Introdução alimentar da papa principal

papa

A primeira papa principal do bebê deve ser oferecida a partir do sexto mês de vida, no horário de almoço, e a segunda papa, o jantar, a partir do sétimo mês de vida. Não há nenhum benefício comprovado na introdução da papa principal antes de o bebê completar seis meses e há alguns riscos associados à introdução precoce.

Se a criança não tiver nenhum tipo de alergia ou intolerância alimentar que justifique a apresentação gradual dos alimentos, a papinha deve conter pelo menos um alimento de cada um dos seguintes grupos, desde o início:

– Cereais e tubérculos (fontes de vitamina do complexo B e carboidratos, responsáveis por nos dar energia e manter nossas funções vitais);
– Leguminosas (ricas em fibras e vitaminas)
– Proteínas (carne, frango, peixe e ovo – fonte de vitaminas principalmente Vitamina B12)
– Hortaliças (legumes e verduras- ricas em fibras, vitaminas e minerais)

1

Fonte: Manual da Sociedade Brasileira de Pediatria, 2012.

Somente estes alimentos, além das frutas e da água, estão liberados dos 6 aos 12 meses, como complemento ao leite materno. Nada de oferecer biscoitos, doces, farinhas açucaradas, leite de vaca ou derivados.

E a gordura ou óleos?
A papinha não precisa de gordura para o seu cozimento e nem é recomendado que seja refogada. Os alimentos, como as proteínas, já são fontes de gorduras e isso já basta para ajudar no cozimento.

A gordura da papa deve ser adicionada no momento de ser oferecida ao bebê, ou seja, no seu próprio pratinho. A melhor opção é o azeite, excelente para ajudar no funcionamento intestinal e para absorção de vitaminas lipossolúveis. Basta um fio no pratinho.

E os temperos?
Os temperos podem ser utilizados à vontade, desde que sejam naturais. São eles que darão sabor à papinha, então capriche na cebola, alho, manjericão, alecrim, coentro, entre outros. Se quiser, vá adicionando os temperos aos poucos para o bebê acostumar o paladar.

Não é permitido o uso de caldos ou tabletes de carne, frango ou legume industrializados ou quaisquer condimentos industrializados nas preparações.

E o sal?
Até completar 1 ano, a comida do bebê não deve conter sal, sendo suficiente o conteúdo de sódio intrínseco aos alimentos utilizados no preparo. A excessiva ingestão de sódio por lactentes está associada com o desenvolvimento de hipertensão arterial e sobrecarga renal.

Como preparar?
A papinha pode ser preparada de diversas formas: pode ser tudo refogado na mesma panela, pode ser tudo cozido separadamente ou os legumes e verduras podem ser cozidos no vapor. Se na sua casa a comida é feita somente com temperos naturais e sem sal, o bebê pode consumir a mesma comida, desde que respeitando os alimentos liberados no primeiro ano de vida.

Não tem uma fórmula mágica, a dica é fazer do modo mais fácil para não atrapalhar a dinâmica da família, mas sempre tendo uma comidinha de qualidade.

E o mais importante: depois de tudo bem cozido, a papinha deve ser amassada no garfo. Nada de peneira, liquidificador ou processador, ela vai ser amassadinha de acordo com aceitação do seu bebê.

Depois de pronta, a papinha dura 24 horas na geladeira e 30 dias em freezer doméstico. Após descongelada, ela não pode ser congelada novamente. A papinha que sobrar no pratinho deve ser descartada – ou a mamãe pode comer.

 

Chefe de Papinha




11 Comments on Introdução alimentar da papa principal

  1. Juliana Ortiga
    09/02/2014 at 14:24 (7 years ago)

    adorei as dicas! vou fazer hoje pro pequeno, vamos ver se ele vai aceitar! hahaha

    Reply
  2. Carolina Mendes Carbonari
    09/07/2014 at 17:57 (7 years ago)

    A introdução de papinha para minha filha foi interessante… Ela ficou os 6 meses só no peito… Quando introduzi a papinha foi uma luta… 20 dias cozinhando tudo fresquinho.. Com muito amor… E nada! Nem amassado, nem batido… Até que descobri q ela queria pedaços grandes!!! Do leite direto para pedaços grandes que ela mastiga muito bem!!! Sofri até conhecer minha filha! Comi tudo! Mas do jeito dela! Odeia papinha! Rsrs

    Reply
  3. PrgAS
    04/23/2021 at 06:56 (2 months ago)

    Medicines information. What side effects can this medication cause?
    where to buy pregablin in USA
    Some news about medication. Get now.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *