Comendo com o Théo. Papinhas salgadas

.Essa história de papinha é de fato complicada até o momento de começar, confesso que dar o primeiro passo parece um mostro de sete cabeças e com certeza você já leu quatro milhões de artigos sobre isso. Normal, eu estava igual. Mas agora já me sinto confiante e estou adorando. Esse relato refere-se a minha experiência pessoal, que foi modificada ao longo de tempo, depois de eu ter adquirido um pouco mais de conhecimento. Veja na Coluna de Nutrição as instruções das Chefes de Papinha.

.
Sempre escutei que quando eu começasse a fazer as papinhas do Théo eu aprenderia a cozinhar, E não é que é verdade! Foi como num passe de mágica, estou me saindo uma muito boa (rs) cozinheira e eu só sabia fazer carne moída com ovo frito!
.
Antes de começar quero muito deixar claro que esses passos foram os passos que eu achei melhor pra mim e pro Théo. Muitas mães optam por começar já direto com legumes e carne e macarrão, etc… Cada mãe sabe o que é melhor para seu bebê. Você pode ir direto com 4 legumes ou ir como fazem as mais pragmáticas de um por um para ver a reação dele com cada alimento.
.
A CARNE
Bom se você come carne vai ter bastante divergência nas preferências se perguntar por aí. Pode ser feito com músculo, com carne moída (patinho), e tem gente, como eu, que faz com cochão duro. Porque? Porque é mais magra e achei melhor assim para começar. Logo mais vou usar músculo. Faça como preferir. Ainda pode ser feita com frango (peito), minha preferida, ou peixe (nunca fiz).
.
.
OS LEGUMES
Comecei com a batata e depois de alguns dias (3+/-) inseri a cenoura e depois o chuchu, abobrinha, abóbora e mandioquinha. Note: não coloque muita abobrinha o gosto fica meio amargo, a mandioquinha arrasaaa. Com esses legumes já dá para fazer combinações para variar um pouco. Foi uma experiência excelente a evolução foi ótima e de 4 colheres ele passou rapidamente a comer 8. Foi fácil.
.
Fui para a casa da minha mãe e quando entrei na cozinha aquilo parecia uma selva de legumes, frutas e verduras. Rs… ela sabia que eu estava na introdução de sólidos e se preparou. Nos animamos e as próximas papinhas já tinham cará, inhame, couve, espinafre, alho poró, nabo e brócolis. Não coloquei tudo de uma vez, e o brócolis eu resolvi não usar mais. Deu muitoooooos gases.
.
Hoje, com 7 meses ele come 1 potinho inteiro e acrescentei a batata doce. Existem muitas tabelas por aí para fazer as combinações, mas eu sigo a sugestão do pediatra do Théo que é simplíssima. Dois elementos de cima e dois de baixo. OI ??? hahahah é simples, por exemplo batata e cará com espinafre e chuchu, no mínimo. Ou, mandioquinha e inhame com abóbora e abobrinha, no mínimo. Dois de cima da terra e dois debaixo da terra.
.
O TEMPERO
Gente o tempero natural é bem liberado, tipo: alho poró, salsinha, manjericão, cebola. Mas não coloque tudo de uma vez. Tem um grupo muito legal (um pouco rígido) no Facebook chamado Alimentação consciente, excelente para tirar dúvidas básicas e complexas.
.
O uso do sal é polêmico. Dizem que o sal marinho é super saudável, dizem que não se deve por nada de sal. Olha, eu coloco sim uma pitada. Fica a gosto da mãe.
.
BATER OU AMASSAR
Vamos lá, o indicado é amassar e não peneirar. Acho que o importante é não perder a consistência. Não pode ficar muito liquida.
.
CONGELAR OU FAZER A CADA DIA
Você tem tempo? Então te aconselho fazer uma novinha todos os dias. Isso implica em limar legumes,  cozinhar, ferver, amassar ou bater e pronto. Caso contrário, pode congelar sim. O importante é esperar entrar em temperatura ambiente e que esse tempo não passe de 1 hora antes de colocar no congelador. Na geladeira pode ficar até 24 horas apenas. Eu fazia a cada dia e ficava louquinha. Minha vida mudou depois que eu comecei a congelar. A partir de agora vou congelar 2 sabores.
.
Durante as 3 primeiras semanas eu dava apenas a papinha como almoço, depois que senti que ele estava mais habituado comecei a dar no jantar, e foi ótimo porque ele começou a dormir mais cedo.
.
Lembre de tentar estabelecer a rotina…sabe? (veja: Rotina é tudo na vida de um bebê). Assim que der vou postar o ABC da papinha. Como fazer.
.
Qualquer dúvida ou sugestão para as mamães que estão entrando nessa pode ser comentado aqui, ou no facebook (http://www.facebook.com/ClubeDaFraldinha) ou no grupo de discussão (http://www.facebook.com/groups/clubedafraldinha).
.
Consulte nossa Coluna De Nutrição.
.
Divirtam-se e que seu baby se lambuze bastante! Rs…
.
              

 

 


2 Comments on Comendo com o Théo. Papinhas salgadas

  1. Psicóloga Carla Ribeiro de Oliveira
    08/28/2013 at 21:39 (11 years ago)

    Mari, o Heitor (meu bb) fica todinho lambuzado e tenho q dar banho, inevitável! Isso tamb acontece com vc? Vc precisa dar banho após a papinha de janta?

    Vou experimentar congelar! Obrigada.

    Qto aos legumes, qdo vc refere dois de cima e dois de baixo, há alguma lista q o pediatra do Théo disponibilizou p a combinação?

    Vou esperar as respostas, por favor. Um abraço!

    • Mari Visconti
      08/30/2013 at 16:17 (11 years ago)

      Oi Carla! Estou conseguindo responder por aqui agora, espero poder ter te ajudado ontem. Beijinhoss

Leave a Reply