O café da manhã é a refeição mais importante do nosso dia, pois é a primeira refeição que o nosso organismo tem acesso depois de horas de jejum. As reservas de energia estão baixas ao acordarmos, pois mesmo em repouso o nosso corpo continua gastando energia para manter as funções vitais (atividade cerebral, respiração, circulação sanguínea, por exemplo).
Realizar o café da manhã diminui a fome nas refeições seguintes, fato que reduz o risco de comer excessivamente ao longo do dia (compulsão alimentar).
Começar o dia em jejum obriga o organismo a economizar energia, resultando numa queda do gasto calórico (redução de metabolismo), além de causar sintomas como: mau humor, tonturas, dor de cabeça, mal estar, tremores, dor de estômago e hipoglicemia.
Um café da manhã saudável deve apresentar alimentos dos três grupos alimentares fundamentais: carboidrato (pães, cereais e frutas), proteína (leite, queijo, iogurte ou ovo) e fibras (presente nos cereais e pães integrais, grãos e frutas).
Se você ou seu filho não tomam café da manhã, comece a mudar este hábito para que esta refeição fique equilibrada ao ponto de proporcionar todos os nutrientes fundamentais para começar o dia de forma saudável.