10 Dicas de como deixar a casa sempre arrumada (sem empregada)

O título já diz tudo, dicas para quem não tem a tão querida “assistente do lar”, mas caso você a tenha e ainda assim não está dando conta da bagunça, aproveite as dicas e boa arrumação. (adorooo arrumar!)
.
1- Arrumação imediata depois de cada desarrumação – Acho que começar por essa está bastante bem. Bagunçou, arrumou. Não deixe acumular, seja oara o que for, roupas do casal, brinquedos do bebê, louça para lavar, papeis para guardar, etc… O tempo e a energia desprendidos para organizar pouca coisa é muito menor do que para arrumar muita coisa. Então, acostumem-se a pegar e guardar imediatamente após o uso.
.
2- Todos devem participar do evento – Sabe aquela coisa de conscientizar a sociedade sobre não jogar lixo na rua, ou pegar o coco do cachorro? Pois sua casa é uma mini sociedade e todos, repito todos devem colaborar. O marido trabalhou muito? Pois você também. O único que não vai conseguir, mas já tem que conhecer a palavra “guaradar” é o bebê. Você guarda, olha para ele e diz “agora tem que guardar” logo logo ele fará, tudo é uma questão de ensinar.
.
3- Não deixe a louça da noite para o dia seguinte – Amiga, quer começar o dia na lama? Não né? Então a louça da noite tem que ficar no mínimo bem arrumada (mesmo suja), caso não dê mesmo. Digo por experiência própria. Como a cozinha aqui é tipo americana e o Théo tem sono leve, muitas vezes optamos por deixar para o dia seguinte. Moral da história, além de sujo e nojento, o maridão saia para trabalhar e a mamãe aqui tinha que lavar tudo. Hoje se a louça sobra porque também somos filhos de Deus, meu marido lava de manhã cedo. É amiga, um dia eles começam a entender….
.
4- Arrume a cama logo ! – Minha mãe um dia me disse, cama arrumada e louça lavada dá impressão de casa arrumada. E não é que é mesmo? Então comece a praticar isso, dá para deixar o neném no berço, ou brincando no chão do quarto com qualquer caixinha enquanto você mata essa.
.
5- Limpe por partes – Bem a limpeza pesada ou, você combina com o maridão (ou qualquer pessoa da sua família) para ele sair com o baby, ou você chama uma faxineira pra fazer aquela geral de lavar cozinha sabe? Simplesmente porque não dá pra limpar janela com bebê engatinhando pra lá e pra cá, nem quando ele dorme. Já a limpeza diária, o melhor mesmo é fazer por partes. Escolha como quiser mas priorize os banheiros, o quarto do bebê e o aspirador (ou varrer).
.
6- Tenha menos coisas – Desapegue amiga, desapegue já! Lixo só atrai lixo. E se você tem mais coisas do que espaço para guardá-los, nunca terá sucesso. Repense, venda, doe, faça algo, mas desocupe espaços com coisas sem utilidade. É preciso reciclar ainda mais se você vive num apto pequeno e quero colocar São Paulo dentro do Rio de Janeiro.
.
7- Crie rotina e seja prática – Para mim rotina e praticidade é quase ser redundante, pois uma leva à outra. Comece pelos horários do bebê de banho e comidas, logo, você monta suas tarefas em cima disso. Se você não estabeleceu horário certo para o banho e dá quando pode, já virou bagunça pois não sabe nunca quando terá tempo. Isso é impressindível, ter controle do seu tempo e saber quando você poderá dispor dele. Um exemplo de praticidade é lavar o chão do banheiro enquanto você toma banho. Vá com uma bucha e detergente e pronto, feito!
.
8- Aproveite o tempo – Time is money, tipo isso para nós. Produzir mais em menos tempo. Pense no que você perde mais tempo e encontre saídas para economizá-lo. Exemplo, eu perco muiiiito tempo e choro e me desespero cortando cebola para fazer um refogado. Pronto! Quando tenho tempo já faço umas 5 cebolas e congelo. Ao arrumar a casa, num naqueles dias de caos, eu passo fazendo arrastão, começo pela ordem do caminho, pois só de pensar por onde começar já foi tempo perdido e de ficar indo e voltando também.
,
9- Peça ajuda – Está muito difícil? Nós podemos entender, às vezes o baby não dorme, ele não para, a gente precisa daquele cochilinho para compensar as noites mal dormidas, etc… pois comece conversando com seu marido, refaça as contas porque não deixar de fazer as unhas, para poder ter uma faxineira nem que seja 1 x ? Ou, peça ajuda à sua mãe, por exemplo, se você a tem perto.
.
10- Abstrair às vezes é necessário – Cabeça estressada não produz. Se seu corpo pede pausa, porque não deixá-lo respirar? Ninguém vai morrer se ficar um dia mais ou menos. Aliás capaz de seu marido nem percecer. Como eu já falei, o trabalho doméstico é o menos valorizado. Nenhum marido chega em casa e diz, nossa! que rejunte mais limpo, ou que casa perfeita! 
.
Aqui em casa, não vou mentir, o Benjamin ajuda muiiito. Sob demanda, claro, mas faz e sem reclamar. Tudo na vida são opções, decidimos que eu ficaria com o Théo e não votaria a trabalhar logo, tudo tem sua consequência, mas cada um faz sua escolha.
.
Outro dia voltando da feira, a mãe da Duda, me vendo subir tudo sozinha e sabendo que eu ia lavar tudo sozinha e com o Théo para cuidar me disse, como você consegue? Eu respondi, a gente se acostuma e encontra as melhores saídas. Se trata disso, encontrar soluções.
.
Se precisar de ajuda, tirar alguma dúvida, escreve pra mim, por aqui ou por email no clubedafraldinha@hotmail.com. Sempre fui muito prática e talvez possa te ajudar. Bjo.

 


Leave a Reply