Como evitar os desgastes no esmalte dos dentes

Dentes. Quinzenalmente postamos com a colaboração da Dra. Luciana Westin excelentes textos sobre cuidados bucais e de uma maneira geral tudo se evita com uma correta escovação de dentes. Veja nesse texto como evitar o desgaste e se perdeu algum texto conheça a Coluna de Odontologia Infantil completa, clique aqui.

Dentes

O esmalte do dente é uma camada que protege a dentina, se esta fica exposta começa o problema. A dentina desprotegida pode reagir a uma dor intensa com estímulos de frio e ou calor, ocasionando o desgaste dental e consequentemente a sensibilidade dentária. Dentes

Os pais são os maiores exemplos das crianças e devem ensinar como realizar além de uma boa higiene oral, uma correta escovação. O dentista é o profissional mais indicado para dar todas as orientações adequadas para se evitar o problema.

 

Existem no mercado pastas de dentes mais abrasivas do que outras. As pastas mais abrasivas são as clareadoras e essas não são recomendadas para as crianças. As pastas infantis são menos abrasivas e precisam fazer parte da escovação das crianças por conterem em sua composição o flúor para prevenir a cárie. O vilão do desgaste dental nem sempre é a pasta de dente e sim como ela é usada.

Dentes

Situações em que podemos evitar o desgaste precoce nos dentes das crianças:

– A escovação muito forte com a escova pode causar um desgaste nas estruturas dentais e interferir na qualidade de vida do indivíduo.

– Evite escovar os dentes logo após a ingestão de bebidas e alimentos cítricos. Espere uns 15-30 minutos para escovar, assim preservará o esmalte dental.

– Refrigerantes, tomate, molhos de salada com vinagre e outros também pode causar desgaste no esmalte do dente.

– Para crianças com refluxo gástrico e distúrbios alimentares, o ideal é fazer um bochecho com água primeiro, aguardar também de 15 a 30 minutos para escovar os dentes.

– O melhor creme dental é aquele que a criança goste do sabor. Tente utilizar várias marcas até escolher a ideal. O importante é a criança estar motivada e feliz na hora da escovação. Lembrando que o que limpa os dentes direito é o movimento da escovação e não a força aplicada na escova.

 

Dentes

Até a próxima!!!

luciana westin

Leave a Reply