Desmistificando o parto domiciliar

  partodomiciliar
Parto domiciliar. Na coluna de hoje a Doula e Educadora perinatal Adriana Vieira trouxe um texto que pretende desmistificar o parto domiciliar, mostrando com evidências, relatos, argumentos, fatos e índices que receber o bebê em casa representa para o bebê uma opção cheia de amor, sensibilidade e respeito, munindo aquela que lê de força e ânimo para começar a estudá-lo como possibilidade.  O parto é um processo natural, fisiológico e toda mulher em condições normais de saúde pode/sabe parir. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a OMS, toda mulher dever ter seu filho num local onde ela se sinta segura e confiante, com privacidade para ela e seu bebê.
“Na minha casa, eu tive liberdade para fazer o que me deu vontade: comer, beber, ouvir música, abrir a janela, tirar fotos, tomar banho, quicar na bola de pilates, usar o banquinho de cócoras, etc.
Se eu tivesse optado pelo parto hospitalar, eu jamais teria tanta liberdade, tantas opções. Não poderia comer (deveria fazer jejum), não poderia fotografar, não poderia levar objetos para auxílio durante o trabalho de parto (bola de pilates, banquinho de cócoras), etc.

É curioso como o hospital trata a gestante como “doente”, como pessoa incapaz, sem liberdade de escolha. Vejam só… Logo que a gestante chega ao hospital, já começa o tratamento “padrão”, que a despersonaliza, reduzindo-a a mais uma paciente a ser internada. Deve tirar as suas roupas e vestir o avental cirúrgico, até em uma cadeira de rodas podem lhe fazer sentar.

Na sequência, a gestante recebe um “remedinho” para ajudar com as contrações (ocitocina sintética). Então, deve ficar quietinha, aguardando pelo médico. O que é só o começo… Tudo isso vai abalando a confiança da mulher no seu poder, nas suas capacidades, no potencial do seu corpo de parir naturalmente, sem precisar de substâncias, manobras e intervenções “facilitadoras”. É a medicalização do parto, que é lamentável. Afinal, o parto é um processo natural e fisiológico, que a princípio não necessita de intervenções de terceiros.

Para não ser engolida por esse sistema industrial, cruel, impessoal, optei pelo parto domiciliar, em que eu sabia que seria respeitada, com as minhas vontades levadas em consideração. Na minha casa, eu pude escolher exatamente as pessoas que estariam presentes no parto.

No dia do parto, estavam comigo apenas a equipe (formada por pessoas conhecidas, de confiança) e a minha família (meu marido, meu primeiro filho e minha mãe). Nada de estranhos, nada de pessoas me interrompendo a toda hora, nada de gente preocupada em bater o ponto ou em conversar sobre futebol.

Aqui, só havia gente querida, do bem, com a mesma vibração que eu. Pessoas preocupadas somente com o nascimento do Arthur, para que ele chegasse rodeado de respeito e amor. Por falar nas pessoas, outro diferencial para a escolha do parto domiciliar foi a possibilidade da presença do Bernardo, meu filho mais velho. Eu o queria presente, comigo, incluído no processo do aumento da nossa família.”
parto domiciliar
parto domiciliar
(Relato de parto por Patrícia Graccho, de Santos SP, que teve um pd após um parto normal hospitalar)
Fonte: blog “Conversando com Bernardo”
Foto: Talitha Cicon
Doula: Adriana Vieira

Atualmente, muitos casais me procuram para doulagem, ou seja, para acompanhá-los como doula no momento do parto e nascimento de seus bebês, e estão cada vez mais convictos que ter seu filho/a em casa é a melhor opção, a mais segura, mais respeitosa e mais saudável para todos envolvidos. Essa é ainda uma pequena parcela no Brasil, mas só vem aumentando a procura pelo parto domiciliar.

Para a maioria que escolhe esse tipo de parto, os hospitais são instituições que cada vez mais medicam e não dão para a gestante o tempo que ela precisa para o trabalho de parto, salvo algumas excessões. E realmente é o que vemos na prática, muitos partos marcados, sem dar tempo do bebê ficar pronto realmente, e ainda mulheres que se acham incapazes de parir, como se seu corpo não funcionasse, pois algumas médicos realmente fazem elas acreditar nisso.

