O que é Integração sensorial?

O que é Integração sensorial? Hoje irei contar um pouquinho a respeito da forma que o nosso cérebro interpreta os estímulos ambientais e de como nos organizamos para responder a esses estímulos. Esse processo é chamado de integração sensorial e foi descrito por um grupo de pesquisadores nos Estados Unidos na década de 60, desde então um numero crescente de artigos foram publicados em revistas de alto impacto no mundo todo, mostrando a sua importância no desenvolvimento infantil.

 

serra

Iniciada na vida interina, a integração sensorial se desenvolve graças à interação com o ambiente através de respostas adaptativas, identificadas e integradas pelo sistema nervoso central. Sendo assim, o cérebro é responsável por dar sentido à informação obtida, bem como com a preparação e emissão de uma resposta, que para ser adequada, é necessário monitorar e regular as informações do meio ambiente.

Cada indivíduo desenvolve a capacidade de se organizar e responder adequadamente a todos os estímulos ambientais como: sons, odores, luzes, texturas, movimentos e a gravidade. A partir da interpretação desses estímulos serão produzidas respostas motoras, comportamentais, emocionais e atencionais, o que estará diretamente relacionado com o processo de aprendizagem.

Tem pessoas que necessitam sentir menos um estimulo para interpreta-lo, sendo mais sensível ou evitando aquilo que lhe é apresentado. Já outros necessitam ter sensações mais intensas, “sentindo mais” tudo a sua volta. Algo que pode ser agradável a alguém, pode ser aversivo as outras crianças. Tudo vai depender de como o seu cérebro interpreta aquele estimulo de acordo com as experiências prévias vivenciadas. Por exemplo, todo mundo conhece crianças que adoram brincar na área, em contra partida há crianças que não toleram a área em seu corpo.

se

Todos precisam desenvolver as habilidades para interpretar essas informações e responder adequadamente a elas, caso contrário ocorre disfunção no processamento sensorial, que é a dificuldade para se organizar de modo adaptativo aos estímulos oferecidos, o que pode ocasionar:

  •  Alteração no comportamento (ex.: desatenceção, impulsividade, respostas inadequadas de frustração, alto ou baixo nível de atividade),
  • Prejuízo na qualidade dos movimentos corpóreos (alteração na coordenação motora, muitas vezes chamados de “desajeitados” que tropeçam ou se desequilibram facilmente, podem ocorrer alterações no padrão de escrita ou no modo em que seguram os lápis),
  • Influencia na capacidade de aprendizagem (dificuldade para manter a concentração e atenção)
  • Alterações nas relações com outros
  •  Alteração com a sua imagem corporal ou da percepção do seu corpo no espaço

Essas alterações influenciarão diretamente na rotina diária das crianças, o que prejudicará o seu desenvolvimento. Precisamos estar atento as disfunções no processamento sensorial, que poderão ser identificadas em diferentes fases. Para uma avaliação mais detalhada é necessário que um profissional aplique o Perfil Sensorial, teste que permitirá a identificação de como cada criança processa os estímulos ofertados pelo ambiente.

 

Nathalia

16 Comments on O que é Integração sensorial?

  1. Ariane
    11/11/2014 at 14:50 (7 years ago)

    Adorei o assunto! É muito importante para a criança tocar, experimentar. Quando comecei a introdução dos alimentos aqui com o Biel, fizemos muito (e ainda fazemos) toda essa expedição para descobrir as sensações. Deixei ele pegar, apertar, jogar! Funcionou super bem.
    Adorei o post
    http://www.20minutospratudo.com.br

    Reply
  2. Leila Nassif
    11/11/2014 at 17:11 (7 years ago)

    Muito bom o seu post
    As vezes vejo algumas mães que limitam seus filhos e não deixam eles terem certos contatos, achando que ira prejudicar e na verdade ajuda
    Bjs
    Blog Inspiração Materna

    Reply
  3. Jamilly Lima
    11/11/2014 at 17:40 (7 years ago)

    Acho super válido permitir a criança ter suas experiências, claro que sempre com os olhos atentos, mas deixa-los explorar , tocar, sentir, cheirar.

    beijos

    Reply
  4. Nanda
    11/11/2014 at 18:22 (7 years ago)

    acredito que a criança necessita
    do contato, da experiencia
    sempre acreditei
    linda tarde bjs

    Reply
  5. Thaís
    11/11/2014 at 19:20 (7 years ago)

    Muito informativo o post! Adorei receber essas informações.
    Beijocas

    Reply
  6. Ariane Baldassin
    11/11/2014 at 19:32 (7 years ago)

    Estimular um filho é super bacana, Por aqui eu preencho o tempo da Lara com brincadeiras saudaveis. Uma delas é brincar na areia da quadra de volei de praia do condominio =)

    Reply
  7. Carlah Ventura
    11/11/2014 at 21:04 (7 years ago)

    Olha que beleza de post!!
    Essa integração é mesmo importante e fundamental no desenvolvimento da criança. Sempre permiti meus filhos a essa experiência, hoje mesmo o pequeno passou por ela brincando na areia. Foi muito gostoso e ele se divertiu.
    Super beijo

    Reply
  8. Adriana
    11/11/2014 at 22:44 (7 years ago)

    tem mães que não deixa os filhos ter certos contatos, mas tudo que for moderado não faz mal.
    Seu post está ótimo e informativo.
    Beijos

    Reply
  9. Letícia Castilho
    11/12/2014 at 07:28 (7 years ago)

    Muito legal o assuto, acho muito importante que a criança tenha esse aprendizado, de tocar, apertar, e sentir tudo. Aqui deixo o filhote fazer a maior bagunça com a comida e mesmo assim ele não gosta muito de comer mas imagino que se não deixasse seria pior.. Beijos

    Reply
  10. Daniela Monreal
    11/12/2014 at 18:12 (7 years ago)

    Brincar com barro, argila, massinha, comida. Tudo isso faz parte do desenvolvimento da criança. E negar isso ao filho por não querer que ele se suje ou que suje a casa é negar uma boa infância e um bom desenvolvimento!!! Aqui em casa tem massinha e guache espalhado por tudo kkk
    BJKS

    Reply
  11. Amanda Coimbra
    11/13/2014 at 21:49 (7 years ago)

    Muito bom, o poster, super importante as descobertas para as crianças.

    Reply
  12. superbeets review
    01/16/2021 at 16:26 (8 months ago)

    Hi there! This post could not be written much better! Looking through this article reminds me of my previous roommate! He constantly kept preaching about this. I most certainly will send this information to him. Pretty sure he’s going to have a good read. Many thanks for sharing!|

    Reply
  13. berkey water filter
    05/06/2021 at 08:17 (5 months ago)

    What’s up, just wanted to mention, I liked this post. It was inspiring. Keep on posting!|

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *