Quando introduzir certos alimentos

Alimentos. Hoje na Coluna de Nutrição da Chefe de Papinha vamos matar uma vez por todas essa pulga atrás das nossas orelhas com relação a introdução de certos alimentos como mel, carne de porco, frutos do mar. Espero que gostem e lembrem-se que essa coluna é quinzenal às terças.

Alimentos

Uma das principais dúvidas da mãe quando o bebê completa 1 ano e ela ouve a frase, “pronto, está tudo liberado”, é o que exatamente está liberado ou o que deve-se esperar mais um tempo. Afinal, qual é a época ou a idade correta para introdução de alguns alimentos na alimentação do meu filho?

Açúcar
A recomendação é introduzir após os 2 anos de idade. Algumas mães optam por introduzir açúcar com 1 ano, mesmo sabendo que não é ideal. Neste caso, o consumo deve ser bem moderado e dando preferência ao açúcar mascavo ou demerara. Na preparação de bolos, o ideal é não usar nada de açúcar e adoçar com frutas mais docinhas ou frutas secas. Guloseimas como balas, pirulitos, bolachas recheadas, chocolate, entre outros, quanto mais tarde e quanto menos oferecer, melhor. Nunca adoce os sucos naturais!

Mel
Somente após 1 ano de idade, sempre de boa procedência. Alguns pediatras estão adotando a recomendação de aguardar até os 2 anos.

Pães e biscoitos salgados
Caso a criança não tenha problemas no consumo da farinha de trigo (glúten), pode-se iniciar a introdução aos 12 meses, sempre dando preferência aos integrais, aos caseiros e aos produtos com baixo teor de sódio.

Carne de porco
Segundo a literatura, pode ser introduzida após os 12 meses de vida, mas deve ser de boa procedência e muito bem cozida, pois pode conter ovos de Taenia saginata, um parasita que pode causar doença. Alguns pediatras preferem aguardar até a criança completar 2 anos, especialmente em crianças com histórico de alergia alimentar.

Frutos do mar
Devem ser introduzidos na alimentação das crianças sempre com cautela, por ter um grande potencial alergênico, principalmente o camarão. O mais indicado é a partir dos 2 anos de idade e mesmo assim introduzidos aos poucos e observando a reação do organismo de cada criança.

Oleaginosas
Se a criança não apresentar nenhum sinal de alergia ou sensibilidade podem ser oferecidas após o primeiro ano de vida, mas deve-se ficar muito atento porque geralmente esses alimentos são duros e podem causar algum tipo de acidente, especialmente engasgos. Devem ser consumidas com moderação.

Cogumelos
Podem ser introduzidos após os 12 meses, mas sempre de boa procedência e dando preferência aos que não são vendidos em conserva. Assim como na carne de porco, alguns pediatras preferem aguardar até a criança completar 2 anos, especialmente em crianças com histórico de alergia alimentar.

Embutidos e enlatados
Somente após os 2 anos e com muita moderação, por conta do alto teor de sódio.

Suco de caixinha
Apenas após os 2 anos, sempre moderadamente e optando pelas versões sem açúcar e sem conservantes. Tenha em mente que o suco natural é sempre melhor.

É  importante salientar que todo alimento novo deve ser oferecido gradativamente na alimentação da criança. Cito um fato que aconteceu com um paciente meu no qual tinha diagnóstico de alergia à proteína de vaca, após um tempo a criança foi liberada aos poucos para alimentação geral, saiu do consultório e comeu uma caixa de bombom, resumo: diarreia não por conta da alergia, mas por exagero do alimento.

Chefe de Papinha

 

3 Comments on Quando introduzir certos alimentos

  1. superbeets
    01/16/2021 at 16:26 (5 months ago)

    I have to thank you for the efforts you’ve put in penning this website. I’m hoping to see the same high-grade blog posts by you later on as well. In fact, your creative writing abilities has inspired me to get my own website now ;)|

    Reply
  2. Kelly Borgerding
    05/06/2021 at 08:16 (2 months ago)

    What i don’t understood is in truth how you are not actually much more smartly-preferred than you may be right now. You are very intelligent. You know thus considerably relating to this subject, made me for my part believe it from so many various angles. Its like women and men aren’t fascinated unless it’s one thing to accomplish with Lady gaga! Your own stuffs outstanding. At all times care for it up!|

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *