Estar nessa situação de ver um dente quebrado pode ser um pouco desesperadora. Conheça 10 dicas do que fazer em relação ao trauma dental.
O traumatismo em dentes de leite é comum de ocorrer, principalmente quando a criança está aprendendo a andar e correr. A prevenção do trauma em dentes decíduos começa no nascimento da criança, com o estímulo do aleitamento materno e evitando o uso de sucção de chupeta e dedo que podem deixar os dentes anteriores mais para frente.
Tanto os pais quanto os responsáveis pela criança têm pouco conhecimento sobre os primeiros socorros de um traumatismo dentário. Esses conhecimentos são fundamentais para que o tratamento tenha mais chances de sucesso. O traumatismo pode acontecer em qualquer lugar desde parques, ruas, piscinas, escolas, creches e até a própria residência.
As causas dos traumatismos dentários são as mais variadas e incluem choques contra superfícies duras, quedas de superfícies elevadas ou da própria altura, quedas do carrinho ou bicicleta, acidentes esportivos, agressões físicas, etc…Os dentes anteriores são os dentes mais envolvidos (dentes de leite ou dentes permanentes). Na dentição de leite a faixa etária mais atingida varia de 1 a 4 anos, pois as crianças estão aprendendo a andar e aprimorando o desenvolvimento psicomotor. Na dentição permanente os traumatismos ocorrem com maior frequência entre 9 e 10 anos. Nessa faixa etária a prática regular de esportes favorece a ocorrência de acidentes.
Após um acidente envolvendo a boca ou os dentes, a consulta ao cirurgião dentista é muito importante, mesmo quando aparentemente nada de grave aconteceu. O profissional irá examinar e determinar o diagnóstico real sobre as consequências do acidente.
O que fazer no caso de acidentes envolvendo a boca:
1- Fique calmo e acalme a criança.
2- Inicialmente, deve-se realizar uma limpeza do local com água corrente e pano limpo, a fim de remover o material contaminado na região (exemplo: terra, areia, entre outros). Evite esfregar!!!
3- Se houver sangramento, coloque uma compressa de gelo com pano limpo no local.
4- Os pais ou responsáveis devem ligar para o dentista imediatamente relatando o local, como e quando ocorreu o acidente. Quanto antes agilizar o atendimento, melhores são as chances do tratamento.
5- Na consulta odontológica, tirar uma radiografia para ver a extensão do trauma ( principalmente, se envolveu dente permanente)
6- Tenha em mãos a carteirinha de vacinação da criança. Quando houver ferimentos envolvendo corpos estranhos no local da ferida, a vacina antitetânica prevenirá complicações.
7- Se houver possibilidade, localize o dente perdido e leve-o ao dentista dentro de um copo com leite, água filtrada ou soro fisiológico. O sucesso do tratamento dependerá desses procedimentos.
8- Evite que a criança mastigue qualquer alimento no momento após o traumatismo.
9- Procure dar alimentos líquidos, pastosos e frios nas primeiras 24hs. Eles vão ajudar na cicatrização e evitará mais trauma nessa região.
10- Algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar novos traumas como: não deixar as crianças pequenas sozinhas, remover tapete da sala, instale grades ou telas nas janelas e sacadas, cuidado com os trocadores, não deixe a criança sozinha em cima da cama, etc…
Estar bem preparado para agir de maneira correta nesses momentos de urgência é de grande importância para o desenvolvimento saudável e harmonioso dos dentinhos das crianças. Mais importante que evitar o trauma, é saber como proceder nessas situações e sempre entrar em contato com o dentista, pois ele dará as melhores orientações para que tudo fique bem.
