O que pode causar mau hálito no meu filho?

Mau hálito. Muito frequente em adultos, o mau hálito pode parecer estranho em bebês e crianças. E realmente é. Significa que algo não vai bem. O texto de hoje da Coluna de Odontopediatria da Dra. Luciana Westin traz muita informação para prevenir e remediar. Esperamos que gostem. Deixem um comentário.

mau hálito   

A halitose, mais conhecida como mau hálito, é uma alteração que o torna com gosto e odor desagradável. É um sinal indicativo de alguma disfunção orgânica (que requer tratamento) ou fisiológica ( que requer apenas orientação).

 

O mau hálito é bastante comum entre as crianças e existem algumas causas que podem colaborar com esse quadro:

 

  • Uma higiene bucal ineficiente, onde restos de alimentos ficam retidos entre os dentes, gengiva e língua (saburra) é uma das principais causas do mau hálito. Sabemos como é difícil muitas vezes a colaboração dos bebês na hora da escovação. Por isso a importância dos pais explicarem, conversarem e mostrarem como a escovação deve ser realizada.

 

  • As cáries dentárias, tártaros, gengivite e abscessos também podem provocar a halitose com frequência. A consulta periódica tem um papel importante, pois é através do exame clínico realizado pelo dentista que será detectado e tratado algum problema dentário ou gengival.

 

  • A respiração bucal também colabora para a presença de halitose. Ela causa a diminuição do fluxo salivar e as bactérias tendem a proliferar mais. O hálito é composto pelo ar expirado após a inspiração que provoca as trocas gasosas fisiológicas, associado às substâncias eliminadas por via pulmonar. Estas substâncias partem do intestino para o fígado, para a bile, para o sangue e finalmente para os pulmões, quando são eliminados pela expiração.

mau hálito

  •  Chupeta ou chupar o dedo podem ficar com mau cheiro, que passa para a boca por conta da exposição frequênte de bactérias

mau hálito

  • Algumas doenças como sinusite, amigdalite, reações alérgicas são comuns em crianças e podem dar mau hálito. Crianças com refluxo também tendem a ter halitose. É muito importante procurar um médico especialista para tratar essas doenças e consequentemente melhorar a condição bucal.

 

 Como eliminar o mau hálito das crianças:

 

  • Para combater a halitose, o primeiro passo é realizar uma correta higienização bucal , incluindo a escovação da língua, escovando pelo menos 3 x ao dia após as refeições.

mau hálito

  • Procure sempre ajudar seu filho na hora da escovação. Supervisione se a higiene foi feita adequadamente, eliminando a placa bacteriana (biofilme dental)

 

  • Ajude seu filho a abandonar os hábitos como chupetas e chupar o dedo. O dentista pode orientar a melhor forma de fazer isso

 

  • Leve seu filho periódicamente ao dentista para uma consulta de rotina. De 6 em 6 meses é um intervalo ideal para o acompanhamento clínico e para garantir uma boa saúde bucal.

mau hálito

  • Se os dentes do seu filho estiverem saudáveis e mesmo assim houver um problema de mau hálito, procure uma avaliação médica com um pediatra, otorrino ou gastro.

 

  • Não utilize enxaguatórios bucais sem orientação. Eles podem mascarar o problema.

 

luciana westin

Leave a Reply