Leites Vegetais: benefícios e modo de prepraro

Leites Vegetais. Tenho visto muitos casos de alergia à proteina do leite, casos de intolerância à lactose, e consequentemente um grupo grande de mães tentando encontrar alternativas para triblar o problema, os leites vegetais são uma opção. Na Coluna de Nutrição Infantil de hoje a nutricionista Mariana Duro dá orientações a respeito do consumo do leite vegetal e uma receita para fazer em casa. Leites vegetais

Por serem feitos com grãos, sementes ou oleaginosas (amêndoas, castanha, quinua, linhaça e arroz, por exemplo), os leites vegetais não apresentam a caseína (proteína de difícil digestão presente no leite de vaca) em sua composição e podem ser uma alternativa para as crianças alérgicas ao leite ou intolerante à lactose ou até mesmo pelos pequenos que precisam melhorar a questão da digestibilidade (gases, estufamento e problemas digestivos).

Atualmente já se sabe que o leite de vaca é um potente desencadeador de vários processos inflamatórios e alérgicos e que pode gerar sintomas como: diarréia, gases, enxaqueca, acne, rinite, sinusite, entre outros.

Os leites das oleaginosas apresentam nutrientes que não são encontrados em grandes proporções no leite de vaca, tais como: Ômega 3 (poderoso anti-inflamatório, com benefícios na diminuição da fração LDL-colesterol e excelente para a memória e cognição), magnésio (modulador da ansiedade e compulsão alimentar), vitamina E (poderosa antioxidante que combate os radicais livres), vitaminas do complexo B (que dão energia e controlam a imunidade) e o aminoácido triptofano (aminoácido que participa da liberação do neurotransmissor serotonina, que proporciona prazer e bem estar), por exemplo.

Vale lembrar que, apesar dos leites vegetais apresentarem todos esses nutrientes citados acima, eles possuem um baixo teor proteico. Desta forma, há uma necessidade de complementar a alimentação da criançada com outras fontes de proteínas (ovos, carnes e leguminosas).

 

Modo de Preparo dos Leites Vegetais Caseiros
  • Deixar 1 xícara da oleaginosa de molho em água, por 6 a 8 horas.
  • Descartar a água do molho.
  • Bater com 2 xícaras de água filtrada e coar com um pano limpo (voal, algodão ou filtro de pano de café, por exemplo).
  • Armazenar em geladeira por no máximo 2 a 3 dias.

Este método pode ser realizado com avelãs, castanha do Pará, amêndoas, macadâmias e inclusive a quinoa em grãos.

 

 

Mariana Duro – Nutriçao Funcional, Esportiva e Fitoterapia.

Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional, Pós-graduada em Nutrição Funcional e Fitoterapia Funcional e

Pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional e faz parte do quadro de profissionais da Clínica Villa Vita (Lapa-SP).

Rua: Sales Júnior, 642 – Alto da Lapa – São Paulo/S.P

Tel. (11) 3832-1062/1063 Whats app (11) 9 4744-5642

http://www.marianaduro.com.br

Facebook (clique)

Instagram (clique)

Leave a Reply