Desenvolvimento infantil: 4 à 5 anos

Desenvolvimento infantil. Esse é nosso último post do ano com a competentíssima Dra. Nathalia Serra e vamos dar segmento à série desenvolvimento infantil que começou desde o nascimento. A faixa etária do texto pode estar distante para algumas, mas não se esqueça que o tempo não passa,…ele voa.

Sans titre

Neste mês, encerraremos a série de textos dos principais marcos do desenvolvimento infantil para abordamos diferentes temáticas. Surgiu alguma dúvida a respeito do desenvolvimento, das alterações do desenvolvimento ou aspectos relacionados a rotina das crianças?? Ou tem alguma sugestão??Nos escreva! Massss antes, dê uma conferida nas principais características das crianças entre os 4 e 5 anos.

Com o passar dos dias, a criança vai ficando cada vez mais independente, consegue vestir-se, despir-se e escovar os dentes com pouco auxilio. Comumente, as crianças apresentam dificuldade para abotoar, abrir embalagens e/ou dar laços. Outra dica legal é separar algumas opções de peças de roupas e solicitar que a criança escolha qual deseja vestir, além de incentivá-la a realizar esta tarefa com o máximo de independência possível, assim estaremos estimulando que a criança faça escolhas e vivencie as consequências de suas decisões.

Dia após dia, podemos estimular também que a criança participe mais do banho, solicitando que ela se ensaboe sem auxílio, se enxague e se seque, entretanto ainda é recomendada a supervisão de um adulto durante o banho. Também é interessante incluir atividades relacionadas ao cuidado da casa nesta idade, por exemplo, podemos proporcionar que a criança alimente um animalzinho de estimação, arrume os brinquedos, auxilie na arrumação da mesa para as refeições, leve as roupas sujas até a lavanderia .. entre outras…

Sans titre2

Como já dissemos muitas (e muitas rs) vezes, o brincar é fundamental para o favorecimento desenvolvimento dos pequenos. Estimule bastante às brincadeiras e jogos “imaginativos” (simbólicos), use bonecos ou objetos que permitam a criação de cenários, histórias e brincadeiras que “simulem atividades da rotina” como, por exemplo: dê banho nas bonecas ou no carrinho, brinque de casinha, de escolinha, de hospital, de viajar, monte “cidades com os blocos” de montar ou itens como embalagens e permita que sua imaginação vá longe! Nessas atividades, a criança entra no mundo de “faz de conta” e irá construindo sua percepção do que é real e do que não é! E isso trará momentos prazerosos, únicos e muitos benefícios para o desenvolvimento cognitivo, comportamental e emocional dos pequenos!

Outra característica é que as crianças gostam de brincar com crianças da sua idade, já conseguem esperar pela sua vez em jogos ou atividades grupais e podemos utilizar essa habilidade utilizando jogos com regras cada vez mais complexas e joguinhos de tabuleiros.

Sans titre3

Em relação aos aspectos motores, comumente ocorre um rápido desenvolvimento físico com melhor controle dos movimentos e com melhor equilíbrio estático e dinâmico. As crianças já são capazes de subir e descer escadas alternando os pezinhos entre os degraus e também saltam em um pé só, o que lhe permite brincar “de amarelinha” e de pular corda. Promova muitas brincadeiras que permitam movimentar o corpo todo, brinque bastante ao ar livre, corra, jogue bola, vá à praia ou a parques e movimente-se bastante.

Já quando solicitamos que a criança desenha a figura humana, a representação começa a ficar mais próxima da realidade. Comumente, nesta idade as crianças desenham a cabeça, olhos , boca, tronco pernas e braços e essas representações pode nos sugerir de como a criança percebe o corpo humano. Com o desenvolvimento, a noção corporal se aperfeiçoa e o desenho vai ganhando mais detalhes e proporção, representando com maior proximidade do “real”.

Sans titre4

E assim encerramos a serie de textos a respeito do desenvolvimento infantil com o ultimo post de 2015!

E que venha 2016, repleto de novidades!!

Nathalia

Leave a Reply