Escola acusada de racismo após comunicado aos pais

Uma escola localizada em São Paulo (SP), vem sendo acusada de racismo após a repercussão de um comunicado enviado aos pais, pedindo para que alunas comparecessem a uma apresentação de fim de ano, nesta quinta-feira (3), com o “cabelo liso e solto”. Segundo o comunicado, a apresentação ficaria “mais bonita”.

Como imagem ilustrativa, o colégio ainda optou por uma escolha infeliz: a foto de Maria Joaquina, a personagem de cunho racista interpretada pela atriz Larrissa Manoela no remake da novelinha “Carrossel”, do SBT.

cabelo liso

A reação nas redes sociais foi imediata, a escola por sua vez emitiu a seguinte nota de esclarecimento:

“São Paulo, 01 de dezembro de 2015

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância vem por meio desta nota esclarecer que todas as questões de diversidade, racial e religiosa estão contempladas no Plano de Trabalho da Associação, Plano este acompanhado e autorizado pela Supervisão de Ensino da Diretoria Regional de Educação.

O procedimento equivocado e individual de um funcionário sem a autorização da Direção (o qual as medidas administrativas já estão sendo tomadas), não pode representar a imagem de todo um trabalho voluntário de 68 anos a favor da igualdade e contra qualquer tipo e forma de preconceito.

Citamos ainda que recentemente foi implantado pela Prefeitura Municipal de São Paulo os Indicadores de Qualidade de Educação, onde esta instituição foi muito bem avaliada pela comunidade e pais de alunos, e o mesmo é objeto de formação na Educação das nossas crianças.”

 

Leave a Reply