Dentes. Essa fase de erupção dos dentes é realmente complicada porque ficamos sem saber o que fazer, como aliviar a dor, os bebês ficam irritados, as mãe agoniadas, … uma fase complicada. O pior é que tarda em terminar os últimos dentes nascem anos depois do nascimento dos primeiros. Por isso, siga as dicas da Dra. Luciana Westin, com doses extras de paciência e muito amor.
A erupção dentária é um processo presente no desenvolvimento das dentições. Ela se inicia na fase intra uterina, quando os dentes começam a se formar na durante a gestação, passa pela fase de irrupção da cavidade bucal até atingir sua posição final de oclusão, onde exerce a sua função e termina com a perda do dente decíduo para dar lugar aos dentes permanentes.
Existem 3 fases desse processo de erupção:
- Fase pré eruptiva à tem início de formação dental intraósseo e termina com a formação completa da coroa dentária.
- Fase eruptiva à coroa dentária formada e termina quando o dente aparece na cavidade bucal.
- Pós eruptiva à os dentes terminam de erupcionar na boca e termina com a perda do dente ( dente fica mole e cai para nascer o permanente).
Esse processo de erupção dentária pode ser incômodo e muitas vezes dolorido para a criança.
Maneiras de amenizar esse desconforto:
- Ofereça substâncias frias e líquidas para a criança como água, suco, iogurte.
- Dê mordedores que tenham líquido dentro, coloque no congelador antes de utilizar. O mordedor gelado alivia o desconforto gengival.
- Utilize dedeiras, massageie a gengiva durante a escovação
- Ofereça objetos de diferentes texturas, plásticos macios para a criança manipular e levar até a bocaMuito importante sempre higienizar os mordedores e os brinquedos.