Bem, com a maioria das instituições tratando do parto como doença, com muita medicação, a procura por partos domiciliares vem crescendo em todo Brasil nesses últimos dez anos, e então, o número de parto normal e natural vem aumentando nesse sentido, mesmo assim, infelizmente, nosso país tem atualmente, o maior (pior) índice de cesarianas, chegando hoje a 56% dos partos de todo o país .

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), um povo deveria ter entre 10 a 15% de cesarianas no máximo, que seriam realmente necessárias pra salvar a vida da mãe ou do bebê, mas não é isso que vemos. Vemos sim, mulheres, casais e, ou médicos, marcando cesárias eletivas (antes da mulher entrar em trabalho de parto) ao iniciar a primeira consulta do pré-natal, o que deveria, na minha opinião, ser proibido, pois não temos o direito de interferir dessa maneira tão agressiva, na vida desse bebê. Nascer antes do tempo pode ser muito perigoso para esses bebês, segundo os pediatras humanizados e atualizados. É uma questão de saúde pública atualmente.

O parto é um evento do casal, da família que está se formando, e esse deve ser um momento para se relembrar a vida toda, por isso deve ser o melhor possível. Por isso, ambos, mãe e pai devem estar de acordo com o parto que escolheram.

O parto domiciliar deve ser respeitado e acolhido, e não é proibido no Brasil, como muitos profissionais da saúde gostam de afirmar para esses casais, tentando tirar da cabeça deles essa ‘ideia’ de ter um bebê em casa.

A mulher que se prepara para o parto ativo (e faz seu pré-natal e não tem intercorrêcias durante a gestação) tem um excelente resultado no parto domiciliar, e os relatos sobre esses partos são simplesmente lindíssimos, e ficam na memória dos pais, e no imprint (memória celular) do bebê ao nascer, que perdura por toda sua vida. Ser recebido com amor, em casa, e por seus pais é realmente de extrema importância ao bebê.

Nos EUA a primeira hora após o nascimento é chamada “golden hour”, ou seja, “hora de ouro”, devida a grande importância que tem para o trio mãe-bebê-pai. É esse contato que vai determinar ao bebê as sensações de amorosidade, segurança e ainda o sucesso da amamentação futura desse bebê. Por isso, em casa (e deveria ser o procedimento hospitalar também), ao nascer, o bebê fica em contacto pele a pelo com a mãe, e não deve ser manipulado, limpado, esfregado, etc.

O parto domiciliar deve ser uma escolha do casal, assim como o nome do bebê, a escola, a educação, etc. Cada vez mais profissionais no Brasil estão se especializando em parto domiciliar, pois a procura tem crescido muito, e nada melhor então do que capacitar esses profissionais para esse tipo de parto.

parto domiciliar

Foi pensando nisso que um grupo de parteiras, obstetrizes, médicos, enfermeiras e doulas organizaram em São Paulo, pela primeira vez, um curso de “capacitarão em parto domiciliar” (de 19 a 23 de novembro 2014) para os profissionais que já dão essa assistência em vários estados do Brasil. Estive por lá com a equipe que trabalho em Santos e vimos muitas boas novas pra essa área.

Eu, a obstetra Izilda Pupo e a enfermeira neonatal Graziela Barbosa gostamos muito do que vimos por lá.

Vários especialistas como as “midwifes” (parteiras), médicos obstetras, enfermeiras obstetras, pediatras, e doulas estiveram por lá durante cinco dias trocando experiências de partos e mostrando pesquisas baseadas em evidências, praticando e analisando vídeos. Todos que estavam por lá, palestrando ou escutando e aprendendo mais, são profissionais que acreditam que nascer em casa é a melhor opção para muitos casais e bebês. Acreditamos que nascer amorosamente gera seres humanos mais amorosos também, pois o nascimento, como somos recebidos é algo que nos marca pra vida toda.

