Meu bebê bateu a cabeça. O que devo fazer?

.

http://www.portalstudiorp.com.br
.
Pronto. Eu que estava pensando em ler, como precaução, o que fazer no caso do Théo bater a cabeça acidentalmente, acebei tendo que me informar diante do fato consumado. Ontem à noite ele sentado no tapete de EVA tombou para trás e bateu a cabeça.
.
Eu estava sentada diante dele e virei a cabeça quando meu marido falou comigo. Nessa fração de segundos PLÁ, ele caiu para trás. Ele chorou um pouco, eu o tomei nos braços e pouco depois parou de chorar. Não me preocupei taaanto, porque vi que não tinha sido muito forte e que ele logo parou de chorar. Já era hora de dormir e fui colocá-lo no berço onde ele engasgou!  Levantei-o rapidamente e fiquei com ele no colo. Algum tempo depois ele “miava” e pensei que quisesse mamar. Quando o coloquei no peito ele engasgou novamente. Ao levantá-lo ele vomitou muito.
.
QUANDO LEVAR SEU BEBÊ AO HOSPITAL (fonte: Orientação para pais de lactantes vítimas de trauma craniado do Hospital Santos Cooperativa Médico Hospitalar)
.
– Quando um bebê vomita uma ou mais vezes. Eu sabia disso, mas como meu marido dizia que não era motivo para me preocupar (ahhhhhhh! ) fui procurar na net. E SIM! Você deve levá-lo SIM para que seja observado por um pediatra. Lá fomos nós … Saímos às 21:00 e voltamos 00:00. Fomos muito bem atendidos no Hospital Infantil em Santos. Esse foi o único sinal, mas suficientemente preocupante para mim, como mãe.
.
– Apresenta sonolência ou irritabilidade exagerada.
.
– Desmaio ou convulsão
.
– Se uma pupila estiver maior que a outra
.
– Se houver dificuldade na movimentação de qualquer umdos braços ou pernas, ou chora durante sua manipulação
.
– Gemência
.
– Perda anormal de líquidos ou sangue pelo nariz, boca ou orelhas.
.
Como ele foi examinado
.
Checaram a temperatura, os ouvidos, o coração, o peso, as pupilas e a garganta. Tudo estava normal, mas a pediatra pediu um RAIO X. Ótimo, me pareceu sensato e eu não tive que sup,icar por esse exame que me deixaria tranquila.
.
RAIO X- ele chorou mais no raio X do que na batida da cabeça. A placa é fria, o local escuro e as posições nada fáceis – de bruços, braço pra baixo e cabeça pro lado (era quase a dança do chuchuá). Judiação.
.
Resultados dos exames
.
Com os exames todos normais ela me disse para ficar alerta a qualquer alteração comportamental nas próximas 12-36 horas. E retornar ao hospital caso apresentasse os sinais acima citados. Segundo ela, não seria necessário fazer uma tomografia.
.
Tudo seguiu bem. Ele dormiu corretamente e acordou mais vezes que o habitual. Como vomitou muito, imagino que ficou com fome.
.
DORMIR OU NÃO DORMIR
.
As instruções não são tão rígidas assim. Você pode, sim, deixar seu filho dormir. A sonolência é normal após a batida e uma cochilada de até 20 minutos ajuda a relaxar. O que não pode é um sono muito profundo por mais de três horas seguidas, em que a criança não acorda logo que você chama ou para mamar, no caso dos bebês. (fonte : http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2013/03/seu-filho-bateu-cabeca.html)
.
PARA PIORAR MINHA SITUAÇÃO
.
Durante a espera na sala de observação notei que estava sem a minha aliança. Rs.. SIM meninas ! Nessa confusão toda perdi a aliança. Entre orientar meu marido para limpar um pouco o quarto do Théo enquanto eu conferia as coisas para levar como carteira do convênio, endereço, bolsa completa, manta, etc… E talvez durante o percurso no carro ou até mesmo no Hospital, perdi a aliança.
.
Na volta, já em casa, o Théo dormia tranquilamente e nós procurávamos a aliança e lavávamos tudo. Poltrona de amamentar, almofada, roupa minha e roupa do Théo. Nada da aliança em casa até que disse ao Ben que fosse no carro!
.
Eureca. Alí estava ela. No chão da garagem do prédio, do lado do carro. Não é confusão demais pra uma mãezinha de primeira viagem??? Hoje o Théo está super bem da batida, nem galo fez. Mas o pequeno ganhou um resfriadinho com corisa e espirros. Vou benzer!
.
Bom amigas, o negócio é esse. Não transparecer o desespero ao bebê, e ficar atenta aos sinais. Vomitou ou está molenga, leve sim. Melhor perder tempo lá do que ficar com aquela pulga atrás da orelha.
.
Nessa fase dos bebês, em que eles estão se movimentando muito, o controle da cabeça fica muito difícil devido ao seu peso. Por outro lado “A cabeça do bebê é mais resistente aos traumatismos já que, como ainda está em crescimento, tolera melhor pequenos aumentos da pressão intracraniana”, explica o pediatra Márcio Moreira, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP)
.
A partir de agora eu não tiro mais os olhos dele. Meu marido já me achava uma exagerada, pois agora estarei pior!

 


2 Comments on Meu bebê bateu a cabeça. O que devo fazer?

  1. Flavia Cabral
    09/09/2013 at 14:31 (11 years ago)

    NOSSA, NEM ME FALE EM QUEDAS, EM DESTES DIAS DE MUITO FRIO COLOQUEI A MANOELLA (3) PRA DORMIR NA MINHA CAMA…..E ADIVINHE???????? SIMMMM ELA CAIU,(NUNCA TINHA CAÍDO DE LUGAR ALGUM), QUE SUSTO ERAM 5:00HS DA MANHÃ….ELA CHORAVA MUITO E TINHA ÂNSIA, SEM PENSAR PASSEI A MÃO NAS COISAS E FUI PARA O HOSPITAL MESMO MEU MARIDO DIZENDO QUE NÃO ERA NADA.
    CHEGANDO LA FIZERAM A RESSONÂNCIA E GRAÇAS A DEUS NÃO ERA NADA, MAS DESCOBRIRAM UMA SINUSITE KKKK AI COMECEI A TRATA-LA …NOSSA FOI UM ALIVIO VIU….QUEM TRABALHA COM ESTAS COISAS VÊ CADA HISTORIA…..(AHHH SOU FISIOTERAPEUTA).BJS

  2. Mari Visconti
    09/13/2013 at 03:58 (11 years ago)

    Nossa que susto Fla…eu morro de medo dele cair do trocador da comoda. Sei de uma amiga que a filha dela caiu. Imagina…morro. Mas, marido eh fogoneh, pra eles nunca eh nada, nos somos asssss exageradas…voute contar…Nao peerde o post sobre paternidade que eu vou por amnha. Beijos e, adoro comentarios…

Leave a Reply