Língua geográfica: O que é? O que fazer?

Hoje na coluna da Dra. Luciana Westin um tema com o qual me identifiquei. Eu tive durante o pós parto e esteve sim, associada à deficiência de vitaminas. No entanto, recentemente detectei as manchas brancas (língua geográfica) na língua do Théo. Em alguns dias desapareceu, mas eu já estava a ponto de correr pro consultório da Dra. Luciana. Informação é tudo na vida. Leia !

Língua geográfica

A língua geográfica são fissuras no dorso da língua que normalmente apresentam um padrão simétrico e podem ser longitudinais ou perpendiculares às margens da língua. Ela é observada em um número pequeno de crianças e pode não apresentar qualquer significado clínico, apesar dos pais sempre ficarem assustados com o aspecto que ela pode apresentar.

A língua geográfica é muitas vezes detectada durante os primeiros exames odontológicos de rotina na vida da criança ou do bebê. Áreas lisas, vermelhas e desprovidas de papilas filiformes aparecem no dorso da língua. As margens das lesões são bem desenvolvidas e levemente elevadas. Essas áreas envolvidas aumentam e migram conforme a extensão da descamação das papilas e regenera na outra parte. Em um intervalo de poucos dias, uma mudança no padrão das lesões pode ser verificada. Todavia, a condição é auto- limitada e nenhum tratamento é necessário.

Língua geográfica

Língua geográfica

A deficiência do complexo vitamínico B pode estar associada com as fissuras e o tratamento geralmente é desnecessário a não ser que haja uma inflamação leve na base das fissuras, em decorrência do acúmulo de restos de alimentos. Nesse período é importante evitar alimentos ácidos e cítricos , quentes e picantes para não piorar o quadro das lesões e evitar da criança sentir dor. Além disso, a escovação da língua e a melhora da higiene oral auxiliam na redução da inflamação e desconforto.

Se os sintomas persistirem durante mais de 10 dias, é importante consultar o odontopediatra para descartar qualquer condição mais grave na saúde oral.

 

luciana westin

Leave a Reply