Leila Nassif
10/03/2014 at 13:40 (10 years ago)As vezes não sabemos o que fazer
E esse post vai ajudar muitas mãezinhas
Ótimo post
Bjs
Inspiração Materna
Janis Souza
10/03/2014 at 14:38 (10 years ago)Que post bacana! Realmente deve ser desesperador, pois se já ficou louca quando os dentinhos da Lara estão para cair e ela fica chorosa, imagina quebrar assim. Mas agora sei bem como lidar com isso, porém espero que não precise rsrsrs
Beijos
Jamilly Lima
10/03/2014 at 16:54 (10 years ago)Meu sobrinho de 1 ano quebrou um pedaço grande do dente, mas o jeito vai ser esperar nascer o fixo. Adorei as dicas. Bjs
Lilia Faria
10/03/2014 at 17:04 (10 years ago)Gostei das dicas, não aconteceu aqui em casa com nenhum dos dois filhos. Mas com sobrinho já.
Ah ainda bem que não aconteceu, porque essa história de ficar calmo, por aqui é complicado
bejios
Cibele Lima
10/03/2014 at 22:51 (10 years ago)Ixi que medo que dá né? já conheci duas crianças que aconteceu isso brincando! bjo
Adriana
10/03/2014 at 21:55 (10 years ago)Realmente é uma preocupação enorme quando acontece acidentes que cause a quebra do dente. Adorei o post, muito esclarecedor.
Beijos
Adri
Melissa
10/03/2014 at 22:10 (10 years ago)Ótimas dicas!! Devemos sempre ficar atentas, principalmente com os pequenos!!
Bjs
Nanda
10/04/2014 at 01:26 (10 years ago)lembro que meu irmão caiu e quebrou o dente
fico na minha memoria
tenho cuidado com as meninas
mas mesmo assim a queda
ocorre mas sempre observo se bateu a boquinha o dentinho
otimo post
linda noite
Shairane Mello
10/04/2014 at 01:58 (10 years ago)Eu não saberia o que fazer, mas confesso q não pensaria duas vezes e levaria para o médico
bjcas
http://estou-crescendo.blogspot.com.br
Gisele Cirolini
10/04/2014 at 10:39 (10 years ago)Gostei das dicas, minha baby tem 1 ano e 3, como cai, mas ainda não quebrou nenhum dente, graças a Deus.
bjs,
http://www.soumae.org
Leidiane Souza
10/04/2014 at 07:59 (10 years ago)Aqui nunca tivemos problemas por enquanto. Lohany não pegou chupeta nem dedo, tomara que não aconteça isso por aqui.
Adorei a informação, bjs!
Cléo Moretti
10/04/2014 at 13:07 (10 years ago)Por aqui não aconteceu e tomara que nem aconteça, mas na escola já vi alguns casos.
Gerivania Ferreira
10/04/2014 at 20:12 (10 years ago)Nossa bom saber , a gente nunca sabe o que fazer em horas de muita tensão.
Morro de medo disso acontecer , minha filha cai direto.
Beijos
Geri Ferreira
http://www.encantodemeninablog.com
Roberta Aquino
10/06/2014 at 01:19 (10 years ago)Adorei o post .. ótimdas dicas .. a gente nunca pensa nessas coisas né .. agora já seio que fazer … bjs
✿*´¨)*
¸.•*¸.• ✿´¨).• ✿¨)
(¸.•´*(¸.•´ Roberta Aquino
<a href="http://www.talmaetalfilha.blog.br//" Tal Mãe, Tal Filha Blog
Ludmyla
10/06/2014 at 15:01 (10 years ago)Ótimo post e ótimas dicas!! Aqui de vez em quando Bernardo cai e sangra a boca, fico aprenssiva pensando que quebrou o dentinho mais mts vezes so machuca os lábios!!
Beijos,ótima semana!!
Viviane Petri
10/06/2014 at 15:15 (10 years ago)Super dicas. Aqui sempre tive muito medo dele sofrer alguma queda e quebrar o dente, Minha sobrinha uma vez caiu de boca na escola, e o trauma foi tão grande, que teve que arrancar os dentes e esperar o outro sair, teve que fazer uma cirurgia e tudo.
Todo cuidado é pouco, o importante é não se desesperar. Bjs
Vivi e isaac