Hum… parece delicioso, será que é mesmo? será fome? Nada disso. Quando nossos bebês levam objetos à boca estão seguindo seu instinto natural de exploração, o que implica utilizar a boca, assim como os olhos, os ouvidos e as mãos.
.
Coisa de loucos, o Théo outro dia colocou uma cadeira na boca. Sim, sentado no carrinho puxou a cadeira se segurou e … pra boca! Engraçado é quando ele vai com a boca em direção ao objeto como na brincadeira da maçã, lembram dessa? Temos mesmo é que ficar de olho com objetos pequenos para que não corram o risco de engasgar. Uma amiga deu às costas um segundo e quando viu sua bebê comia papelão (rs).
.
Tem gente que acha melhor evitar o contato oral e acaba reprimindo esse ato, o que segundo psicólogas pode levar ao prolongamento da fase. Claro que objetos sujos não devem mesmo ir às boquinha dos babies, mas esse “reflexo” não pode ser condenado.
.
.
A exploração oral constitui uma fase de desenvolvimento essencial: o bebé está curioso por conhecer o sabor e a textura dos diversos objectos. “Os bebés começam a pôr os objectos na boca logo que adquirem algum controle das mãos e faz parte do desenvolvimento normal”, explica a Dra. Cynthia Black, pediatra em Columbus, Ohio, e especialista em questões de desenvolvimento. “Mesmo antes de terem dentes, os bebês gostam de chuchar, e a exploração do mundo através da boca ajuda-os a descobrir o seu ambiente.”
.
A necessidade de colocar coisas na boca também pode indicar que os dentes do bebê estão começando a romper. Geralmente, a maior parte dos bebês têm os primeiros dentes por volta dos 7 meses mas, para alguns, isto acontece muito antes, enquanto outros não têm dentes quase até completarem um ano de idade. Se notar que o seu bebê se baba muito, ou que esfrega brinquedos ou outros objetos nas gengivas, é possivelmente um sinal de que os dentes estão prestes a aparecer.
..
Lembre-se de lavar e higienizar os bichinhos e brinquedos. Você pode lavar tudo com sabão de coco e higienizar com álcool. Veja também o post Como higienizar os bichinhos de pelúcia. E vamos aproveitar as fases né? porque passa tão rápido…
.