Teste da Linguinha

20140702-163206.jpg

O exame, desde o início desta semana, é considerado obrigatório em todos os hospitais do Brasil, que tem 180 dias para se adaptarem (Lei nº13.002/14).

A avaliação de frênulo lingual em bebês, ou teste da linguinha, passou a ser prática comum nas maternidades. O exame é feito por fonoaudiólogos em crianças de até seis meses e é garantido pelo Sistema Único de Saúde. Especialistas contam que o procedimento é importante para corrigir logo cedo problemas que limitam a sucção da criança durante a amamentação e também evita que o bebê cresça com dificuldades na fala. O exame, desde o início desta semana, é considerado obrigatório em todos os hospitais do Brasil, que tem 180 dias para se adaptarem (Lei nº13.002/14).

O teste da linguinha não causa dor alguma ao bebê. Primeiro, a profissional examina com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo. Em seguida, observa e grava a amamentação da criança, para depois analisar os detalhes.

20140702-162745.jpg

 

“Bebês com alteração no freio lingual têm um número menor de sucção e um tempo maior de amamentação, algo em torno de oito a dez segundos. O normal é que essa pausa seja de quatro segundos e que a criança tenha uma quantidade maior de sucção”, explica a fonoaudióloga Roberta Martinelli.

Ela diz que ao ser identificada alguma alteração no frênulo da língua a criança tem de passar por uma cirurgia para corrigir o problema. A intervenção chama-se frenectomia, ou simplesmente pique, que consiste em um corte pequeno nesse pedaço de pele. O procedimento completo dura cerca de dez minutos e a criança não precisa ficar internada. Pode ser feito no próprio consultório pelo Odontopediatra.

Esse exame é de extrema importância para ajudarmos no desenvolvimento da sucção, da fala e da alimentação do bebê. A presidente da SBFa, Irene Marchesan, afirmou que fará um esforço para convencer os parlamentares a transformar o teste da linguinha em lei federal, assim como ocorreu com os testes da orelhinha, do pezinho e do olhinho.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CFFA

20140702-163323.jpgAutora: Dra. Luciana Westin

Mãe de 2 filhos pequenos, Rafael e André, A Dra. Luciana compreende o universo materno como nós. Mãe mil e uma utilidades conscilia o trabalho em tempo integral, a casa e a família , e ainda arranja tempo para fazer ginástica.

Morou 3 anos nos Estados Unidos, fala inglês fluentemente e oferece tratamento com tradução.

Formada em Odontologia pela Universiade Paulista- UNIP, Especialista em Odontopediatria pela USP, Especialista em Ortodontia pela APCD

Consultório: 

Rua João Álvares Soares 1578, Campo Belo Fone/fax: 11- 5096-3182

Leave a Reply