Dicas para fazer CPF do seu bebê

foto-1Até pensei que esse documento era totalmente desnecessário para um bebê, (afinal CPF é o registro de um cidadão na Receita Federal Brasileira), até tentar abrir uma poupança pro Théo.

Hoje em dia é preciso CPF para abrir poupança no nome do bebê, ao contrário de antigamente que somente com documentos da mãe ou do pai bastavam.

Também não pensava que poderia fazer uma poupança pra ele, mas o melhor lugar para guardar dinheiro definitivamente não é embaixo do colchão. Outro trâmite que exige CPF é a abertura do plano do convênio. Sim, nem todos, mas alguns deles pedem.

Sempre tive verdadeiro pavor de processos burocráticos, graças à época da Faculdade, estudar Direito é como dar um mergulho profundo no mar da burocracia.

Depois, me casei com um Francês e tivemos que correr atrás de todos os papéis para conseguir o visto brasileiro. Imaginem… eu grávida, no verão, indo com ele em tradutores, cartórios dos mais variados (e são muitos), na Polícia Federal, na Embaixada da França. Nos casamos e eu resolvi mudar o nome (burra! hahaha) mais trabalho. Ui! Traumatizei.

Por outro lado tirar o CPF dele foi bem fácil ! Veja:

Onde fazer a inscrição:

  • Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios (franquias NÃO fazem).
  • Pela Internet NÃO dá pois é obrigatório preencher o campo título de eleitor.

Documentos necessários:

  • CPF daquele que estiver requerendo a inscrição (pai ou mãe)
  • Certidão de nascimento da criança
  • Guia recolhida no valor de R$ 5,70

Obs. Caso você opte por fazê-lo no Banco do Brasil (o que eu realmente aconselho) lembre-se de pegar 2 senhas ao entrar. Uma para atendimento no caixa e outro para inscrição de CPF. Porque? Pois para dar andamento no pedido você precisa já ter pago a taxa. Caso não pegue a senha vai perder tempo. Então: passe primeiro no caixa já com a senha do outro atendimento. Ok?

Entrega e Impressão do CPF:

  • Atualmente não fazem mais o cartão do CPF, caso seja necessário você poderá imprimí-lo pelo site da Receita Federal 
  • O número da inscrição é gerado na hora, por outro lado, a disponibilização pela internet tarda 1 dia.

foto

Dica: requeira o CPF antes de fazer o R.G. desse modo o número da inscrição no Cadastro de Pessoa Física também saíra impresso no R.G.

 

 

 

 

 

2 Comments on Dicas para fazer CPF do seu bebê

Leave a Reply