Cansaço? Estafa? Febre de peito? MASTITE

Tudo começou ontem, com sintomas muito parecidos com resfriado, o que me levaram a pensar que era realmente um resfriado. Dores no corpo inteiro, cada junta, quadril, costas, braços, dor de cabeça e febre com calafrios e muito, muito frio! Estava um bagaço! Mas sabia que não era resfriado. Primeiro porque quando o Théo tinha 1 mês e meio passei pela mesma situação e a mãe de uma amiga me explicou do que se tratava. MASTITE. Popularmente conhecido como febre de peito ou febre de leite.
.
Dessa vez eu quase me confundi, fui enganada pelo frio que faz atualmente. Da outra vez que eu tive era verão, então não tinha como errar. Logo achei uma desculpa para as dores nas costas e braços, o peso do Théo. Claro, a super Mãe Mari não poderia ter nada !
.
Mas, hoje pela manhã eu não consegui levantar. Dei mamá de madrugada e pela manhã e quando o Théo acordou, meu marido teve que se ocupar dele. Surgiu um sintoma definitivo. Meu seio direito doía muito na parte inferior e estava suuuper quente. Eureca! Mastite sem dúvidas.
.
Pra quem não sabe, mastite é uma infecção da mama causada pela entrada e leite nos vasos sanguíneos, não é um a infecção bacteriana, mas os sintomas são de resfriado forte pois o corpo começa a tratar essa substância como uma “proteína estranha”, tentando combatê- la. Como o leite não consegue passar ele se acumula e causa inchaço e inflamação no local. (fonte: http://www.babycenter.com.br)
.
Que horror, passei o dia na cama, bom pelo menos descansei um pouco, meu marido trazia o Théo para mamar e eu me levantei para dar a papinha defrutas e o banho. Continuei sim amamentando, não pode parar, mesmo porque uma das possíveis causas da mastite é o acúmulo de leite por não esvaziá- lo bem a cada mamada.
.
Hoje tomei paracetamol e transpirei como uma linguiça (kkkkk), mas agora à noite já me sinto bem melhor. Não deixe a mastite evoluir. Se não notar melhoras consulte seu ginecologista ou até mesmo o pediatra do baby.
.
Coisas importantes a saber….
compressas quentes aliviam a dor (faça antes de amamentar)
 faça massagens no banho (em alguns casos a mama pode empedrar)
 fique de olho na “pega” de maneira que ela esteja correta
coloque o bebê para mamar em posições diferentes
 descanse quando puder e alimente-se bem para cuidar da sua imunidade
 esvazie a mama depois da mamada, ou com a bombinha ou com a mão
 tome um analgésico em caso de muita dor e um anti- inflamatório autorizados pelo seu médico
.
Vamos lá, força na peruca como dizem minhas amig”as”.


Leave a Reply