Como evitar as manchas brancas

Um dos motivos que mais preocupam os pais e levam ao agendamento de seus filhos no consultório é a temida mancha branca nos dentes. Existem vários tipos de mancha branca e cada uma necessita um cuidado ou um tratamento específico. Por isso o exame clínico no consultório feito por um Odontopediatra é extremamente importante para fechar um diagnóstico e um plano de tratamento.

Primeiro precisamos entender alguns tipos de mancha branca que podem aparecer nos dentes das crianças :

1- Hipoplasias de esmalte – é um defeito na formação de esmalte apresentando manchas brancas na estrutura dental. Ocorre em consequência de problemas sistêmicos, locais e hereditários, podendo afetar tanto dentição decídua como permanente.

hipoplasias de esmalte

2- Amelogênese imperfeita –é um defeito no esmalte hereditário, o esmalte apresenta-se com depressões em linhas ou colunas

amelogeneses imperfeita

3- Fluorose- É uma hipoplasia de esmalte que ocorre pela ingestão de flúor em excesso durante a formação dental. Existem vários graus de severidade das manchas sendo elas desde brancas até amarronzadas.

fluorese

4- Lesão inicial de cárie ou cárie incipiente – o primeiro sinal clínico da lesão de cárie começa com a mancha branca, normalmente em formato de meia lua, próximo a região cervical do dente ( próximo a gengiva). Essa mancha branca pode estar inativa (aspecto brilhante e liso) ou ativa (aspecto opaco e rugoso)

 lesao inicial de carie

 

Algumas manchas conseguimos evitar através de algumas atitudes durante a gestação e durante a higienização dos dentinhos dos nossos bebês. Outras são manchas hereditárias e genéticas que podem depois ter um tratamento estético restaurador. O que podemos fazer para evitar essas manchas brancas nos dentes dos nossos filhos?

 Medicações

Existem algumas medicações que a gestante muitas vezes tem que tomar durante a gravidez e pode afetar a formação dos dentes de leite do bebê. Por exemplo, as tetraciclinas, são medicamentos que dificultam a formação do esmalte e da dentina quando o dente está em desenvolvimento, provocando alterações na estrutura e na cor deles ( hipoplasia de esmalte)

As tetraciclinas devem ser evitadas durante a gestação e na infância.

As medicações de uso contínuo na gravidez também podem causar manchas durante a formação dental do bebê, porém ainda precisa de mais estudos para que isso seja comprovado.

Fluorose

Como evitar: Os pais devem sempre ficar atentos com a quantidade de pasta de dente colocada na escova dental. Se a criança tiver menos de 3 anos de idade, o uso da pasta com flúor deve ser orientada pelo odontopediatra. O dentista fará a orientação de quantidade e quantas vezes por dia a criança deve usar a pasta.

Os bebês costumam chupar a pasta de dente, por isso usa-se a pasta de dente sem flúor e pasta com flùor sempre com a supervisão do responsável.

Traumas

O trauma nos dentes de leite pode afetar de alguma forma o dente permanente. Na maioria das vezes, isso ocorre nos incisivos superiores. Como consequencia da queda durante a formação dental, pode aparecer uma mancha branca nos dentes permanentes,(hipoplasia de esmalte). Por isso na fase em que a criança começa a andar os pais devem ficar mais atentos as quedas e sempre procurar um odontopediatra se ocorrer um trauma nos dentes.

Higiene

A doença cárie se inicia através da mancha branca. Essa mancha branca pode estar inativa ( aspecto brilhante e liso) ou ativa ( aspecto rugoso e opaco). Normalmente estão localizadas próximo a gengiva em forma de meia lua, entre os dentes ou nos sulcos do esmalte.

A melhor forma para se evitar a lesão de mancha branca por cárie é a prevenção: uma boa higiene bucal , incluindo o uso do fio dental e a visita regular ao dentista.

É importante durante a supervisão durante a escovação das crianças, os pais estarem sempre de olho nas manchas brancas já existente ou que podem aparecer. Como as manchas brancas na estrutura dental são muito semelhantes, é importante um exame clínico detalhado. O dentista irá relacionar as manchas achadas com o histórico clínico do paciente através de uma boa anamnese. Nesta anamnese será pesquisado as fases do pré natal da mãe, fase neo e pós natal do bebê, condições familiares e ingestão de fluoretos. O profissional fará um correto diagnóstico diferencial dessas manchas e indicará o melhor tratamento para cada caso.

 

denticao

 

 

luciana westin


Leave a Reply