A crise dos 8 meses pegou a gente

Desde que inventaram essa história de crises. Crise disso, crise daquilo venho tentando identificar algumas delas para obter alguma explicação científica sobre certas reações do Théo, mas confesso, e isso é super positivo que ainda não identifiquei nenhuma.
.
Oi??? O que eu quis dizer é que passamos ilesos pela crise dos 3 meses, ele apresentou alguma característica mas nada significante para que eu me preocupasse ou dissesse Uiiii estamos em crise.
No entanto, agora à 1 semana de completar 8 meses posso notar seguramente que fomos pegos pela crise dos 8 meses.
.
Mas do que se trata a crise dos 8 ?
Essa crise é chamada de crise da separação e angústia. Nessa fase os bebês começam a querer “comer o mundo”, a fase do descobrimento, das novas sensações, os novos “poderes” como engatinhar, se levantar e escalar. Percebem então, que adquiriram habilidades para se separar fisicamente de sua mãe e isso lhes causa angústia.
.
Até esse momento mãe e filho funcionavam numa simbiose perfeita como se estivessem unidos em um só corpo. Mas chega a hora em que ele nota sua primeira independência pelo contato com o mundo e com o ambiente.
.
Gente isso é bonito demais. É lindo! Nós já sentíamos essa união, essa química, essa energia, mas quando li pela primeira vez que não era coisa da minha cabeça doida, uff… me arrepiei. A natureza é perfeita e sábia. Nossos bebês estão crescendo mesmo.
.
Como eu notei isso no Théo
Os sintomas são claros: perda fácil do sono durante à noite ou dificuldade para dormir. O Théo acordava chorando muitas vezes, logo depois de dormir e quando meu marido ia atendê-lo o choro se intensificava e só cessava quando eu aparecia.
.
Pela primeira vez ele esticou os bracinhos quando eu me aproximei e desde então o faz frequentemente, demonstrando sua necessidade de estar comigo, pois sentiu a angústia de estar separado daquela com quem esteve durante muitos meses.
.
Cheguei até pensar que ele estava manhoso, mas entendi tudo ao procurar explicações. Em momentos agudos dessa crise, não há pessoa melhor e mais acertada que a mamãe, somente a mamãe. É a famosa “mamite” tipo faringite, amidalite rs…
.
Outros sintomas podem ser notados como a falta de apetite, agitação ou entristecimento. Olha que coincidência acabo de fazer uma pausa para ver o baby porque eu o vi muito agitado pela babá eletrônica, e adivinhem…ele estava do outro lado do berço todo atravessado com a cabeça apoiada no Pluto, rs…
.
Uma maneira de contornar a situação é dar a famosa naninha, doudou, fraldinha, ou qualquer outro objeto ao qual ele possa se apegar e que tenha, preferencialmente o cheirinho da mamãe.
.
Que coisa não é? Bom, não sou nenhuma especialista no assunto então, vou indicar dois sites para que você possa se informar melhor. Eu sempre dou uma olhadinha lá.
.
.
Se você está pensando em colocar na escolinha nessa época, acho que seria boa idéia tentar deixá-lo bem tranquilo, estar presente lá por alguns dias para não intensificar essa “ausência”.
 .
Me conta depois como seu bebê desenvolveu essa fase. Espero poder ter te ajudado a entender melhor esse momento tão delicado que requer atenção, carinho e colo. Dizem que a próxima é a de 1 ano. Vamos ver… Até lá.

 


Leave a Reply