Como evitar as manchas brancas

Um dos motivos que mais preocupam os pais e levam ao agendamento de seus filhos no consultório é a temida mancha branca nos dentes. Existem vários tipos de mancha branca e cada uma necessita um cuidado ou um tratamento específico. Por isso o exame clínico no consultório feito por um Odontopediatra é extremamente importante para fechar um diagnóstico e um plano de tratamento.

Primeiro precisamos entender alguns tipos de mancha branca que podem aparecer nos dentes das crianças :

1- Hipoplasias de esmalte – é um defeito na formação de esmalte apresentando manchas brancas na estrutura dental. Ocorre em consequência de problemas sistêmicos, locais e hereditários, podendo afetar tanto dentição decídua como permanente.

hipoplasias de esmalte

2- Amelogênese imperfeita –é um defeito no esmalte hereditário, o esmalte apresenta-se com depressões em linhas ou colunas

amelogeneses imperfeita

3- Fluorose- É uma hipoplasia de esmalte que ocorre pela ingestão de flúor em excesso durante a formação dental. Existem vários graus de severidade das manchas sendo elas desde brancas até amarronzadas.

fluorese

4- Lesão inicial de cárie ou cárie incipiente – o primeiro sinal clínico da lesão de cárie começa com a mancha branca, normalmente em formato de meia lua, próximo a região cervical do dente ( próximo a gengiva). Essa mancha branca pode estar inativa (aspecto brilhante e liso) ou ativa (aspecto opaco e rugoso)

 lesao inicial de carie

 

Algumas manchas conseguimos evitar através de algumas atitudes durante a gestação e durante a higienização dos dentinhos dos nossos bebês. Outras são manchas hereditárias e genéticas que podem depois ter um tratamento estético restaurador. O que podemos fazer para evitar essas manchas brancas nos dentes dos nossos filhos?

 Medicações

Existem algumas medicações que a gestante muitas vezes tem que tomar durante a gravidez e pode afetar a formação dos dentes de leite do bebê. Por exemplo, as tetraciclinas, são medicamentos que dificultam a formação do esmalte e da dentina quando o dente está em desenvolvimento, provocando alterações na estrutura e na cor deles ( hipoplasia de esmalte)

As tetraciclinas devem ser evitadas durante a gestação e na infância.

As medicações de uso contínuo na gravidez também podem causar manchas durante a formação dental do bebê, porém ainda precisa de mais estudos para que isso seja comprovado.

Fluorose

Como evitar: Os pais devem sempre ficar atentos com a quantidade de pasta de dente colocada na escova dental. Se a criança tiver menos de 3 anos de idade, o uso da pasta com flúor deve ser orientada pelo odontopediatra. O dentista fará a orientação de quantidade e quantas vezes por dia a criança deve usar a pasta.

Os bebês costumam chupar a pasta de dente, por isso usa-se a pasta de dente sem flúor e pasta com flùor sempre com a supervisão do responsável.

Traumas

O trauma nos dentes de leite pode afetar de alguma forma o dente permanente. Na maioria das vezes, isso ocorre nos incisivos superiores. Como consequencia da queda durante a formação dental, pode aparecer uma mancha branca nos dentes permanentes,(hipoplasia de esmalte). Por isso na fase em que a criança começa a andar os pais devem ficar mais atentos as quedas e sempre procurar um odontopediatra se ocorrer um trauma nos dentes.

Higiene

A doença cárie se inicia através da mancha branca. Essa mancha branca pode estar inativa ( aspecto brilhante e liso) ou ativa ( aspecto rugoso e opaco). Normalmente estão localizadas próximo a gengiva em forma de meia lua, entre os dentes ou nos sulcos do esmalte.

A melhor forma para se evitar a lesão de mancha branca por cárie é a prevenção: uma boa higiene bucal , incluindo o uso do fio dental e a visita regular ao dentista.

É importante durante a supervisão durante a escovação das crianças, os pais estarem sempre de olho nas manchas brancas já existente ou que podem aparecer. Como as manchas brancas na estrutura dental são muito semelhantes, é importante um exame clínico detalhado. O dentista irá relacionar as manchas achadas com o histórico clínico do paciente através de uma boa anamnese. Nesta anamnese será pesquisado as fases do pré natal da mãe, fase neo e pós natal do bebê, condições familiares e ingestão de fluoretos. O profissional fará um correto diagnóstico diferencial dessas manchas e indicará o melhor tratamento para cada caso.

 

denticao

 

 

luciana westin


24 Comments on Como evitar as manchas brancas

  1. superbeets
    01/16/2021 at 16:24 (5 months ago)

    Hello my family member! I wish to say that this article is awesome, great written and come with approximately all vital infos. I’d like to peer more posts like this .|

    Reply
  2. WesleyAbnop
    03/05/2021 at 09:31 (4 months ago)

    generic tadalafil 40 mg tadalafil
    tadalafil generic

    Reply
  3. RicardoNobre
    03/17/2021 at 06:25 (3 months ago)

    paxil for hot flashes paxil price
    drug prices comparison

    Reply
  4. MarvinGreal
    03/22/2021 at 04:29 (3 months ago)

    ed pills online buy ed drugs
    order ed pills

    Reply
  5. CharlesVax
    04/06/2021 at 21:26 (3 months ago)

    india pharmacies online: meds from india india pharmacy mail order

    Reply
  6. Georgekar
    04/22/2021 at 17:57 (2 months ago)

    buy ventolin online: ventolin for sale – ventolin medication
    ventolin nebules

    Reply
  7. WilliamKek
    04/29/2021 at 14:39 (2 months ago)

    canadian pharmacy levitra mexican pharmacy online – prescription drugs from canada
    canadian pharmacy 24h com safe

    Reply
  8. ShEll download
    05/04/2021 at 00:41 (2 months ago)

    Hey There. I found your weblog using msn. That is an extremely smartly written article.
    I’ll make sure to bookmark it and come back to read
    more of your helpful information. Thank you for the post.
    I will definitely return.

    Reply
  9. Jonas Fabros
    05/06/2021 at 08:15 (2 months ago)

    Hello There. I found your blog the usage of msn. That is an extremely smartly written article. I will make sure to bookmark it and return to learn more of your helpful information. Thank you for the post. I will definitely comeback.|

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *