A importância dos dentes de leite

Dentes de leite. Matéria importantíssima trazida pela Dra. Luciana Westin retratando os cuidados com os dentes de leite. Já escutei muita mãe dizendo que dentes de leite não tem muita importância porque caem e nascem outros. ERRADO e vamos entender o porquê. A coluna de Odontologia Infantil vai ao ar quinzenalmente às quartas-feiras. Não percam.

dentes de leite

Muitos pais acabam não dando muito valor para os dentes de leite por pensarem que um dia eles irão cair e novos dentes definitivos irão nascer no lugar. Porém os dentes decíduos são tão importantes quanto os dentes permanentes, pois apresentam papéis fundamentais para o desenvolvimento da criança:

 

  • Mastigação

Ao iniciar a formação dos dentes de leite, o bebê começa o aprendizado da mastigação. Esta é uma função muito importante, pois através da mastigação correta é possível desenvolver toda a musculatura e posição dentária corretamente.

 

  • Fala

A fala é composta por vários sons que necessitam do uso de estruturas como o aparelho respiratório, a laringe e as cordas vocais para a sua realização. O articulador da fala seria a própria boca. O movimento do lábio, língua tocando nos dentes e o palato é que proporcionará uma variedade de sons. Para isso, a criança precisa ter essas estruturas íntegras para falar adequadamente sem prejudicar sua aprendizagem.

dentes de leite

  • Estética

O senso estético das crianças está cada vez mais forte. Muitas vezes quando a criança perde um dente de leite antes do tempo correto fica envergonhada na frente dos amiguinhos ou pode sofrer bullying. Uma perda precoce do dente de leite faz com que a criança acabe sorrindo menos.

dentes de leite

  • Mantenedores de espaço

Os dentes de leite são mantenedores de espaço para os dentes permanentes. Eles irão guiar a erupção dos dentes sucessores. A perda precoce de um dente de leite pode ser muito prejudicial e impedir que um dente permanente erupcione, pois os dentes vizinhos podem migrar e fechar o espaço.

 

Alguém ainda acha que o dente de leite não é importante? Vamos cuidar bem dos dentinhos de leite das nossas crianças, realizando uma boa higiene bucal e tomando todas as medidas preventivas para se evitar quedas e acidentes. O cuidado de agora irá refletir na saúde bucal dos nossos filhos no futuro.

 

luciana westin

Leave a Reply