Cada vez que inauguro uma Coluna fico toda orgulhosa, porque sei que estou levando informação profissional para vocês, minhas queridas leitoras. Essa coluna tem um papel muito importante pois todas nós ficamos bem de olho no desenvolvimento dos nossos filhos e queremos poder oferecer recursos para que possam ser cada vez mais independentes de forma segura. Espero que gostem, e bem-vinda, Nathalia Serra.
Mas, o que é a Terapia Ocupacional?
A Terapia ocupacional é uma profissão que pode atuar na área da saúde, educação e social objetivando a reabilitação, prevenção, promoção e/ou habilitação, promovendo maior independência e autonomia no que cada indivíduo precisa ou deseja fazer.
O terapeuta ocupacional trabalha com a funcionalidade das pessoas para a realização de suas atividades e tarefas. Muitas vezes há algo que nos impede de realizar alguma atividade e esse “problema” pode ser ocasionado por diversos motivos como:
-
Atraso no desenvolvimento (ex.: ocasionado pela prematuridade)
-
Alterações congênitas e má formações
-
Alterações genéticas (ex.: síndrome de Down, síndrome do X frágil),
-
Dificuldade de aprendizagem, hiperatividade, transtorno do espectro do zautismo,
-
Alterações físicas (ex.: paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, amputações, lesões ortopédicas),
-
Alterações sensoriais (ex.: hipersensibilidade tátil, insegurança gravitacional,),
-
Desordens psiquiátricas (ex.: depressão, esquizofrenia),
-
Geriatria (doença de Alzheimer, doença de Parkinson),
-
Saúde do trabalhador (analise de posto de trabalho, ergonomia),
-
Adequação postural (prescrição de cadeira de rodas, orientações para a mobilidade)
-
Pessoas em situação de vulnerabilidade.
Algumas pessoas, mesmo sem diagnósticos, apresentam alguma dificuldade na realização de suas tarefas e por esse motivo deveriam procurar a orientação de um terapeuta
Acredito que o nome dessa profissão não é muito esclarecedor, pois muitas pessoas pensam que “ocupamos” ou indicamos atividades para que “o tempo passe”. Entretanto o objetivo das atividades escolhidas pelo terapeuta ocupacional é reabilitar. Ao escolhermos e indicarmos uma atividade o terapeuta ocupacional analisa características singulares do paciente como idade, preferências e experiências.
Espero que vocês gostem e que eu possa contribuir com dicas a respeito do desenvolvimento infantil, sobre o brincar e sobre a saúde dos nossos pequenos.
5 Comments on Nova Coluna Terapia Ocupacional
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.
Gabriela Gallacini Prado
09/04/2014 at 20:35 (10 years ago)Parabéns amiga por mais esta conquista! Que este novo espaço de divulgação te traga muitos bons frutos! E obrigada por ajudar a divulgar nossa profissão
Sonia Serra
09/04/2014 at 21:19 (10 years ago)Parabens pelo seu trabalho, e que essa nova coluna possa trazer esclarecimentos sobre reabilitação e colaborar com as mamães no desenvolvimento infantil.
michelle
09/04/2014 at 19:34 (10 years ago)Parabéns Natália, a Beatriz está bem desenvolvida graças ao seu trabalho em conjunto com os demais terapeutas, você é demais e gosta muito do que faz as crianças te adoram, um beijo.
Thais
09/05/2014 at 10:58 (10 years ago)Muito esclarecedor.
Nathalia Serra é uma excelente profissional, sempre atualizada e comprometida. Sucesso!
Leonardo Flávia Silva
09/05/2014 at 14:55 (10 years ago)Eeeeee amiga chiki essa nossa….Parabéns Naty… todo o sucesso do mundo pra vc!!!!