Meu filho não deixa escovar os dentes

Escovar os dentes é sempre uma dor de cabeça porque se eles amam, não deixam você escovar corretamente…somente eles podem. Já se eles não gostam, precisamos mesmo é de uma boa reza pro bichinhos abrirem a boca e vrá! enfiarmos rapidamente a escova para fazer o que conseguirmos fazer. Por isso vamos às dicas sempre tops da Dra. Luciana Westin em sua Coluna quinzenal aqui no blog. Esperamos que se útil.

Sans titre2Cada fase na primeira infância apresenta novos desafios tanto para os pais como para as crianças. Os pais representam uma grande influência na vida de seus bebês e esses pequenos observam e imitam tudo. Por esta razão é importante iniciar desde cedo bons hábitos de higiene bucal e incentivar bastante a escovação dos dentes. Nessa hora os pais tem um papel fundamental para motivá-los.

 

O odontopediatra utiliza muito a técnica do FALAR –MOSTRAR-FAZER. Este método modela o comportamento infantil tanto no atendimento no consultório odontológico como no dia a dia escovando os dentes. Essa técnica consiste em explicar os procedimentos, ou seja, conversar com o seu filho o porquê da importância da escovação, depois demonstrar a colocação da pasta de dente na escova, os pais podem escovar os dentes junto com os filhos e por fim realizar o procedimento, ou seja, escovar os dentes da criança.

 

 

É muito importante a utilização de um vocabulário apropriado para cada idade. Na hora da escovação vale contar histórias, cantar músicas, escovar os dentes dos bonecos, enfim… A escovação deve ser um momento divertido, uma atividade simples que deve ser feita de forma carinhosa e cuidadosa.

 

Os pais precisam mostrar para os filhos que a escovação faz parte da rotina, assim como comer e tomar banho. Dessa forma quanto antes essa atividade for introduzida na vida do bebê, mais fácil ela irá incorporar em seu dia a dia e isto se tornará um hábito que será levado para o resto da sua vida.

Sans titre4

Algumas dicas podem ajudar nesse momento tão importante para a saúde dos dentes:

 

  • Introduzir o mais cedo possível o hábito da higiene bucal

 

  • Levar os filhos a um odontopediatra para que ele oriente de forma correta as técnicas de escovação, pastas de dente e tirar todas as dúvidas.

 

  • A rejeição na hora da escovação, normalmente acontece devido a falta de hábito. As crianças choram, reclamam, levando os pais ao adiamento ou abandono dessa prática. Não desista!!!

 

  • Dedique tempo ao seu filho nesse momento. Primeiro a criança escova e depois os pais escovam (ou vice e versa). Faça disso uma brincadeira

Sans titre3

  • O ambiente tem que ser adequado: coloque um banquinho firme perto da pia, uma escova de personagem que a criança goste, um copinho com água para aprender a bochechar

 

  • Os pais são os maiores exemplos. Escove os dentes na frente dos filhos, eles adoram e imitam. Esse hábito ficará instalado para o resto da vida.

 

  • Nunca Ameace ou crie medo. Os pais, muitas vezes usam o dentista como vilão, dizendo que o dentista vai dar injeção se não escovar os dentes. Ao contrário, o dentista ajudará a deixar o sorriso mais saudável e bonito.

 

  • Faça algo diferente na rotina da escovação como comprar um livro sobre escovar os dentes, comprar uma escova nova, coloque ou cante música

 

 

  • Os pais precisam ser firmes nessa hora e explicar carinhosamente para a criança que ela precisa escovar os dentes. Os bebês e adolescentes costumam dar mais trabalho nessa hora e os pais podem argumentar que os dentes ficam mais brancos, sem cáries e com cheirinho bom.

 

  • Por fim, escovar os dentes em família é muito mais gostoso e prazeroso. Aproveite esse momento para fazer algo junto com seu filho.

Sans titre1

luciana westin

 

 

Leave a Reply