10 Mitos e verdades sobre a gestação

Mitos sobre a gestação assombram qualquer gestante. Quem nunca escutou alguma dessas frases? Hoje a Dra. Maria Clara Albejante, médica ginecologista e obstetra, esclarece essa dúvida de uma vez por todas. Mito ou verdade?
gravidez-aos-50
Comer bolacha água e sal ajuda nos enjoos 
Verdade. A sensação de mal-estar pode melhorar ao ingerir alimentos leves, como frutas e alimentos com pouca gordura, como é o caso das bolachas de água e sal. Muitas pacientes também preferem frutas mais ácidas como sorvetes de limão.
Mulher grávida não pode fazer sexo.

Depende. A princípio não existe nenhuma restrição para sexo durante qualquer fase da gestação. Inclusive algumas mulheres têm aumento de libido durante a gestação. Exceto para pacientes com sangramento vaginal e alteração de placenta.

A penetração pode machucar o bebê.
Mito.
 Não prejudica em nada o bebê a penetração durante a gestação. Alguns homens no final da gestação quando o bebê já está encaixado sentem-se incomodados de manter relação sexual. 
Grávidas não podem ter contato com gatos. 
Meio mito, meio verdade. 
No pré-natal solicitamos sorologia para toxoplasmose. Se a paciente nunca teve contato com essa doença consideramos ela susceptível. Então, ela deve ter mais cuidados no contato com as fezes de gatos e alimentos mal lavados como vegetais e frutas. 
A mulher deve tomar bastante cerveja escura para ter mais leite. 
Mito. Havia na Inglaterra, antes da Segunda Guerra Mundial, um tipo de cerveja chamada Stout, na qual era adicionada lactose, o açúcar do leite, a “milk stout”. Por esse motivo surgiu o mito, porém não tem fundamento nenhum.
Não se pode tomar nada diet durante a gravidez. 
Meio mito, meio verdade
Alguns trabalhos mostram que produtos diet contém ciclamato que poderia causar  malformações . Então, o mais indicado seria utilizar sucralose.
Pele de grávida mancha se ficar exposta ao sol. 
Verdade. Durante a gestação acontece um boom hormonal. Que aumentam as chances de manchas na pele. Portanto, filtro solar sempre!!!
Durante a amamentação não há risco de engravidar. 
Mito. Não tem como garantir que durante o período de amamentação exclusiva não se engravide. Converse com seu ginecologista para iniciar um método contraceptivo.

maria-clara-6

Leave a Reply