Qual bico de mamadeira e chupeta escolher?

Mamadeira. Oh dúvida cruel. Não sabemos qual escolher. São tantas opções, marcas, modelos, que deixam a gestante mais confusa do que já se encontra como gestante (risos). Essas são as dicas da Dra. Luciana Westin, que vai te ajudar nessa escolha, pensando em desenvolvimento oral. A dra. Luciana é odontopediatra e está conosco há 1 ano sempre às quartas-feiras a cada 15 dias. Esperamos esclarecer suas dúvidas.

bic

Muitas mães me perguntam qual a melhor mamadeira e chupeta para seu filho. Primeiramente, preciso lembrar que o melhor para o bebê é o aleitamento natural, pois é ele que promoverá o melhor desenvolvimento da face da criança, além do vínculo mãe e filho e todos os nutrientes benéficos encontrado no leite materno. Porém, sabemos que a realidade é outra, algumas mães não conseguem amamentar por muitos motivos e nesses casos precisamos das mamadeiras e chupetas para a criança se alimentar melhor e se acalmar.

Escolher uma mamadeira e chupeta não é uma tarefa fácil, já que existem tantas opções no mercado. O importante indepedente da marca da mamadeira é investir no bico, pois é este que vai influenciar no desenvolvimento oral e facial do bebê.

O ideal é que o bico da mamadeira e chupeta seja ortodôntico, pois ele além de fazer a curva interna na boca do bebê, é o que deixa a língua em uma melhor posição, ele é mais parecido com o bico do seio da mãe e a mamadeira fica mais paralela à boca.Consequentemente a mandíbula do bebê faz um esforço a mais para que o bebê consiga sugar o líquido. Os bicos convencionais não proporcionam este esforço mandibular e não favorecem a posição lingual da criança.

bicc

 

bicccc

Como escolher o melhor bico da mamadeira?

Cada empresa classifica esses bicos de uma forma:

– Sempre dê preferência a bicos ortodônticos e o tipo do bico de acordo com a fase do bebê

– escolha bicos de silicone, são mais fáceis de higienizar e causam menos alergias do que o látex

Kuka e Nuk classificam seus bicos pela espessura:

– bico de 0 a 6 meses são pequenos e tem um furo padrão para o leite

– bico + de 6 meses se divide em 3 tipos:

Bico para líquidos ralos (água)

Bico para líquidos médios (leite)

Bico para líquidos engrossados (vitaminas)

bbbbiAs empresas Dr. Brown´s e Playtex classificam os bicos quanto ao fludo do líquido:

  • Fluxo lento
  • Fluxo médio
  • Fluxo rápido

bibbbb

As empresas Avent e MAM classificam os bicos quanto a fase do bebê.

Existem também bicos anti cólica que vem um furinho perto da base para sair o ar e não deixar o bebê engolir. Esses bicos são da Nuk e Kuka. As mamadeiras com essa técnologia são da Dr. Brown´s, Avent, MAM e Playtek.

bbic

 

bbbiccccc

Há no mercado também bicos especiais para bebês com lábio leporino, fenda palatina, bebês prematuros, etc…

bch

bichup

bichuppp

Quanto as chupetas é importante ressaltar que o bebê tem uma nessecidade de sucção e esta pode ser suprida no aleitamento materno. Caso contrário, o uso da chupeta apenas para dormir ou acalmar a criança momentâneamente não causa tantos malefícios. O que causa danos é o uso frequente e prolongado da chupeta, podendo deixar os músculos das bochechas, lábios e língua flácidos, além de alterar o formato dos arcos dentários e trazer prejuízos na mastigação e deglutição.

A escolha  chupeta é tão importânte quanto a da mamadeira. O bico deve facilitar a movimentação da língua, não afetando o desenvolvimento fisiológico da boca.

bicoc

Como escolher a chupeta?

– escolha as chupetas com bicos ortodônticos respeitando as fases de crescimento do bebê

– dê preferência pelos bicos de silicone e BPA free

– certifique na embalagem que o tamanho da chupeta seja apropriado à idade do bebê

– evite chupetas costumizadas, decoradas. Há um risco do bebê engolir algo que solte dela.

 

As chupetas devem ser simples, práticas e sem nada pendurado nelas. Chupetas com stras ou bolinhas aplicadas estão PROIBIDAS.

bichupppp

Fica realmente muito difícil escolher a melhor mamadeira e chupeta com tantas opções nas prateleiras das lojas. Mais importante do que marcas e tipos de mamadeiras e chupetas, é a frequencia com que elas são usadas pela criança e se possível, evitar o uso prolongado. Converse sempre com um Odontopediatra, pois este dará todas as informações necessárias para o bebê ter um ótimo desenvolvimento independente do uso da mamadeira e chupeta.

luciana westin

Leave a Reply