Utensílios de plástico e os dentes

Dentes. Hábitos rotineiros podem disfarçar alguns perigos à saúde. É o caso do uso de tapeware e mamadeira de plástico com relação aos dentes. Já falamos por aqui sobre os perigos do Bisfenol mas nunca abordamos diretamente relacionado aos dentes. E, surpresa ! Mais um vilão a ser combatido. Veja no texto da Dra. Luciana Westin como ele atua nesse sentido e procure nos utensílios de plástico a etiqueta que indica que aquele produto é livre de Bisfenol. A Coluna de Odontologia Infantil vai ao ar quinzenalmente ás quartas-feiras. Fique ligada !

 

Dentes

O que é MIH?

Em inglês a sigla MIH significa molar incisors hypomineralization, que significa um defeito no esmalte do dente de etiologia sistêmica que acomete os primeiros molares e incisivos permanentes.

O esmalte do dente se torna frágil e pode se desfazer facilmente, deixando a dentina exposta e causando assim problemas como sensibilidade e maior risco de desenvolver a cárie. Essas manchas no esmalte são frequentemente confundidas com a fluorose (manchas devido ao excesso de flúor), com   a amelogênese imperfeita ( outra má formação do esmalte) e até com a própria cárie.

 Destes

A MIH é causada por desordens metabólicas de cálcio e ferro, nascimento prematuro, febre alta na infância, complicações perinatais e exposição a dioxina !!!!!

 

O que é a dioxina?

Dioxina é uma substância liberada quando os plásticos são levados a altas temperaturas no microondas. Por isso os pais devem tomar muito cuidado ao comprar as mamadeiras, copos, pratos de plástico do seu filho. Certifique-se que esses produtos foram feitos especialmente para essa finalidade. As mamadeiras e copos devem ter o plástico apropriado para irem ao microondas. Com o calor, os plásticos podem liberar dioxinas diretamente no alimento.  Dê preferência também a recipientes de cerâmica e vidro. Além disso,  evite tampar o alimento com o filme de PVC, ele também libera dioxina.

 

Ao comprar produtos de plástico veja se ele possui esses simbolos nas embalagens.

 Dentes

Além da má formação dental, a dioxina pode causar má formação fetal, é cancerígena e pode afetar o crescimento e desenvolvimento da criança. Quando ocorre a hipomineralização dos molares e incisivos, esses dentes devem ser acompanhados clínicamente e deve ser realizado um tratamento especializado para fornecer uma melhor qualidade de vida à criança.

luciana westin

Leave a Reply