Kidzania: Vale a pena?

Kidszania

Kidzania. Visitei o parque duas vezes ano passado, a primeira foi na pré- inauguração e a segunda alguns dias após a abertura. A kidzania simula uma mini cidade na qual crianças podem desempenhar mais de 60 profissões, em um ambiente realista que simula a vida real dos adultos. Lá, elas têm acesso a diversos serviços, mas para desfrutá-los precisam trabalhar para ganhar kidZos, a moeda oficial da cidade.Mas afinal, vale a pena? Vamos direto aos pontos:

 

Preços

Quem não tem referência de quem já esteve lá ou não chegou a pesquisar o que o parque oferece com certeza se assusta com o valor dos ingressos (mais abaixo está a tabela de preços -jun/2015). Pensando nisso, foi desenvolvido uma série de opções para driblar o alto custo como: horários menos onerosos, visita com escola, desconto para clientes das empresas parceiras e recentemente vi uma excelente promoção no Groupon.

O que o parque oferece

A proposta do Kidzania é aprender brincando, definida como “edutenimento”.  O parque é composto por réplicas dos estabelecimentos mais representativos de uma cidade, como: Hospital, Quartel de Bombeiros, Delegacia de Policia, Rádio, Televisão, Supermercado, Teatro, Discoteca, Salão de Beleza, Pista de Fórmula 1, Zonas Industriais, Estádio e Pizzaria, entre outros (clique aqui para conhecer todas as atividades) e as crianças acabam fazendo uma espécie de circuito da vida real para brincar e se divertir. Tudo é ultra moderno, com material de primeira, e muita tecnologia. É notável que não pouparam esforços para oferecer algo único e surpreendente. O grande destaque é o simulador de vôo com um espécie de réplica de um avião. Cada criança ganha um passaporte, é possível fazer doação de dinheiro do Kidszania (Kidzo) ou acumular para outras visitas. Em simples palavras, é muito legal !

Apelo comercial

Muito se falou sobre a exposição das crianças às marcas parceiras, o que poderia ser traduzido como um contato exagerado com o consumismo de forma apelativa. Minha opinião à respeito discorda dessa crítica. Primeiramente está muito claro, que o custo de abertura e manutenção do Kidzania deve ter sido altíssimo. Consequentemente, tiveram que contar com parceiros/patrocinadores que compraram a idéia e tiveram suas marcas alí presentes. Por exemplo, a criança não vai ao Banco Kidzania, vai ao Bradesco. Não vai ao jornal, vai à Folha. Não faz check-in na cia aéria Kidzania e sim na TAM. Dessa forma, tudo ficou comercializado. Sinceramente não me preocupa a intensão do parque, e sim sua influência nas crianças. Mas porque acredito que esse efeito não foi logrado? Porque: 1- as crianças estão tão eufóricas com poder brincar de gente grande que não fixam as marcas, a emoção do momento não permite essa concentração, 2- a frequência das visitas que não deve passar de máximo 2x por ano, não permite esse raciocínio e 3- efeitos assim precisam de pais que aceitem esse tipo de comportamento, ou seja famílias cujo papel educativo é desempenhado dia-a-dia não estimulam o consumismo.

Idade recomendada

A idade recomendada pelo Kidzania é de 4 à 14 anos. Massssss, como mãe, blogueira, produtora de eventos e coordenadora de recreação acredito mesmo que aproveitam, pensando na logística de uma cidade e seu funcionamento, como administrar o dinheiro do parque (Kidzos) que ganham ao desempenhar os ofícios, fazer abertura de conta, aprender a se barbear, aprender como é ser um diretor de arte, redator, designer e desenvolver uma campanha publicitária na agência de propaganda, aprender a dirigir no simulaldor, tirar fotos, editar e acrescentar efeitos visuais nelas no estúdio de fotografia, entender o berçário e o centro cirúrgico do hospital e mais um monte de propostas super bacanas e elaboradas, … recomento pessoalmente a partir de 6/7 anos até 11 anos.

