Copos de transição

Assim como a chupeta, a mamadeira também deve ser retirada gradativamente. O ideal é iniciar esse processo de transição entre mamadeiras e copos apartir de 1 ano de idade.

Para facilitar, vá apresentando o copo para a criança aos poucos com água ou suco desde 10 meses de idade em diante. Essa introdução pode ser feita com copinho de treinamento com tampa e com alças para segurar. Muitas vezes os bebês querem imitar os adultos ou os irmãos mais velhos, então aproveite o interesse da criança para ir fazendo as tentativas.
bico

Copo de transição da MAM

3Copos de transição da NUK

Os copinhos com tampa e válvula de segurança são ótimos porque não deixam o líquido cair quando o bebê vira o copo de cabeça para baixo, mas, por outro lado, dificultam bastante o trabalho da criança, porque ela tem que sugar para o líquido sair. No começo, experimente tirar a válvula para que o líquido saia mais fácil, ou prefira um copo sem válvula.

4

Recomendo um um copo da Munchkin para realizar a transação da mamadeira com o leite. Ele nao vaza, tem o tamanho de uma mamadeira, com o canudo siliconado e as crianças se adaptam muito rápido a essa nova mudança.

5

Copo da Munchkin anti vazamento.

Há pais que preferem ensinar seus filhos pequenos direto num copo normal, e dispensam totalmente os copinhos de treinamento. Isso também é possível. Outra maneira é fazer uso do canudinho. Deixe bem claro para a criança que, nesse caso, que o copo não deve ser entornado para que o líquido saia.

6

Se seu filho tem o costume de mamar para adormecer, você pode começar a pensar em usar uma mamadeira só com água para esse fim, para que o leite não fique acumulado na boca durante a noite toda, coisa que pode fazer mal para os dentes. Se você fizer a troca de uma vez, há grandes chances de a criança ficar muito brava na hora em que receber água em lugar de leite.

Dê o leite primeiro, limpe a boca da criança com gaze ou escova de dentes e, quando ela estiver de barriga cheia, ofereça o “tetê” ou “mamá” especial de dormir — com água. Se nada disso der certo, não se esqueça de passar gaze ou fralda na gengiva depois de seu filho ter adormecido com a mamadeira de leite na boca.

Leia abaixo algumas dicas para ajudar com o uso do copo:

– Deixe a mamadeira apenas para o leite puro, e estabeleça para o seu filho a regra de que todos os outros tipos de líquido (suco, água, chá, leite com sabor) têm de ser tomados no copo.

– Eimine primeiro as mamadeiras do dia, comece com a mamadeira da manhã, depois a da tarde e a última mamadeira a ser eliminada é a da noite.

– Experimente garrafinhas esportivas. Existem até versões de alumínio que mantêm os líquidos sempre frescos e com personagens que a criançada adora.

– Faça experiências com vários tipos e marcas de copos, até achar aquele de que seu filho mais gosta. Vale até levá-lo ao supermercado ou à loja para escolher um — talvez ele fique mais entusiasmado.

– Molhe o bico do copo com o líquido para que a criança sinta o gosto e perceba que ele está ali.

– Use o copinho na frente do seu filho para dar o exemplo, e incentive-o a copiá-la.

– Se seu filho está relutando em usar o copinho de treinamento, procure um que tenha o bico mais macio. Quando ele se acostumar a esse, você pode passar para os tradicionais.

Autora Dra. Luciana Westin:luciana westin

Mãe de 2 filhos pequenos, Rafael e André, compreende o universo materno como nós. Formada em Odontologia pela Universiade Paulista- UNIP, Especialista em Odontopediatria pela USP, Especialista em Ortodontia pela APCD.

Consultório: Rua João Álvares Soares 1578, Campo Belo Fone/fax: 11- 5096-3182

 

Leave a Reply