Direito de amamentar em público é garantido por Lei em São Paulo

Amamentar. Quem nunca ficou constrangida por amamentar em público? No shopping com olhares indiscretos dos seguranças, chegando ao cúmulo de ser abordada por alguém não satisfeita? Pois agora há amparo em lei. Veja o texto da Doula e Educadora Perinatal Adriana Vieira e ainda saiba mais sobre o Movimento Hora do Mamaço.

amamentar

Todos sabem que somos mamíferos, né? Todos deveriam saber também que de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a OMS, os bebês devem ser amamentados exclusivamente durante seis meses – sem nenhum complemento, nem mesmo água ou chás – e que ainda a OMS preconiza que se amamente em livre demanda, ou seja, não tem hora certa pra amamentar, os bebês indicam quando precisam do leite pra se satisfazerem.

Bom, mesmo assim, ainda há estabelecimentos públicos e privados que constragem mulheres que estão amamentando seus bebês, e muitos locais coibiam a mulher a mudar de local ou se esconderem pra amamentar.

Pois bem, em São Paulo, capital, isso agora virou lei: 16.161, aprovada e sancionada em 13 de abril de 2015. Quem tentar sugerir para a mulher se retirar quando essa amamenta, vai pagar multa de R$ 500,00. Ou seja, na lei fica claro que é critério da mãe amamentar onde quiser, sem ter que ir para fraldários os espaços babies. Cabe agora aos estabelecimentos orientarem seus funcionários para respeitarem a lei e o direito á amamentação, caso contrário sofrerão penalidades financeiras.

Esperamos que assim como o aleitamento e a cultura de se amamentar se espalhe ainda mais, que essa Lei, pegue e também seja sancionada em muitas outras cidades do Brasil e do mundo! . Hora do Mamaço – Brasil:

Amamentar

O Brasil todo sempre se mobiliza em prol da amamentação na primeira semana de agosto, quando acontece a Semana Mundial de Aleitamento. Um grupo de mulheres de Santos, todas mães que amamentam, ou amamentaram, está já nos preparativos da organização da Hora do Mamaço de 2015, que vai acontecer em 01 de agosto, com o tema: ‘Um ano de licença maternidade para todo o Brasil’. “ Nosso objetivo com o evento é incentivar o aleitamento e dar informações corretas sobre o benefício dessa prática, que é natural. Precisamos tirar mitos e mostrar como pode ser fácil e prático amamentar, e o quão benéfico esse ato é pra saúde dos bebês”, afirma Adriana Vieira, organizadora do evento em Santos, desde 2014.

Amamentar

Quem quiser participar de movimentos em sua cidade é só entrar o grupo no facebook: Hora do mamaço, se cadastrar, para que sua cidade também faça parte.

A fundadora da AMS – Aleitamento Materno Solidário, Simone Carvalho, que coordena a Hora do Mamaço nacionalmente, já está iniciando a organização pelas cidades do Brasil, e afirma que todas as cidades podem participar: https://www.facebook.com/ahoradomamaco?fref=ts

 

Adriana Vieira

Leave a Reply