Novidades odontológicas para crianças

Nessa última semana aconteceu em São Paulo o 17° Congresso latino americano em Odontopediatria. Eu estive lá para buscar o que há de mais novo, atual e moderno no tratamento odontopediátrico.

Uma das coisas que vi, gostei e experimentei foi um lencinho umedecido para fazer a higiene bucal nos bebês que ainda não possuem dentes. A higiene é um fator fundamental para a prevenção de doenças bucais e desde o nascimento é importante que a mãe crie o hábito da higienização para evitar o acúmulo de resíduos alimentares que ficam entre a bochecha e a gengiva do bebê. Dessa forma, promove-se o condicionamento da criança, e assim, quando os dentes surgirem, a escovação será iniciada automaticamente, sem transtornos, de modo eficaz e prazeroso.

 

luwes2    nn

 

Muitas vezes estamos no shopping, na casa de alguém, restaurantes e não temos como higienizar a boquinha deles. Esses lenços são super práticos, tem propriedades antifúngicas e antibacterianas. Além disso, não tem álcool e não causam intoxicação, nem danos algum ao bebê. Eles são descartáveis, de tamanho pequeno, leve e fácil de carregar para qualquer lugar.
Esses lenços podem ser usados após as mamadas, sempre que o bebê regurgitar e antes de dormir. Enrola o lenço no dedo indicador e passa na gengiva, lábios e dentes (quando presentes).

Há também a solução em spray que pode ser utilizada na fase de erupção dentária e nas aftas, pois sua fórmula tem ação analgésica, aliviando o desconforto da criança nessa fase.

Esses lenços podem ser comprados pelo site http://www.inphloral.com.br  e na loja virtual da Fórmula e ação (lenços oral wipes) http://www.formulaeacao.com.br

Outra novidade, mas que ainda precisa de mais estudos e pode ser o grande futuro da odontologia, são as células tronco achadas no dente de leite. Isso mesmo, aquele dentinho que vai para a fada do dente, tem uma grande utilidade no processo de reparação tecidual. As células tronco mesenquimais (CTM) são encontradas na polpa dentária (nervo do dente). Elas tem um efeito potencializador de recuperar tecidos lesados. Existe já uma empresa chamada CCB , especializada na coleta e na preservação de células tronco do sangue, do cordão umbilical e também da polpa do dente.

 14934_551322731640349_6211409370883235158_n[1]

lu
Essa semana também estou testando um aparelho no consultório que surgiu para melhorar o desconforto e dor na hora de anestesiar. O Morpheus é uma estação computadorizada de aplicação de anestesia odontológica que possibilita a ausência ou diminuição de dor através do controle automatizado do fluxo do anestésico. Pelo o pouco que usei já gostei bastante e acredito que os pacientes que precisam de anestesia odontológica também vão gostar.

l

 

Todas essas novidades visam facilitar a vida do profissional e do paciente, buscando sempre a qualidade em saúde bucal. Os variados produtos que são apresentados em congressos ajudam muito o nosso dia a dia e traz muito benefícios no tratamento odontológico.

 

 

 

luciana westin

Leave a Reply