Desenvolvimento Infantil: 0 à 3 meses

Desenvolvimento Infantil. Perfeito para você nova mãe que acompanhou semana por semana do desenvolvimento do seu bebê no ventre e agora quer saber como ele vai se desenvolver fora dele. Perfeito para saber como estimular os bebês entendendo cada etapa e perfeito para trabalhar o desenvolvimento motor, social e cognitivo. A coluna Terapia Ocupacional com a Dra. Nathalia Serra vai ao ar toda primeira quinta-feira do mês. Fique de olho e aprofunde-se.     Desenvolvimento Infantil

Quando nasce um bebê, nasce uma mãe e junto às inúmeras preocupações com tudo acerca deste novo universo. Uma das maiores preocupações é a promoção de um ambiente adequado para favorecer o desenvolvimento do bebê, para que ele cresça saudável e preparado para enfrentar todas as etapas. Pensando nisto, a coluna da Terapia Ocupacional irá falar um pouquinho a respeito dos principais marcos do desenvolvimento e dar algumas dicas de atividades e brincadeiras para cada etapa.

Escutamos diversas vezes que os bebês nascem para iluminar a vida da família (o que é a mais pura verdade!). Porém nos adultos, também temos que ofertar estímulos suficientes para “iluminar” o bebê. Podemos comparar o nosso “cérebro” a uma tela em branco, que irá se colorir com os estímulos ofertados, tudo que fornecemos são considerados estímulos, toque, carinho, fala, brinquedos, cuidados diários entre outras infinidades de coisas que nos cercam. Desta forma os estímulos irão colorindo a nossa “tela” e vão fornecendo sensações e vivencias que proporcionarão o desenvolvimento através das experimentações. Em alguns casos, é necessária maior estimulação, como pro exemplo: prematuridade ou quando identificado algum atraso no desenvolvimento (que podem ocorrer por diversos motivos) e por muitas vezes é indicado intervenção profissional qualificado, que irá orientar a melhor maneira de estimula-lo.

E como podemos estimular o bebê brincando???

De acordo com a etapa do desenvolvimento que o bebê se encontra podemos ofertar atividades e brincadeiras adequadas. Estimular as habilidades manuais e exploratórias é extremamente importante para o desenvolvimento motor, social e cognitivo. E para isso, dividimos as dicas de acordo com o tempo de vida do bebê.

1º mês

Nesta fase os bebês enxergam cerca de 20-30 cm de distancia, sem detalhes ou definições, veem os objetos apresentados como um “borrão”. Assim, devemos apresentar objetos e brinquedos a uma distância curta. Lembrando que cores intensas irão despertar o interesse do bebê com mais facilidade. Com o bebê deitado, com as costas e a cabeça bem apoiada, podemos estimular que o bebê siga visualmente o objeto apresentado, com movimentos lentos e suaves, podemos fazer com que o bebê siga o objeto com os olhinhos. Aos poucos, o bebê será estimulado a virar o pescoço para seguir o brinquedo, o que irá fortalecer os músculos que auxiliarão no controle dos movimentos da cabeça.

Desenvolvimento Infantil

Outra característica importante é a presença do reflexo palmar, que faz o bebê fechar a mãozinha a qualquer toque em sua palma. Podemos colocar um de nossos dedos em sua mão ou utilizar brinquedos maleáveis (com texturas e cores variadas), fazendo com que o bebê sinta e segure o que lhe é ofertado.

Não é indicado utilizar objetos que emitam luzes e sons intensos, o que poderá assustar o bebê. Essas atividades podem ser repetidas diversas vezes por dia, com duração de 3-5 minutos.

2º mês

Agora o bebê mexe mais os bracinhos e as perninhas, os movimentos ainda são um pouco incoordenados, mas são utilizados para explorar o ambiente que o cerca. È indicado proporcionar muito estimulo sensorial, brinquedos com formas vaiadas, com sons suaves e texturas diferentes. Podemos utilizar meias e pulseiras coloridas, para que o bebê consiga perceber a sua movimentação e inicie sua consciência corporal.

Desenvolvimento Infantil

E as habilidades sociais também começam a aparecer, ele intencionalmente sorri ou emitir sons para as pessoas que falam com ele. Por muitas vezes procura o som quando emitido próximo, olhando para quem fala ou para algum objeto que emite som.

Desenvolvimento Infantil

Por curtos períodos é indicado colocar o bebê de barriga para baixo, com brinquedos coloridos no seu campo visual, que irá desperta o interesse do bebê em levantar a cabeça para observar o objeto. Isto irá auxiliar na aquisição do controle da cabeça, porém é importante a presença de um adulto durante esta atividade e se atentar quando o bebê estiver cansado. Aos poucos podemos aumentar a permanecia nesta posição, que também auxiliará a fortalecer os bracinhos e os músculos das costas, que serão exigidos nas próximas etapas.

3º mês

Os movimentos vão ficando mais coordenados e com mais intencionalidade, estimule o bebê a alcançar os objetos, chacoalhar e bater os objetos. Quando deitado de barriga para cima, podemos incentiva-lo a segurar os objetos com as duas mãos na linha média do corpo. Inicialmente, perceberemos a intensão de tocar os brinquedos e por algumas vezes ele não irão conseguir, porém após algumas tentativas conseguirão alcançar os objetos quando próximos.

Desenvolvimento Infantil

Quando posicionado de bruços, o bebê se apoia mais nos braços e cotovelos e consegue levantar o peito e ficar mais tempo nesta posição. Alias essa é uma das melhores posições para o bebê permanecer, coloque vários brinquedos e incentive a alcança-los, bate-los e explora-los.

Desenvolvimento Infantil

Nesta etapa também é possível notar que o bebê reconhece a mãe e demostra alegria ao vê-la, também demostra interesse por outros rostos. O Bebê passa a reconhecer o que lhe é familiar, apresenta rotina mais previsível, inicia o estabelecimento dos horários de comer, dormir e brincar.

No próximo mês, falaremos a respeito do desenvolvimento de 3-6 meses. Espero vocês!! E sempre que tiverem dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário! Até a próxima!

Nathalia

Leave a Reply