique aqui)

maria clara

Leave a Reply