Criança na cozinha: Receitinhas

Cozinha. Cozinha e criança parecem ser coisas incompatíveis? Depende do ponto de vista. Levar as crianças para a cozinha pode ser muito divertido e também educativo. Nada melhor do que a prática para ensinar aos pequenos quais são os ingredientes mais saudáveis e como criar coisas tão deliciosas a partir de misturas incríveis. Nossa querida Chefe de papinha voltou e vai colocar as crianças na cozinha para te ajudar a fazer mais gostosuras. Lembrem-se que a Coluna de Nutrição está no ar às terças-feiras quinzenalmente. Bon Apetit !

criança na cozinha

Muitas vezes ficamos sem idéias do que fazer para entreter a criançada não é mesmo? Por que não programar um tempinho para leva-los para cozinha? Muitas crianças adoram colocar a mão na massa e costumam aceitar melhor os alimentos quando eles mesmos ajudam no preparo. Engana-se quem pensa que só os maiores podem colaborar. Desde antes dos 2 anos já é possível colocar os filhos para ajudar, nem que seja para lavar as frutas e legumes e colocar ingredientes na tigela. Aproveitando o clima de férias, carnaval e lanches saudáveis, vamos aprender mais receitas que podem contar com ajuda dos filhos:

 

criança na cozinha

BISCOITO AMANTEIGADO DE CÔCO

Ingredientes:

  • 1 xícara e meia de farinha de trigo (coloca uma xícara e depois vai acrescentando mais até dar o ponto), 1 ovo inteiro + 1 gema, 2 colheres de sopa de coco ralado, 50g de açúcar demerara, 75g de manteiga derretida (pesa antes de derreter) e 1 colher de chá de fermento químico (o de bolo mesmo).

Modo de preparo:

  • Comece misturando uma xícara de farinha, a manteiga e o fermento até ficar com jeito de casca de pão esfarelado. Em seguida, acrescenta os demais ingredientes até chegar no ponto em que a massa desgruda da mão e não esfarela na hora de abrir. Parece que não dá certo de início, mas o calor da mão manipulando a massa ajuda a dar o ponto.
  • Enrole até formar uma bolinha, cobre com um filme plástico e deixa na geladeira por uns 15 minutos descansando. Em uma superfície lisa, espalhe um pouco de farinha e abra a massa com ajuda de um rolo e corte nos formatos que quiser.
  • Se não tiver cortador, você pode usar brinquedos plásticos do seu filho para cortar (sabe os de encaixar?) ou fazer bolinhas e achatar com a mão. Eles adoram mexer na massa do biscoito, como se fosse massinha de modelar, e depois usar os cortadores para fazer formatos divertidos.
  • Coloque em assadeira com anti-aderente ou levemente untada e assa por 15 minutos em forno pré-aquecido a 180o. Se quiser, pode trocar o coco ralado por cacau em pó ou chocolate em pó e transformar em biscoito de chocolate.

 

cozinhaPIZZA CASEIRA

Massa:

  • Dissolva meio pacote de fermento biológico seco (5g) em 400ml de água morna e espere alguns minutos para ativar o fermento. No processador, coloque 500g de farinha de trigo (pode misturar a branca e a integral, se quiser) e a água com fermento. Bata até formar um bloco de massa no processador.
  • Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e vá sovando para torna-la mais elástica. Talvez seja necessário colocar mais farinha aos poucos. Nessa hora, conte com a ajuda da criança para trabalhar a massa, batê-la na bancada, esticar e amassar. Forme uma bola e coloque numa tigela em local mais quentinho por 1 hora, até dobrar de tamanho.
  • Abra a massa com ajuda de um rolo e faça a pizza do jeito que quiser. Vale fazer em tamanho brotinho, grande, massa fina ou massa grossa.

Molho express:

  • Bata no liquidificador 3 tomates com um pouco de água, sal, cenoura ralada, orégano e manjericão. Leve essa mistura ao fogo por 15 minutos, para cozinhar um pouco e apurar.

Espalhe o molho sobre a rodela de pizza e complete com o que desejar. O céu é o limite! Aproveite que a criançada adora pizza e coloque ingredientes saudáveis como abobrinha ralada, brócolis picadinho, o que quiser. Asse em forno 200 graus por 15 a 20 minutos e pronto!

Para finalizar a brincadeira, que tal servir as frutas de um jeito diferente? Você pode usar cortadores de biscoito ou boleador para tirar a polpa em vários formatos e colocar tudo numa tigela ou em espetinhos de churrasco sem ponta. Para acompanhar, bata 1 copo de iogurte natural com a fruta que seu filho mais gosta, 1 colher de mel (se ele tiver mais de 1 ano) e sirva junto.

Aposto que a hora do lanche vai ser mais um momento de pura diversão!

criança na cozinha

Leave a Reply