Rotina é tudo na vida de um bebê. Veja como pode ajudar a mamãe também

Provado e aprovado. Desde quando pude estabelecer horários e constituir uma rotina na vida do Théo meu mundo mudou. É certo que quando eles são muito pequenos as atividades são poucas, eu diria, acordar, mamar, dar banho e dormir, mas ainda assim é preciso começar desde pronto com o que podemos.
Desde quando saímos da maternidade eu me acostumei a dar o banho pela manhã. Comece por aí, como achar melhor, pela manhã ou pela noite e tente dar no mesmo horário. Sei que durante as primeiras semanas mal conseguimos tirar o pijama, mas assim que puder tente.
As mamadas mesmo em livre demanda acabam pegando seu ritmo aos poucos, já o horário de dormir vai variar, variar e quando você achar que ele está se estabilizando, vai variar novamente e outra vez, até quando ainda não descobri e o Théo tem 7 meses. Agora ele já dorme cedo, às 21:00 está dormindo, mas acorda durante a madrugada em horários variantes. Mas se seu bebê não dorme cedo, estabelecendo rotina ele conseguirá. O Théo dormia 1:00, meia noite, 11:30 era cedíssimo, imaginem. Tudo são fases, nós apenas precisamos reger essas fases como pudermos.
Como eu ficava muito no sobe desce Santos – São Paulo não conseguia regrar o sono dele. Imaginem trocas de berço, de ambiente, de ar, de gente, etc… quando ele se acostumava já era hora de partir. Mas quando o Benjamim voltou de viagem e voltamos pra casa tudo melhorou e foi quando vieram os passeios e as papinhas. Ó céus…
Os passeios enquanto eu somente amamentava não eram um problema porque com a mãe da Duda parávamos em algum lugar caso fosse necessário e, peito nele. O difícil mesmo foi quando vieram as papinhas e seus horários tipo quartel general. Acabei tendo que adiantar, mas sempre com horário para oltar.
Segui os conselhos da minha vizinha, mãe da Sosô, e fui adaptando, claro, porque nenhum bebê é igual, nenhum bebê dorme igual, nenhum bebê acorda igual e nem mama igual. E, como num passe de mágica o pequerrucho começou a dormir cedo. Ah… que delícia poder jantar tranquila e ver a novela. Consequentemente, e como sabemos que nem tudo são flores, às 7 horas ele bate cartão e não volta a dormir. A casa acorda, era meio óbvio né, rs…
Fui ajustando aqui e cheguei ao seguinte plano:
7:00 acordando
9:30 fruta + mamá
10:00 soneca (essencial !)
11:30 banho
12:00 almoço + mamá
12:30 soneca
15:30 fruta + mamá
18:00 mamá
19:00 jantar
20:30 mamá
21:00 game over
Obs. estou no Leite materno então não há problemas em amamentar após as refeições. Caso esteja em Leite artificial, converse com seu pediatra.
Agora, pra chegar à isso, minha vida mudou. As coisas da casa ficaram também em outros horários e se ele não dorme, dificilmente dá para fazer tudo. Mas agora vejo que está mais fácil porque sei quando vai sobrar tempo pra “mim“. Organizei minhas coisas e não perco tempo começando coisas que não poderei terminar.
Agora amiga, não fique escrava da rotina ! Senão bitola, entende? Deixa a gente mais neurótica. É importante tê-la, mas também é importante rompê-la. Faz bem. Não deixe de ir à um aniversário à noite, ou à jantar fora porque o baby tem horários, um dia dormindo um pouco mais tarde não faz mal à ninguém. Hoje por exemplo tive que atrasar a fruta da tarde, o Théo dormiu profundamente e eu decidi não acordá-lo. Havia uma razão, a noite foi dura, ele teve gases e acordou a cada hora, estava super cansado. Então, pense e pese o que vale a pena ou não. Isso vai refletir na vida dele para sempre. Vai ser ótimo para vocês.

2 Comments on Rotina é tudo na vida de um bebê. Veja como pode ajudar a mamãe também

1. Sheila M. Santos
    09/07/2014 at 23:15 (10 years ago)

Adorei seu post!
    Sou mãe de 2, mas com a caçula Anna Clara eu mantive essa rotina também!
    Parabéns pelas dicas! Bjos

2. Fabiana Dorleans
    09/08/2014 at 01:28 (10 years ago)

Mari adorei a dica. Minha baby nasce em dezembro, minha mãe falou a mesma coisa, manter a rotina disciplina o bebê e a mamãe. Vou tentar seguir dessa maneira. Bjk