O parto domiciliar é incentivado em muitos países da Europa, Ásia e outros continentes, pelo próprio governo, deixando assim os hospitais livres para os atendimentos necessários, como as doenças. E vimos que nesses países onde há partos em casa, o índice de cesarias é mais baixo que em outros, e não há nenhuma evidência de risco de morte ou algum comprometimento para os bebês se comparados aos partos hospitalares. Isso é muito importante de se ressaltar. Ou melhor, o contrário é verdadeiro, pois vários estudos comprovam que parir em casa é menos perigoso e tem menos riscos de infecções entre outras possíveis doenças, como mostram os textos a seguir:

1- parto domiciliar: um direito reprodutivo (clique)

2- estudo americano destaca que um pd planejado com índices baixos de intervenções médicas tem taxas similares de mortalidade intraparto e neonatal em relação aos partos hospitalares (clique)

3- Saiba mais sobre partos domicialres (clique)

4- Estudo holandês afirma que o Pd não aumenta riscos de mortalidade e morbidade neonatal (clique)

 5- Revisão de 22 estudos internacionais, publicada em 2012 conclui que não há diferençam em casos de gestantes de baixo risco, nas taxas de mortalidade do bebe antes ou depois do nascimento, se compararmos os partos domiciliares ou partos hospitalares, ambos assistidos.

Ou seja, as informações estão disponíveis para quem quiser aprender e saber mais sobre partos, seus riscos e seus benefícios, mas o que se vê é que esse evento é muito mais cultural do que realmente científico.

Países que adotaram o modelo de parto domiciliar incentivado pelo governo tem índices muitos maiores do que o nosso, onde o modelo hospitalar e intervencionista, medicamentoso, se tornou ” símbolo de cuidado e segurança”, o que é um inverdade.

Segundo do Conselho Regional de Medicina (CRM) e de acordo com o Coren, os profissionais da saúde que estão aptos a assistir ao parto domiciliar são os médicos obstetras, enfermeiras obstetras e obstetrizes. Não é indicado o parto desasistido.

O parto domiciliar, em partes é pra quem pode, não apenas pra quem quer…e vou enumerar os detalhes pra que entendam melhor:

1- o Pd (parto domiciliar) deve ser sempre assistido, ou seja, não é um parto desastistido, e precisa de uma equipe treinada e capacitada (médicos, enfermeiras obstetras, enf neonatal, pediatra, parteira, obstetriz, doula, etc)

2- a equipe deve ser composta por no mínimo 3 profissionais, para que um possa dar atendimento para a gestante, para o bebê, e outro deve manter tudo funcionando (material, etc) Pode ser: obstetra, pediatra, doula ou ainda, duas enfermeiras obsteras e doula, e também enfermeira obstetra e neonatal, e a doula, etc.

3- a gestante dever ser de baixo riscos (não deve ter intercorrências durante a gravidez) e nem doenças crônicas

4- o casal deve estar de comum acordo para um pd, e não apenas um dos cônjuges

5- há equipes que não fazem pd de gestantes que já tiveram cesárias anteriores, mas isso não é uma regra,

fica a cargo da equipe e do casal.

6- a gestante deve estar com o bebe a termo, ou seja, com mais de 37 semanas para ter um pd

7- o plano de parto do casal deve conter o plano b sempre, ou seja, caso tenha uma transferência necessária, é preciso saber para que hospital irão ser transferidos, e ter uma equipe back up já de prontidão

Adriana Vieira

30 Comments on Desmistificando o parto domiciliar

  1. ottawa law firms
    09/21/2020 at 19:27 (2 months ago)

    623944 113685hey there, your web site is amazing. I do thank you for function 249160

    Reply
  2. Order Actavis Promethazine Codeine Online .
    09/25/2020 at 03:40 (2 months ago)

    141494 576564Im so pleased to read this. This is the kind of manual that needs to be given and not the accidental misinformation thats at the other blogs. Appreciate your sharing this finest doc. 470277

    Reply
  3. bitcoin loophole review
    09/29/2020 at 09:50 (2 months ago)

    141685 275568If you tow a definite caravan nor van movie trailer your entire family pretty soon get exposed towards the down sides towards preventing greatest securely region. awnings 330199

    Reply
  4. go365 bitcoin review
    09/29/2020 at 22:23 (2 months ago)

    772436 169176After study several of the content for your internet site now, i genuinely as if your technique of blogging. I bookmarked it to my bookmark web site list and are checking back soon. Pls have a look at my internet site too and told me should you agree. 500175

    Reply
  5. ریور پوکر
    10/01/2020 at 12:06 (2 months ago)

    913175 179769You could definitely see your skills within the paintings you write. 322415

    Reply
  6. Bitcoin Era Review 2020
    10/01/2020 at 16:48 (2 months ago)

