Desmamando Théo – A evolução

Bom gente, no post anterior sobre o desmame (o começo) eu contava que estava bastante confusa pois o Théo não estava aceitando o leite artificial de nenhuma outra forma, apenas na colher. E, que ele ainda estava procurando o peito com bastante irritabilidade durante o dia. Tinha naquele então, uma visita agendada com a pediatra dele Dra. Dalmar que parecia ser uma opção para iluminar meus caminhos.
.
Fui com lista de perguntas à consulta e uma delas foi, como oferecer o leite de outra maneira pois na colher eu lavava a casa toda. Ela sugeriu:
.
– mingau de aveia
– mingau de maisena
– mingau de fubá
– leite de soja
– mucilon
.
Comecei o teste por eliminação afinal, a mãe sou eu. O primeiro eliminado foi o Mucilon. Pois não acredito no potencial nutritivo dessa “farinha”, engorda sim (coisa que o Théo não precisa) e, contém muito açúcar. O segundo eliminado foi o leite de soja, afinal de contas o Théo não tem nenhum distúrbio intestinal ou alergia à proteína do leite, e eu quero não quero habituá-lo à não tomar leite. O terceiro eliminado foi o mingau de maisena, esse eu até daria caso não tivesse um gosto horrível de remédio quando preparado sem açúcar, e como para o Théo o açucar ainda não entrou, não tive coragem de fazê-lo comer. Passei direto para o mingau de aveia e deixei o de fubá para uma outra ocasião. Inclusive cheguei à esse veredito graças à uma amiga ( Carol mãe da Beatriz) que me ajudou procurando todos os valores nutricionais das hipóteses acima.
.
Super gostoso e fácil. Hoje ele come 300 ml de mingau feito com aveia em flocos finos, aquela que compramos no supermercado. Para cada colher de leite em pó, uma de aveia para engrossar. E sim, ele engrossa ! Tem que deixar uns 12 minutos mínimo e se precisar engrossar um pouquinho, coloco um pouquinho de maisena.
.
Desse modo, pela manhã ele começou a comer o mingau e pela tarde oferecia o leite no copinho e ele tomava um pouco, misturava com banana e ele tomava um pouco mais, e depois um pouco mais e, assim fomos nos adaptando.
.
O único porém é que ele não toma bonitinho no colo, apenas no carrinho, andando ou no cadeirão conosco perto, mas é algo que vai mudar.
.
A irritabilidade 
Naturalmente e também em função das gotinhas de homeopata da Dra. Dalmar, o Théo foi compreendendo o que estava acontecendo fisicamente (ato de mamar) e emocionalmente (transformação e não perda do vínculo materno).
.
Nesse momento tive que contar muito com a ajuda do maridão, pois foi embalado em seus braços que o Théo pôde encontrar tranquilidade para fazer suas sonecas, pois comigo ele puro malabarismo e acrobacias nos meus braços.
.
Isso durou 3 semanas. Hoje ele toma mingau de manhã enquanto tomamos café da manhã (enquanto um toma café o outro cpzinhao mingau e enquanto o outro toma café esse um dá o mingau) e, pela tarde ele toma 120 ml de leite no copinho de treinamento. À noite ele eu ofereço o peito e ele toma seu leito materno, bem como todas as vezes que ele acordar. Estou bastante satisfeita e o Théo vai muito bem também. Logo logo sai um post sobre o Leite em pó que eu escolhi.


Leave a Reply