Menores de 4 anos

Os menores de 4 anos não podem participar das atividades. Quando fui com o Théo o parque estava vazio e aproveitei para fazer fotos por isso seu acesso foi permitido. No entanto, normalmente, para crianças pequenas existe uma área no piso superior com brinquedos adequados para sua faixa etária. Um deles é um estabelecimento da PlayDoh super bacana com mesinhas, muita massinha e brinquedos legais. Outro deles, com fraldário é composto por um quarto feito com colchão de ar tipo pula-pula, uma mini cozinha linda e fofa e uma espaço para contação de histórias. Tem monitores, mas os pais devem permanecer no local.

 

Espero que tenham gostado das considerações e que elas sejam úteis. Deixem dúvidas e comentários, será um prazer ajudar. Mais informações no site: Kidzania (clique)

Release do parque

“O jogo do faz de conta é intemporal e na KidZania esta experiência é complementada pela grande vertente educativa e formativa inerente ao conceito do parque. A KidZania pretende ser um lugar de transmissão de valores e conhecimentos, de forma a estimular nas crianças comportamentos de cidadania, respeito pelo meio ambiente e a aprendizagem das vivências em sociedade. A partir da experiência vivida desenvolvem aprendizagens aplicáveis na sua vida escolar, familiar e social.”

kidszania

IMG_20141210_154044801

Kidszania

 

Kidszania

Kidszania

IMG_20141210_162258854

IMG_20141210_162358289

IMG_20141210_162650489

IMG_20141210_164155495

IMG_20141210_163814758

IMG_20141210_163823717

 

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Área para crianças menores de 4 anos

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Kidszania

Localização: Shopping Eldorado – segundo subsolo

Funcionamento: Todos os dias
Telefone: (11) 3995-4500 – Nossa central de atendimento funciona de segunda-feira ao sábado, das 9h às 19h.

Horários: De segunda a sexta-feira: 9h às 19h. TURNO ÚNICO até 3 de julho de 2015.

Sábado, domingo e feriado: 9h às 14h e 15h às 20h (Atenção, o encerramento de algumas atividades acontece 30 minutos antes do fim de cada turno).

ATENÇÃO: De segunda-feira à sexta-feira (exceto feriados), a KidZania funciona das 9h às 19h também para visitas escolares. As famílias podem ficar durante todo o dia na KidZania de segunda à sexta (exceto feriados), mesmo fazendo compra no e-commerce para o turno da tarde.

Preços: 

Kidszania

13 Comments on Kidzania: Vale a pena?

  1. Adriane Sindel
    06/15/2015 at 05:23 (9 years ago)

    Nossa que MARAVILHOSA dica!!! Não sabia da existencia deste lugar…Obrigada Mari!! bjs

  2. Tarcila nobre
    06/15/2015 at 13:35 (9 years ago)

    Nossa que lugar perfeito amei. De mais

  3. Nanda
    06/15/2015 at 16:58 (9 years ago)

    Que dica de parque legal
    pena que é acima de 04 anos
    mais é um lugar bem proveitoso
    para esquecer os problemas e se distrair
    fugi da rotina, ótima dica

  4. Aline Patrícia
    06/15/2015 at 21:28 (9 years ago)

    Que incrível, nunca visitei um lugar tão bom assim para crianças, se bem que a Emilly ainda não completou os 4 anos!
    Acho uma pena não ter algo ao menos parecido por aqui, certeza que íamos amar!

  5. melissa
    06/16/2015 at 09:26 (9 years ago)

    Na minha última ida a SP quase fomos, mas não sabia dos horários e cheguei no final do primeiro horário e não iria compensar ficar só uma horinha!! Da próxima vez, já terei mais informações e iremos com certeza!!
    Bjs

  6. Michele Gobbato
    06/16/2015 at 15:57 (9 years ago)

    Quando estava para inaugurar eu li a reportagem sobre o lugar e fiquei encantada,e também acho que não são essas horas no local que iram transformar nossos filhos em consumistas ou algo do tipo, podem até depois quando olharem em algum lugar a marca ele lembrar que viu aonde estava brincando, o que os torna consumistas são nossos costumes no dia a dia, e eu estou louca para levar meu filho, estamos planejando leva-lo no mês do aniversário dele como presente um dia diferente e divertido

    Beijos Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

  7. cibele
    06/16/2015 at 16:02 (9 years ago)

    Que interessante esse lugar! aqui em BH acho que não tem! gostei demais! bjo

Leave a Reply