Flúor : Desmistificando o uso

flúor

 

Estou eu aqui novamente para falar do uso do Flúor. Existem muitas linhas de pensamentos sobre esse assunto. Essa semana ouvi e li algumas reportagens na TV e em redes sociais distorcendo informações e isso me deixou muito preocupada. Alguns profissionais são contra o uso da pasta de dente com flúor em crianças com pouca idade e outros profissionais são a favor.

Eu sou a favor e vou explicar o por quê:

  1. Está comprovado científicamente através de muitos estudos que o flúor ajuda na prevenção da doença cárie
  1. Instituições importantes Brasilieiras e Americanas como a Academia Americana de Pediatria, a Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Paulista de Pediatria, a American Dental Association, Associação Brasileira de Odontologia, a Associação Brasileira de promoção de saúde e a American Academy of Pediatric Dentistry recomendam o uso de pasta com flúor na primeira infância.
    .
    fluor 2

.

 .

  1. Com base em evidência científica, está comprovado que o flúor promove benefício anticárie e isso não está associado a nenhum risco de saúde geral.
  1. flúor não causa alergia como foi divulgado. O flúor está presente não somente em cremes dentais, mas também em enxaguatórios bucais, água de abastecimento público, alguns fios dentais, etc.. Se houver alguma hipersensibilidade, precisa investigar a causa que provavelmente tenha sido por outro componente do produto utilizado...fluor 3

.

  1. Para quem tem alergia a pasta de dente, a dica é escovar com pouca quantidade para não fazer muita espuma e não causar hipersensibilidade na pele.

Como usar a pasta de dente com flúor de forma correta:

  1. Pouca quantidade de pasta é fundamental: Equivalente ao tamanho de um grão de arroz cru ou uma lambuzadafluor 4

fluor 5

 

  1. Escovação com pasta fluoretada deve ser sempre supervisionada pelos pais ou responsáveis
  1. Procure sempre a orientação de um odontopediatra. Ele irá orientar quantas vezes por dia a criança deve usar a pasta de dente fluoretada e qual pasta infantil que tem a concentração recomendada de flúor (com 1,100ppm de flúor)..
    .
    fluor 6
    .
    .
  1. Dê preferencia em escovar com a pasta fluoretada logo após uma grande refeição (almoço ou jantar). Estudos indicam menor absorção do flúor logo após as refeições.

 

luciana westin

19 Comments on Flúor : Desmistificando o uso

  1. Jamilly Lima
    10/20/2014 at 13:53 (7 years ago)

    A odontopediatra do meu menino só liberou a pasta com flúor após os 4 anos, e apesar de não ter usado antes disso os dentes dele são super saudáveis. Acredito que o que vale mais é como a escovação é feita, mas essas novas informações estão sendo anotadas e consultarei por questão de “curiosidade” e também indicação para as amigas caso a odontopediatra do filhote recomende.

    beijos

    http://www.maeparasempre.com

    Reply
  2. Gisele Cirolini
    10/20/2014 at 17:07 (7 years ago)

    Bom saber… minha bebê está com 1 ano e 4 meses e a dentista disse para usar a escova sem pasta, que só passaremos para a pasta quando ela souber não engolir a pasta.

    Bjs
    SouMãe.org

    Reply
  3. Roberta Aquino
    10/20/2014 at 22:16 (7 years ago)

    Adorei tirar essas duvidas e bater com o que a dentista visinha falou … hehehe
    uso na luma com fluor minimo .. bjs

    ✿*´¨)*
    ¸.•*¸.• ✿´¨).• ✿¨)
    (¸.•´*(¸.•´ Roberta Aquino
    <a href="http://www.talmaetalfilha.blog.br//&quot; Tal Mãe, Tal Filha Blog

    Reply
  4. Fernanda Mello
    10/20/2014 at 22:36 (7 years ago)

    É bom saber mis sobre o assunto.
    Eu ajudoa cuidar meu neto e ele tem 2 aninhos, até agora ele não sabe cuspir a pasta.
    Sempre engole a pasta e ainda cupa bem a escova.
    Bjinhos.
    http://prosaamiga.blogspot.com.br

    Reply
  5. Cibele
    10/21/2014 at 18:37 (7 years ago)

    Otimos esclarecimentos! adorei o post! bjo

    Reply
  6. Cléo Moretti
    10/22/2014 at 09:26 (7 years ago)

    Por aqui usamos o do laboratório daut e super curtimos.

    Reply
  7. ludmyla
    10/23/2014 at 16:41 (7 years ago)

    Nossa eu não sabia disso. Aqui uso sem fluor como a pediatra indicou.

    Beijos

    Reply
  8. Lyndon Feyen
    12/21/2020 at 22:33 (6 months ago)

    I must show my thanks to the writer just for bailing me out of such a matter. Because of searching through the the net and finding strategies that were not helpful, I figured my entire life was over. Existing without the presence of answers to the problems you have solved through the blog post is a critical case, and those which may have in a negative way damaged my career if I hadn’t discovered your blog. Your main knowledge and kindness in handling almost everything was useful. I’m not sure what I would have done if I hadn’t come across such a subject like this. I can now look forward to my future. Thanks a lot so much for your specialized and amazing help. I will not be reluctant to refer your web blog to anybody who would need care about this area.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *