Descobri que estou grávida e agora?

Eba !!!! Esse é o primeiro texto da nova Coluna de Ginecologia e Obstetrícia e além de informaçóes valiosas, há muito amor envolvido. Dra. Maria Clara, quem escreve a coluna, foi minha médica obstetra e fez o parto do Théo. Estamos organizando as postagens para que TODAS as dúvidas de uma gestante sejam esclarecidas ou ainda, que voce tenha um caminho já organizado para traçar juntamente com seu obstetra. Espero que gostem !

grávida

Olá, leitoras do Clube da Fraldinha. Sou Dra. Maria Clara Ginecologista e Obstetra. Amo a minha profissão e não me imagino fazendo outra coisa. Conheci a Mari durante o Pré Natal sempre acompanhada pela sua mãe e esperando o navio trazer o pai do Théo rs…, que chegou a tempo para últimas consultas e para o parto. Como todos devem saber foi um momento único na vida da Mari mais também com algumas coisas chatas!!! Por isso vamos iniciar uma coluna direcionada para gestantes. Nosso primeiro tema será ” Descobri que estou grávida e agora?”.

Primeiro passo

A primeira coisa é procurar um obstetra da sua confiança com o qual você deve ter empatia e liberdade, já que irão conviver pelos próximos 10 meses!!! Você deve ter confiança nele porque neste momento sugirão muitas dúvidas e palpites. Para você não ficar doida, não dê ouvidos às crendices e tire todas as suas dúvidas direto com seu obstetra. As pessoas adoram falar tragédias não deem ouvidos.

Segundo passo

Teste de urina na farmácia pode ser sim um bom começo. Quando ele dá positivo você está grávida (lembrando que em medicina não é matemática nada é 100% mais 99%). Quando este teste vem negativo não podemos afirmar que realmente não esteja grávida já que pode ocorrer de não ter ainda uma quantidade suficiente de hormônio na urina para positivar.

Sua primeira consulta no obstetra será o momento de se conhecerem. O médico irá examinar as mamas e avaliar os mamilos, realizará toque vaginal para avaliar sua pelve, peso, pressão arterial , enfim, exame físico completo. Exames laboratoriais também serão solicitados como por exemplo hemograma, urina1, tipagem sanguínea, sorologias, urocultura, hormônio da tireoide, vitamina D, glicemia jejum.

Terceiro Passo

O ideal é realizar o primeiro Ultra-som por volta de 7 semanas de gestação que é excelente para checar se a data da última menstruação está correta (com isso vamos estabelecer a idade gestacional). O que acontece quando muitas mulheres fazem com 5 semanas é que o médico do Ultra-som consegue ver a vesícula (casinha do bebê) mas não consegue ver bebê dentro. Daí teremos que repetir esse ultra-som após 7-10 dias para confirmar se o bebê realmente não irá se formar ou se era apenas tão pequeno ainda que não apareceu no exame. Isso causa muita ansiedade e tristeza para paciente desnecessariamente.

Quarto Passo

Vocês também já devem iniciar uma conversa bem aberta sobre expectativas em relação a gestação e via de parto. Conversem também desde de o início sobre a amamentação. Algumas mulheres têm muita dificuldade para amamentar e começam a se sentir tristes e incapazes de fornecer alimento para seu filho, elas devem ser apoiadas é mostrar que isso é comum é que no final sempre da certo de alguma forma.

Nessa primeira consulta também serão iniciadas as vitaminas. Existem vários complexos específicos para gestação vendidos nas farmácias, eles contêm Ácido Fólico, Sulfato Ferroso entre outras vitaminas. Porém, no serviço público de saúde só é distribuído Ácido Fólico e Sulfato Ferrosos, fiquem tranquilas eles são suficientes.

Mães muito cuidado com alimentação e roupas. No início da gestação não é para engordar!!!! Eu pego no pé das minhas pacientes em relação ao peso porque a obesidade na gestação aumenta a chance de muitas doenças com diabetes e hipertensão arterial. Em relação as roupas utilizar tecidos e cortes mais confortáveis principalmente que não abafem a vagina já que a gestação aumenta secreção vaginal e chance de candidíase.

Quanto a medicações não usem sem orientação do seu médico. Existem medicações que não devem ser utilizadas durante a gestação. Inclusive aquele remedinho que usa para desentupir o nariz estão proibidos sem orientação.
Toda gestante tem direito ao cartão de pré natal preenchido!!!!! Cobre isso do seu médico. Sempre ande com o cartão de Pré Natal na bolsa, ele tem todas as informações sobre sua gestação. Caso você passe mal em algum lugar e tenha que ir para Hospital o médico de plantão terá todas as informações necessárias.

Do resto é só curtir muito esse momento mais que especial que é a gestação!!!!!
No próximo post vamos falar sobre como saber sua Idade Gestacional em semanas.
Beijos a todas.

maria clara

1 Comment on Descobri que estou grávida e agora?

  1. Tais
    09/30/2015 at 17:42 (9 years ago)

    No meu caso, meu problema foi ao contrario, perdi muito peso em razão de passar muito mal. Engordei 5 kg durante a gravidez toda!

Leave a Reply