Até quando amamentar?

Depois da conquista de conseguir amamentar e nutrir seu bebê com seu próprio leite e o orgulho de ter sido capaz, vem aquela inquietação: quando parar. Claro que não podemos estar tranquilas e desencanadas por algum tempo. NÃO. Quando tudo está bem, algo novo chega para ocupar nossas cabecinhas. Mas sabemos que somos assim e começamos um novo desafio da vida.
.
Então eu digo, que maravilha minha missão foi bem executada. 6 meses de LM exclusivo conta muito ponto. Mas até quando eu devo amamentar? Se você é do GVA já está me criticando e dizendo que não é uma escolha e que o aconselhado é até 2 anos. Cada um tem sua opinião e eu te digo que não vou amamentar até 2 anos. Se você é das antigas está me dizendo que eu já deveria ter desmamado. Se você é colega e está na mesma situação que eu, já até pensou numa idade limite que pode beirar os 9 ou 12 meses. Eu vou mais perto, 9 meses está mais que bom, ou não?
.
Amo o contato e a relação que estabeleço com o Théo quando ele mama. A troca de olhares, a tranquilidade que ele exala, batida de coração com batida de coração e o carinho e a proteção que passamos. Segurança para agir na vida, força para vencer os obstáculos e amor incondicional. É de fato maravilhoso. Por outro lado, não quero que meu peito seja um escape e uma dependência.
.
O ideal é que isso aconteça naturalmente, e pode ser mesmo que aconteça e aqui estamos nós perdendo tempo com caraminholas novamente. Mas conheço muita mulher que não consegue desmamar seus filhos. Isso é complicado. Criança pendurada no peito, mãe perdida, uff … caminho que eu espero não percorrer.
.
Até o exato momento tudo vai bem. Como o pediatra do Théo explicou à medida que ele vai comendo mais, vai mamando menos. Verdade. O Théo mamava a cada 2 horas. Hoje ele abriu os intervalos, mama a cada 3 horas e acabo de ver que isso está dentro da normalidade. Os grupos no facebook são ótimos para isso. Aliás, você já entrou no do Clube da Fraldinha? Entre!(https://www.facebook.com/groups/clubedafraldinha/)
.
Segundo uma pessoa de confiança de opinião (sabe como é isso né? Damos ouvidos à poucas pessoas quando querem dar palpites, essa é uma delas), daqui 2 meses, ou seja quando o Théo tiver 8 meses eu devo trocar umas mamadas de LM por LA. Assim, o desmame ocorrerá de maneira gradual.
.
Gostei. Acho que já tenho minha opinião formada. Deixe sua opinião!


2 Comments on Até quando amamentar?

  1. Andrea Pires Magnanelli
    08/15/2013 at 14:05 (11 years ago)

    Oi!
    Adorei o seu texto. Esse é um ponto que tb penso e pretendo não passar de um ano amamentando. Minha filha completa 4 meses na próxima semana e logo vai começar a adaptação no berçário. Ou seja: LA já será inserido. Além do mais, começaremos um pouco mais cedo com algumas papinhas.
    Estou fazendo o possível para retirar leite, mas entre as mamadas, trocas de fralda, brincadeiras com a Diana, deixar a casa minimamente habitável, comer,… Nem sempre a retirada de leite é possível.
    Acho que passado os seis meses e a introdução de sólidos, a questão do desmame é mais da mãe que do bebê.
    Tb não me vejo com uma criança de 3, 4, 5 anos pendurada no peito.

    Parabéns!
    beijos

  2. A mãe do Pedro :)
    08/15/2013 at 23:27 (11 years ago)

    Tenho essa mesma dúvida! Tinha certeza de que eu desmamaria meu filho no máximo com 6 meses, ele tem 8 meses e ainda nao tive coragem, ou melhor, não tive vontade! Pedro hj mama de manhã e a noite!!!

Leave a Reply