    899485 44180quite good post, i actually really like this internet web site, keep on it 873055

    Reply
  7. Arcades Universe
    10/09/2020 at 21:53 (2 months ago)

    355975 72068I truly appreciate this post. Ive been looking all more than for this! Thank goodness I identified it on Bing. Youve made my day! Thank you again.. 871876

    Reply
  8. Pomeranian Puppies for Sale
    10/10/2020 at 00:11 (2 months ago)

    140191 909226As I web website possessor I believe the content material matter here is rattling magnificent , appreciate it for your hard function. You should maintain it up forever! Best of luck. 374024

    Reply
  9. chocolate labradoodle puppies for sale
    10/10/2020 at 20:14 (2 months ago)

    227881 212139Aw, this was a actually nice post. In concept I would like to put in writing like this additionally – taking time and actual effort to make a very great article but what can I say I procrastinate alot and by no means appear to get something done. 495391

    Reply
  10. nam mo thay ran danh con gi
    10/30/2020 at 21:30 (4 weeks ago)

    370988 784177Wow! This can be one particular with the most helpful blogs We have ever arrive across on this subject. Truly Fantastic. Im also an expert in this subject so I can comprehend your hard work. 531823

    Reply
  11. nam mo thay than lan
    11/02/2020 at 21:18 (3 weeks ago)

    694789 212540Hi there, just became aware of your blog by way of Google, and discovered that it is actually informative. Im gonna watch out for brussels. Ill be grateful in case you continue this in future. Numerous people will be benefited from your writing. Cheers! 722512

    Reply
  12. AR-12 Pro
    11/04/2020 at 15:01 (3 weeks ago)

    13211 601680I got what you mean ,bookmarked , quite good internet site . 431348

    Reply
  13. Digital Transformation Consultants
    11/04/2020 at 15:13 (3 weeks ago)

    510669 999411You need to participate in a contest for among the most effective blogs on the internet. I will recommend this site! 286298

    Reply
  14. GLOCK 17 – 9MM for sale
    11/04/2020 at 16:36 (3 weeks ago)

    351599 840665Whoa! This blog looks just like my old one! It is on a totally different topic but it has pretty significantly the same layout and design. Outstanding choice of colors! 112657

    Reply
  15. con cóc số mấy
    11/05/2020 at 00:03 (3 weeks ago)

    285283 665514good post. Neer knew this, thanks for letting me know. 661033

    Reply
  16. 먹튀검증토토
    11/07/2020 at 17:15 (3 weeks ago)

    827956 187529Hello! I could have sworn Ive been to this weblog before but following browsing by way of some with the post I realized its new to me. Anyways, Im undoubtedly pleased I found it and Ill be book-marking and checking back often! 652149

    Reply
  17. pasarqq
    11/09/2020 at 08:40 (3 weeks ago)

    303618 446226Nice web site, nice and straightforward on the eyes and fantastic content material too. Do you need to have several drafts to make a post? 324203

    Reply
  18. quả mít là số mấy
    11/11/2020 at 03:06 (2 weeks ago)

    655356 236521As I internet site owner I believe the content material material here is very superb, thanks for your efforts. 807082

    Reply
  19. banca doi thuong
    11/15/2020 at 06:23 (2 weeks ago)

    618856 159324There is noticeably a bundle to learn about this. I assume you made specific nice points in capabilities also. 444929

    Reply
  20. chiem bao thay di hoc
    11/16/2020 at 22:56 (1 week ago)

    828837 766756Excellent day! Do you know if they make any plugins to protect against hackers? Im kinda paranoid about losing everything Ive worked hard on. Any tips? 242222

    Reply
  21. New Workout Music 2020
    11/20/2020 at 21:41 (6 days ago)

    28696 549489extremely good post, i undoubtedly adore this excellent web site, carry on it 591436

    Reply
  22. nam mo thay rung toc
    11/24/2020 at 02:17 (3 days ago)

    719746 178531Aw, this was a really nice post. In thought I want to put in writing like this moreover ?taking time and actual effort to make a extremely good article?however what can I say?I procrastinate alot and surely not appear to get one thing done. 990152

    Reply
  23. chup anh thay ma
    11/24/2020 at 02:49 (3 days ago)

    907089 960007I very pleased to discover this website on bing, just what I was looking for : D too bookmarked . 585719

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *