Exercicios durante a gravidez

Acredito que muitas mulheres não conseguem visualizar a importância de praticar exercício físico durante a gravidez, caso contrario não veríamos tantas grávidas ociosas. Tenho certeza que se elas soubessem que os resultados ultrapassam as células de seus corpos e chegam de maneira extremamente benéfica ao bebê se exercitariam muito mais. Afinal, qual e a mãe que diz não a um recurso que pode ser positivo ao bebe não e mesmo?
.
Em rápidas palavras uma mãe que pratica exercício físico consciente (não vale lavar louca ou varrer a casa) trabalha o tônus muscular, melhora elasticidade, atenua dores lombares, o inchaço e controla melhor o peso. AHHHH ! Isso sim heim mulherada ! Essa é a palavra que quase não sai da nossa cabeça durante meses, talvez anos. Controlar o peso é difícil, mas essencial tanto para mãe quanto para o bebê. Pense que uma vez que você o controla agora, depois do nascimento do seu bebê, seu corpo voltará mais fácil ao “tamanho” inicial.
.
.
Mas enfim, vamos `as “vias de fato” … Antes de começar qualquer exercício converse com seu médico obstetra porque ele estará a par da sua saúde para liberar ou não o início dessa fase.
.
De toda maneira tenha em conta que durante os 3 primeiros meses você devera ir com calma. Caminhadas suaves e nada de exercícios abdominais. Após o terceiro mês você já poderá investir em outras modalidades e/ou continuar com seu treinamento no caso de ter feito exercício físico anteriormente a gravidez. Ou seja, se você é praticante, continue, mas gradativamente, não saia correndo e pedalando como uma louca tentando correr atrás do tempo perdido. Se você nunca praticou exercícios, pegue seu tênis, tire o pó, coloque uma roupa confortável, e vamos lá. Na rua, no parque ou na esteira seu corpo, sua mente e seu bebê agradecem (e o maridão também). Comece com 15 minutos e programe-se para chegar a 30 e logo 45 minutos. Vá aumentando de 5 em 5 para não haver sobrecarga.
.
Atente aos exercícios proibidos, como patins, skate, esportes de aventura, hipismo, entre outros. E procure sempre ter acompanhamento.
.
No caso da musculação se for fazer em casa com pesinhos procure vídeos instrutivos e não pegue mais peso do que você realmente aguenta, senão os resultados serão maléficos. Se você já frequenta a academia ou vai começar agora, converse com o instrutor, peça que ele monte sua ficha com exercícios próprios para gestantes e que devem ser trocados de acordo com a fase da gestação (mês a mês). Existem exercícios que fortalecem a lombar, exercícios para os braços (ah, e você vai precisar, quando menos espera seus braços vão pedir por favor…), pernas e os aeróbicos.
.
Hidroginástica e Yoga são os preferidos. A hidroginástica suaviza os impactos e trabalha a parte aeróbica. E o melhor, você nem nota que esta suando! Compre seu maiô, sua touca e vamos lá. Pense pelo lado positivo, praticando hidroginástica você se obriga a estar sempre depilada !! A yoga é uma pratica que vai por outro caminho, não apenas o físico físico físico. A yoga trabalha a mente e segue uma doutrina. 
.
Escolha a sua linha e coloque-se em conexão com seu bebê.

 


1 Comment on Exercicios durante a gravidez

  1. Mariana Ribeiro
    10/13/2013 at 21:53 (9 years ago)

    Estou com 6 meses e desde os 4 voltei para o Yoga! É uma delicia, eu e meu bebe adoramos…

Leave a Reply